O transtorno de espectro autista (TEA), como o autismo é conhecido cientificamente, é um transtorno que afeta 1 a cada 54 pessoas, o transtorno dificulta a comunicação e socialização dificultando assim a inclusão.
a falta de inclusão e dificuldades diárias de uma pessoas com autismo de uma pessoa com autismo, pode ser observada na serie “ the good doctor ´´ onde é retratada a vida do doutor Chal, um medico autista que diariamente lida com o preconceito de seus colegas e superiores em seu emprego.
Fora da serie, a realidade no Brasil não e diferente, haja vista que dos dois milhões de autistas, existentes no brasil, apenas 15% estão pressentes no mercado de trabalho, deixando claro assim o preconceito e as dificuldades de inclusão dessas pessoas com autismo.
Devido aos fatos mencionados sobre as dificuldades de inclusão das pessoas com autismo. Cabe ao MEC ( ministério da educação e cultura) com parcerias publico-privadas com grandes empresas, criar campanhas televisivas, promovendo a conscientização das pessoas, proporcionando a inclusão de pessoas com autismo e diminuindo a preconceito.
kiira
(Vou apresentar minha opinião com base no que eu estudei e estudo, sou só um estudante e não tenho base profissional.)
Introdução:
Aparentemente a sua contextualização está sem tese, ou ela está tão infundida que não é possível localizar.
Desenvolvimento:
Seu D1 seria uma ótima bagagem sociocultural, sendo assim poderia facilmente ser uma contextualização muito boa. Na primeira vez que vi seu texto achei que você tinha dividido sua introdução em 3 partes, já que o D2 lembra bastante um inicio de uma tese.
Dessa forma você não apresentou argumentos, um dos princípios da redação dissertativa-argumentativa.
Conclusão:
Muito boa, a competência 5 teria 160 pontos ou mais.
FlaviaAlessandra_
Olá. Antes de corrigir sua redação gostaria de lembrar que sou apenas uma estudante sem nenhum estudo profissional, estou apenas expondo minha opinião com base no que estudei por conta própria. Vamos lá!
Introdução
Achei que poderia ter introduzido o tema com uma citação sociocultural no lugar de um dado que poderia ter sido usado futuramente nos desenvolvimentos. Faltou também, você introduzir as teses que seriam defendidas durante o texto.
Desenvolvimento 1
É importante começar o parágrafo com letra maiúscula e um conectivo antes de você começar sua argumentação, como “Em primeiro lugar, é importante destacar a falta de inclusão e dificuldades diárias de uma pessoas com autismo”.
Também observei uma repetição no começo do desenvolvimento 1 quando você escreve ” pessoas com autismo de uma pessoa com autismo”.
Gostei da citação da série, mas você deveria ter feito a analogia com a realidade no mesmo parágrafo.
Desenvolvimento 2
Você deveria ter colocado tudo que você escreveu nesse parágrafo junto com o desenvolvimento 1 pois ambos falam sobre a mesma tese e apresentar outra tese, talvez explicando as causas do problema ao invés das consequências. Isso daria mais linhas para o seu texto que é muito curto para atender todas as competências necessárias.
Você deveria ter adicionado uma vírgula após “deixando claro assim”.
Conclusão
Gostei da sua proposta de intervenção, entretanto você poderia complementa-la mais e tentar retomar alguma coisa citada previamente no texto, como a série “The Good Doctor” deixando o seu texto mais coerente.
c1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 80
c2:Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Nota: 40
c3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 80
c4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 80
c5: Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Nota: 160
TOTAL: 440