Desafios da Educação a Distância no Brasil

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O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para a nação, que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se os desafios da educação a distância no Brasil, problemática ocorrente na sociedade brasileira. Essa realidade se deve, principalmente, à inoperância do Poder Público nas escolas públicas e a falta de capacitação dos professores.

Sob esse viés, é notório que a negligência do estado em relação ao ensino público é um grave problema. Nessa perspectiva, o filósofo contratualista Thomas Hobbes afirma que o estado foi criado por um contrato social que assegura os direitos dos homens e as relações harmônicas. No entanto dado que existem pessoas vivendo, no Brasil, sem o mínimo de direitos cometidos, como o acesso á computadores e internet que os permita ter acesso à educação a distância, bem assegurado pela constituição, há uma incorreção do papel do estado com a ideia de Thomas. Por conseguinte, uma parcela da população que não possui acesso a instrumentos necessários para a educação remota, com mostra uma pesquisa realizada, em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) que 30% da população brasileira não possui acessibilidade a internet, vive a margem da sociedade, já que não há políticas públicas eficazes, como a implantação de verbas para a compra de computadores nas escolas públicas brasileiras. Dessa forma, é inadiável que as relações harmônicas sejam alcançadas, a partir de medidas governamentais.

Além disso, a escassez da qualificação do corpo docente é um obstáculo para a implantação de tal medida. Assim, o intitulado “Conversas com Quem Gosta de Ensinar” um livro do escritor Rubem Alves que aborda uma série de textos em que o autor aponta a necessidade de investimentos na figura do educador. De maneira análoga, percebe-se que um obstáculo para a persistência da abertura igualitária ao ensino à distância é o descuido no que tange ao treinamento dos professores para uma melhor utilização do computador e suas ferramentas indispensáveis no momento da aula online. Essa estratégia é fundamental porque, uma grande parte dos profissionais nasceram em épocas que a internet não era utilizada, por não existir ou ser uma ferramenta elitizada e, com isso, atualmente, apresentam uma dificuldade em se adequar as novas tecnológicas. Porem, muitas vezes essa medida é ignorada, por não mesurar as consequências que o entrave traz consigo, como a precariedade nas aulas trazendo como resultado aulas mal executadas. Logo, torna-se essencial superar esses preceitos, que mostram, sobretudo, uma desigualdade ao acesso a educação à distância.

Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário. Destarte, o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, em conjunto com o Ministério da Educação, órgão responsável pelo meio educacional, deve aplicar investimentos em políticas públicas priorizem a compra e a disponibilidade de computadores e internet de qualidade para os alunos das escolas públicas. Ademais, faz-se necessário prover cursos gratuitos para habilitar os professores a utilizar os meios tecnológicos para trabalhar. Dessa maneira, o Brasil se tornará a nação da origem e do processo, como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.

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2 Correções

  1. Olá, cpfice!

    Tomei por base os materiais destinados a corretores de redação disponibilizados pelo MEC.

    Assim, na Competência I, há erros de concordância e pontuação nos quais você pode melhorar.

    Na Competência II, demonstra bom desenvolvimento do tema. Contudo, sempre que possível, evite “repertórios coringa”, como a citação de Thomas Hobbes, pois exemplos mais específicos contribuem para que seus repertórios sejam mais produtivos e pertinentes.

    Quanto à Competência III, seu texto apresenta um bom encadeamento de ideias, boa argumentação, defesa de um ponto de vista.

    Em relação à Competência IV, uso de conectivos diversificados, tanto no mesmo parágrafo quanto entre os parágrafos.

    E na Competência V, é preciso apresentar uma proposta de intervenção contendo um agente, uma ação, o meio/modo de execução, o efeito causado pela intervenção e o detalhamento de um desses itens.
    Seu agente é o Governo Federal, mas onde consta “em conjunto com o Ministério da Educação” ficaria melhor “por meio do Ministério da Educação” para explicitar um meio. Como você escreveu ficou parecendo que tem dois agentes trabalhando em conjunto,mas cadê o meio/modo?
    Além disso, você teve o cuidado de sugerir uma ação para cada problema que apresentou nos desenvolvimentos. Entretanto, faltou investir no efeito causado por uma dessas ações e no detalhamento (não vale a pena colocar duas ações, pois o corretor só leva em consideração a mais completa).

    Diante disso, descontando-se 40 pontos da Competência I e 120 da Competência V (40 do meio, 40 do efeito e 40 do detalhamento), a nota é: 840.

    Espero ter ajudado :)

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  2. Nota: 700
    Erros: Vírgula (em algumas partes tem e excesso e outras faltam, como “No entanto, dado que existem pessoas vivendo, no Brasil”; erro de concordância verbal “destaca-se os desafios”, o correto seria: destacam-se os desafios; repetição de palavras sem necessidade, falta de sinônimos, erro de crase “acesso a – acesso à”, falta de coesão e ligação entre os argumentos e detalhamento na conclusão.

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