DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

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Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro, afirma que “A educação deve ser transformadora”. Entretanto, no Brasil contemporâneo ainda existem desafios na alfabetização infantil, assim evitando que a educação exerça seu papel de transformadora logo no início da vida estudantil. Nesse sentido, vale analisar a desigualdade social e a negligência como intensificadores de tal problemática.

Nesse contexto, tem-se a influência da desigualdade social no problema. Nesse hiato, segundo a Constituição Federal brasileira todos são iguais perante a lei. Todavia, sabe-se que na prática não é isso que acontece, quando ainda há muitos brasileiros vivendo em situações precárias, fazendo com que deixem a alfabetização infantil em segundo plano, pois não a veem com importante para a vida das crianças. Dessa maneira, no futuro próximo a educação primária fará falta na vida da pessoa.

Além disso, o negligenciamento da primeira educação faz com que a alfabetização infantil ocorra tardiamente causando uma desordem na sociedade. Nesse ínterim, o sociólogo Émile Durkheim compara a sociedade com um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si, ou seja, quando tudo estiver bem ele funcionará de maneira coesa. Contudo o menosprezo da educação primária e sua conclusão fora da idade certa, que é entre 6 a 8 anos, faz com que a sociedade não funcione de uma maneira coesa como afirma Durkheim. Dessa forma, faz-se necessário ações para diminuir esse impasse.

Portanto, para reduzir os desafios relacionados a alfabetização infantil, cabe ao Governo aprimorar os programas sociais que já existem, como o bolsa família, por meio de mais investimento neles, para que a desigualdade social reduza mais. Ademais, os “blogueiros”, principais intermediadores das redes sociais, devem fazer campanhas que mostrem a importância da alfabetização infantil, mediante de posts em seus perfis, a fim de que as pessoas conheçam a importância dela. Desse modo, a educação exerceria seu papel de transformadora com afirma Freire.

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3 Correções

  1. Ótimo texto!Não tenho muito o que apontar, a não ser algumas falhas no uso da crase.

    como nos trechos:
    “Portanto, para reduzir os desafios relacionados a|1| alfabetização infantil…”

    Nesse caso o verbo “relacionar” pede a preposição,sendo necessário,portanto,o uso do acento grave.

    “Dessa maneira, no futuro próximo a|1| educação primária fará falta na vida da pessoa.”

    Aqui,como na pode ser visto como um desvio de regência,pois o termo pede a preposição(próximo a algo).Então,usa-se a crase.

    Somente esses pontos tenho a apontar.Quanto ao desenvolvimento do texto,está bem estruturado,organizado e explicativo.
    Boa Sorte!!

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  2. Bom dia Gisele, tudo bem? Espero que sim =)

    Parabéns pela redação, logo de inicio observa-se que você têm uma boa bagagem argumentativa.

    Sua redação possui:

    CONECTIVOS
    ARGUMENTAÇÃO COESA
    PARÁGRAFOS ESTRUTURADOS
    NÃO HOUVE FUGA DO TEMA
    PRESENÇA DE REPERTÓRIOS
    TÓPICOS FRASAIS DESENVOLVIDO
    CONCLUSÃO DESENVOLVIDA.

    ________ CORREÇÃO EDITADA ________

    INTRODUÇÃO:
    Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro, afirma que “A educação deve ser transformadora”. Entretanto, no Brasil contemporâneo ainda existem desafios na alfabetização infantil, assim evitando que a educação exerça seu papel de transformadora logo no início da vida estudantil. Nesse sentido, vale analisar a desigualdade social e a negligência como intensificadores de tal problemática.

    CORREÇÃO:
    Parágrafo muito bem desenvolvido.
    Tese apresentada
    Períodos completo.
    >>> Nada a declarar…..

    DESENVOLVIMENTO 01:
    Nesse contexto, tem-se a influência da desigualdade social no problema. Nesse hiato, segundo a Constituição Federal brasileira todos são iguais perante a lei. Todavia, [1] sabe-se que na prática não é isso que acontece, quando ainda há muitos brasileiros vivendo em situações precárias, fazendo com que deixem a alfabetização infantil em segundo plano, pois não a veem com importante para a vida das crianças. Dessa maneira, no futuro
    [2] próximo a educação primária fará falta na vida da pessoa.

    CORREÇÃO:
    [1]: Esta locução deve ser separada por vírgulas, Substitua por ; ” sabe-se que, na prática….”
    [2]: Gramática Geral. Possível erro de crase. Substituir por: ”próximo à”.

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Além disso, o negligenciamento da primeira educação faz com que a alfabetização infantil ocorra tardiamente causando uma desordem na sociedade. Nesse ínterim, o sociólogo Émile Durkheim compara a sociedade com um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si, ou seja, quando tudo estiver bem ele funcionará de maneira coesa. [1] Contudo o menosprezo da educação primária e sua conclusão fora da idade certa, que é entre 6 a 8 anos, faz com que a sociedade não funcione de uma maneira coesa como afirma Durkheim. Dessa forma, faz-se necessário ações para diminuir esse impasse.

    CORREÇÃO:
    [1]: Pontuação … Esta conjugação deve ser separada por vírgulas. Substituir por: ”Contudo, o”
    >>> Sempre após um conectivo usa-se virgula.

    CONCLUSÃO:
    Portanto, para reduzir os desafios relacionados a alfabetização infantil, cabe ao Governo aprimorar os programas sociais que já existem, como o bolsa família, por meio de mais investimento neles, para que a desigualdade social reduza mais. Ademais, os “blogueiros”, principais intermediadores das redes sociais, devem fazer campanhas que mostrem a importância da alfabetização infantil, mediante de posts em seus perfis, a fim de que as pessoas conheçam a importância dela. Desse modo, a educação exerceria seu papel de transformadora com afirma Freire.

    CORREÇÃO: ——–> PRIMEIRO PROPOSTA:
    * Agente: Governo
    * Ação: aprimorar os programas sociais que já existem
    *Meio: por meio de mais investimento
    * Detalhamento/ finalidade: X
    * Resultado: X

    CORREÇÃO——-> SEGUNDA PROPOSTA:
    * Agente: “blogueiros”
    * Ação: devem fazer campanhas
    *Meio: mediante de posts em seus perfis
    * Detalhamento/ finalidade: a fim de que as pessoas conheçam a importância dela
    * Resultado: Desse modo, a educação exerceria seu papel de transformadora com afirma Freire.

    >>> A segunda proposta ficou mais completa, te aconselho a desenvolver somente uma desse modo fica mais completa e não ocorre de vc esquecer nenhum agente conclusivo . ok?

    __________ Correção por competência __________

    Competência 01: 180
    Competência 02: 180
    Competência 03: 200
    Competência 04: 200
    Competência 05: 160

    BOA SORTE NOS ESTUDOS,
    ABRAÇOS \(^-^)/

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  3. Olá, Gisele! Espero que esteja bem!

    O legal da sua redação é que suas duas teses e seus tópicos frasais estão bem evidenciados. E isso já faz uma diferença enorme, já que demonstra que você fez um projeto de texto.

    Na minha percepção há algumas ressalvas referente à articulação do texto.
    TESE 1) desigualdade social
    TÓPICO FRASAL 1) Nesse sentido, tem-se a influência da desigualdade social no problema.
    O tópico frasal ficou mal articulado com tema da alfabetização. Em algum ponto, ele fica até desnecessário, já que não introduz nada sobre a alfabetização(apesar de mencionar o termo ‘problema’.)
    Uma ideia poderia ser : ” Nesse contexto, a desigualdade social impacta diretamente na alfabetização infantil, visto que impede o acesso igualitária à educação.”
    Além disso, que tal explorar mais quando você fala sobre situações precárias. Que situações precárias seriam essas? Poderíamos citar o transporte até a escola que é comprometido, por exemplo.
    No final do primeiro desenvolvimento, tem -se : ” educação primária fará falta na vida da pessoa. ” Ficou um pouco cordial, uma ideia de substituição poderia ser: ” Dessa maneira, a educação infantil que se torna uma realidade distante, diante de inúmeras assimetrias sociais, poderá impactar o futuro de inúmeras crianças.”

    Quanto ao segundo parágrafo de desenvolvimento, na minha opinião, ficou bem desenvolto. Tem a presença de um argumento de autoridade, e além disso, uma conexão interessante entre esse argumento e o seu argumento. Bem legal!
    A ressalva que eu faria é quanto a sociedade coesa. O que seria essa sociedade coesa? É interessante você trazer em exemplos, para concretizar o que seria a sociedade coesa na educação.

    Finalizando, a conclusão:
    A primeira proposta do Governo está incompleta.
    A segunda proposta ao meu ver está completa.
    Agente (blogueiros)
    Ação (fazer campanhas)
    Modo (posts perfil)
    Efeito ( pessoas conheçam a importância)
    Detalhamento (a educação exerceria seu papel de transformadora com afirma Freire.)
    Legal você ter conectado o inicio ao fim, dá ideia de coesão textual.

    No geral achei seu texto bem interessante, só as ressalvas para o desenvolvimento mais profundo das ideias, as vezes alguns termos parecem óbvios para você, mas necessitam ser explorados melhor para que faça sentido no tema.

    Espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho! Qualquer coisa estou à disposição :))

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