Desafios atuais do empreendedorismo como fator de mobilidade social

  • 0

Ex-samurai e escritor do aclamado por empreendedores “O Livro dos Cinco Anéis”, Miyamoto Musashi, escreveu: “É difícil entender o universo se você estuda apenas um planeta”, elucidando-nos, assim, dos desafios atuais da mobilidade social promovida pelo empreendedorismo que, muitas vezes, não são óbvios em meio à crise do coronavírus.

Primeiramente, a pandemia do novo coronavírus acarretou desastrosas quedas nos maiores setores de atuação de pequenas e micros empresas, sendo estas responsáveis por 54% dos empregos formais no país. Não obstante, medidas para conter o avanço do vírus incluem o fechamento ou restrição do horário de funcionamento destes estabelecimentos, do contrário estariam passíveis de multas, o que, de acordo com Platão em sua célebre frase: “Uma vida não questionada não merece ser vivida”, confronta-nos sobre o real papel, em meio a crise, do Estado para com os responsáveis por 27% do PIB brasileiro.

Sendo assim, métodos novos de negócio surgem, uberização e a informalidade das relações trabalhistas expandem-se, dando espaço a novos empreendedores no anseio de ascensão social. No entanto, acessibilidades como o MEI, fornecimento de créditos e auxílios esporádicos contribuem para aliviar as dificuldades sofridas por empreendedores.

Concluindo, para que a contribuição explícita destes empreendedores beneficiem o país, urge que o Governo Federal e demais Governos Estaduais realizem a devida proteção dos cidadãos na contenção do avanço do coronavírus, como também da redução dos prejuízos ocasionados aos empreendedores através de medidas contundentes visando o cuidado com a inflação, saúde e segurança pública. Somente assim, evitará a necessidade dos empreendedores de realizar malabarismos e técnicas de ocultação de suas atividades irregulares como verdadeiros ninjas ou samurais, para suprir suas necessidades diárias.

Compartilhar

1 Correção

  1. Primeiramente, a pandemia do novo coronavírus acarretou desastrosas quedas nos maiores setores de atuação de pequenas e micros empresas, sendo estas responsáveis por 54% dos empregos formais no país. –> quais fontes desses dados?

    Platão em sua célebre frase: “Uma vida não questionada não merece ser vivida” –> achei que esse repertório não se encaixou bem no seu argumento nem no tema.

    Períodos longos demais

    O seu terceiro parágrafo não está argumentando, você só está informando sobre a situação do empreendedorismo.

    em meio (à) crise

    Concluindo, para que a contribuição explícita destes empreendedores beneficiem o país, urge que o Governo Federal(agente) e demais Governos Estaduais realizem a devida proteção dos cidadãos (ação) na contenção do avanço do coronavírus, como também da redução dos prejuízos ocasionados aos empreendedores através de medidas (meio) contundentes visando(finalidade) o cuidado com a inflação, saúde e segurança pública. Somente assim, evitará a necessidade dos empreendedores de realizar malabarismos e técnicas de ocultação de suas atividades irregulares como verdadeiros ninjas ou samurais, para suprir suas necessidades diárias.(detalhamento)

    C1:200
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.