No romance “Dom Casmurro” do famoso escritor brasileiro Machado de Assis. Pode- se observar que o personagem Escobar, amigo do protagonista Bentinho, foge do seminário para empreender. O fato demonstra que o empreendedorismo sempre foi desvalorizado no Brasil.
Deste modo observa-se atualmente que os cidadãos que desejam empreender enfrentam muitos desafios, como a dificuldade de ascender socialmente, os elevados impostos cobrados pelo governo, e a baixa valorização e incentivo a novos empreendedores, uma vez que essa classe é vista como um trabalho inseguro e incerto.
A escola também entra como negativa no surgimento de novos empresários pois os alunos são educados para terminar os estudos básico e fazer uma faculdade, por consequência, passam a vida toda com um trabalho assalariado. Visto que para empreender nem sempre é necessário faculdade. A escola com instrumento de mudança social deveria mostrar os dois caminho como bons para os alunos, assim eles não ficariam presos somente ao ensino superior como garantia de ascensão social.
Como maneira de resolver esse impasse, cabe ao Governo Federal criar em parceria com as escolas cursos e formações para a população em geral, e os estudantes que desejam empreender. Para que essa ideia ruim em relação ao empreendedorismo acabe, e os jovens tenham coragem e conhecimento necessários para trabalharem com o que desejam, seja assalariado ou virando grandes empresários um dia.
ffdf
Olá, faltou algumas vírgulas
Coloque apenas uma intervenção
Estude mais os conectivos
Foram apresentados muito bem os seus argumentos, suas ideias são ótimas
Leia mais as redações nota mil
Parabéns!! Continue assim
Competência 1: 180
Competência 2: 180
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Nota:900
Parabéns redação!! Continue assim
Lucas.B
Bora lá!!
“No romance “Dom Casmurro” do famoso escritor brasileiro Machado de Assis|1|. |2|Pode- se observar que o personagem Escobar, amigo do protagonista Bentinho, foge do seminário para empreender. O fato demonstra que o empreendedorismo sempre foi desvalorizado no Brasil.”
~1: O trecho “do famoso escritor brasileiro Machado de Asis” fica entre vírgulas.
~2: Não há ponto nesse lugar, seria adequado usar uma vírgula.
~ Achei interessante esse “link” com “Dom Casmurro”, porém essa introdução carece de estruras, como o encaminhamento argumentativo e utilizar o tema: mobilidade social.
“Deste modo |1|observa-se |2|atualmente que os cidadãos que desejam empreender enfrentam muitos desafios, como a dificuldade de ascender socialmente, os elevados impostos cobrados pelo governo, e a baixa valorização e incentivo a novos empreendedores, uma vez que essa classe|3| é vista como um trabalho inseguro e incerto.”
~1:”Desse modo” fica iso lado por vírgula.
~2: Faltou o pronome relativo “que”, ou o termo “atualmente” fica entre vírgulas.
~3: Que classe? Especifique de quem está falando, delimite o tema.Aliais, não esqueça de citar as fontes de onde você tira essas afirmações.
~ Esse desenvolvimento carece, assim como a introdução, de estrutara.Possui um tópico frasal, porém está desorganizado e se relaciona a apenas uma parte do tema: a mobilidade social, deixando de lado a parte da desvalorização.
“|1|A escola também entra como negativa no surgimento de novos empresários|2| pois os alunos são educados para terminar os estudos básico e fazer uma faculdade, |3|por consequência,|4| passam a vida toda com um trabalho assalariado. |5|Visto que para empreender nem sempre é necessário |6|faculdade. |7|A escola com|8| instrumento de mudança social|9| deveria mostrar os dois caminho|10| como bons|11| para os alunos, assim|12| eles não ficariam presos somente ao ensino superior como garantia de ascensão social.”
~1: Seria adequado iniciar com um conectivo- Em segunda análise…, Ademais…
~2: Antes de “pois” explicativo coloca-se vírgula.
~3: É necessário um ponto final aqui, pois você iniciará outra ideia, a de consequência.
~4: É necessário colocar o sujeito aqui: “[Como] consequência, [os alunos] passam a vida toda…(A vida toda é muito tempo não acha?!Seria bom colocar algo mais palpável,como a adolescência, a vida adulta…
~5: Coloca-se uma vírgula no lugar desse ponto final.
~6: É necessário usar o artigo “uma”.- fazer [uma] faculdade.
~7: Cabe um conectivo aqui- Nesse contexto, Nesse viés….
~8: ” A escola [como] instrumento …”.
~9: O trecho “[como] instrumento de mudança social” deve ficar entre vírgulas.
~10: “caminh[os]” no plural.
~11: Recomendo não usar “bons” desse modo, pois parece que a “A escola” está dissendo que fazer faculdade e empreender são coisas ruins.Cuidado.
~12: “assim” fica entre vírgulas. Seria melhor inicar uma outra oração.
~ Esse parágrafo está bastante confuso, além de não apresentar embasamento, fatos e exemplos, você não desenvolveu de maneira coerente seu argumento, e não relacionou sobre todo o tema : a mobilidade social e a desvalorização.É necessário explicar mais, utilizar de mais repetórios e, para manter coerencia e coesão, usar de conectivos.
“Como maneira de resolver esse impasse, cabe ao Governo Federal criar em parceria com as escolas|1| cursos e formações para a população em geral, |2|e os estudantes que desejam empreender.|3| Para que essa ideia ruim em relação ao empreendedorismo acabe,|4| e os jovens tenham coragem e conhecimento necessários para trabalharem com o que desejam, seja assalariado ou virando grandes empresários um dia.”
~1: É necessário uma vírgula aqui.
~2: Não há vírgula aqui, aliaís o certo seria: “cursos [de] forma[ção] para apopulação em geral e [para] os estudantes que desejam empreender.” Uma falha de coeréncia, pois o estudantes fazem parte da população em geral, caso queira especificar essa apenas estes, depimite melhor a intervenção.
~3: Cabe um conectivo aqui – Desse modo…
~4: Não cabe vírgula nesse trecho.
Aconselho a você dar uma olhada na estrtura de um texto dissertativo-argumentativo, assim como entender o desenvolvimento de cada parte. Ademais, recomendo a estudar/revisar temas quanto à gramática : uso da vírgula, estrturas sintáticas ,classes de palavras.
Feitos essas retificações e muito treino, a melhora virá gradualmente.! :)
Boa Sorte e bons estudos!! ;)
Rita De Andrade Dos Santos
Olá, faltou algumas vírgulas
Coloque apenas uma intervenção
Estude mais os conectivos
Foram apresentados muito bem os seus argumentos, suas ideias são ótimas
Leia mais as redações nota mil
Parabéns!! Continue assim
Competência 1: 180
Competência 2: 180
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Competência 5: 180
Nota:900
Parabéns redação!! Continue assim
JulioPessoa
*Introdução*
– O uso de Dom Casmurro na introdução deve ser usado para traçar paralelos com o contexto da sociedade brasileira no que diz respeito o empreendedorismo. Lembre-se que você está trabalhando com uma narrativa e não com dados que comprovam a desvalorização do empreendedorismo.
Ex: “Fora da narrativa, o empreendimento é uma realidade distante para grande parte da população brasileira.”
– É interessante introduzir as teses do desenvolvimento no final da introdução, permitindo que o corretor tenha maior entendimento sobre o que você vai discutir.
“O fato demonstra que o empreendedorismo sempre foi desvalorizado no Brasil, com dito cenário amplificado pela falta de insumos e dificuldades de ingressão na área.”
*Desenvolvimento (d1 e d2)*
– É interessante manter uma estrutura igual para o d1 e d2. Introduzir a tese, repertório, ligar com o problema e apresentar uma consequência leve.
– Seria legal utilizar algum repertório (ivro, série, estatística, ideologia ou frase de um pensador) para demonstrar que você possui domínio sobre o assunto. No entanto, não use nada dos textos motivadores.
– No d2, você já introduz um meio de resolver o problema apresentado no mesmo paragrafo. Aconselho que deixe essa resolução para a conclusão.
*Conclusão*
– A intervenção para a primeira tese está está decente (falta o detalhamento do meio e a finalidade), já a da segunda é meio genérica. Seria interessante colocar como agentes campanhas publicitarias ou o ministério da educação para promover ações de informação e conscientização a respeito do setor do empreendimento.
Em geral, eu aconselho que leia redações nota mil de modo que entenda como funciona a estrutura e argumentação de tais textos. Por fim, há problemas na C1 (domínio do idioma), mas eu mesmo não tenho muita autoridade pra falar disso. Eu diria que você está no caminho certo. :)