Iniciante

Desafios atuais do empreendedorismo como fator de mobilidade social

  • 0

     A sociedade brasileira possui uma discrepância visível de realidades no que diz respeito às desigualdades sociais. Muitas pessoas em situação crítica, muitas vezes desempregadas, procuram maneiras de se reinventar por meio do empreendedorismo, sendo essa uma forma de mobilidade social, que consiste em mudar de uma classe social para outra, seja para uma superior ou uma inferior. Porém existem muitos desafios na atualidade no que diz respeito ao empreendedorismo.

     Em muitas cidades brasileiras, como por exemplo em Fortaleza, no Ceará, uma parcela da sociedade possui boas condições financeiras e vive em áreas nobres, bem estruturadas e rodeadas por grandes empreendimentos hoteleiros e estabelecimentos comerciais. Outra parcela com situação financeira crítica e vive em áreas com condições precárias, muitas vezes até sem saneamento básico, e geralmente são ignorados pelos governantes.

     O empreendedorismo para quem mais precisa passa a ser um fator de mobilidade social, pois ele possibilita aos empreendedores condições propícias para sua ascensão financeira e consequentemente a melhora de vida, como foi possível observar em pesquisas realizadas cujos gráficos mostraram uma diminuição no número de pessoas de classe D e E e um aumento nas classes A, B e C do ano de 2015 ao ano de 2019, sugerindo um aumento na mobilidade das pessoas das classes mais inferiores para as demais.

     No entanto existem muitos desafios atualmente, principalmente devido a pandemia e toda a crise econômica que ela provocou no Brasil e no mundo. Grande parte das pequenas, médias e grandes empresas estão sofrendo para manter seus negócios em pleno funcionamento e com todos os custeios em dia, seja para pagar seus funcionários, como também para repor mercadorias e até mesmo pagar impostos. Dessa forma o empreendedor precisa se reinventar para tentar driblar os problemas atuais para continuar na sua caminhada ao crescimento financeiro.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite, vou deixar aqui o meu ponto de vista sobre o seu texto, porém queria dizer que ele não cumpre o modelo exigido pelo ENEM.
    Você apresentou uma excelente língua portuguesa, mas não atendeu aos critérios.
    Sua introdução possui fatos, mas você não apresentou repertório. O seu texto inteiro ficou expositivo, você em nenhum momento fez uso de conectivos e nem faz uma proposta de intervenção. Todas as informações que você trouxe são pertinentes, porém não é o modelo exigido pelo ENEM.
    Procure estudar mais a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, assista aula de conjunções (vão te ajudar na questão dos conectivos) e, no seu próximo texto, lembre-se que é necessário que haja uma proposta de intervenção com: ação, agente, modo, efeito e detalhamento.

    • 3
  2. Como já foi dito, seu texto está ótimo, mas não se encaixa no modelo do ENEM.
    Na introdução faltam as causas e consequências que você deve desenvolver nos dois parágrafos de desenvolvimento.
    Na conclusão, você deveria retomar a problemática desenvolvida e sugerir soluções para cada uma.
    Quanto à ortografia, parabéns, está ótima.

    Pequise sobre o modelo da redação ENEM (Se esse for seu objetivo).
    Se não for prestar o ENEM, especifique isso no título da redação para que se possa avaliar sua redação utilizando outros critérios, ok? existem alguns concursos que não cobram soluções, por exemplo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.