Em meados da década de 1930 iniciou-se no Brasil a Revolução Industrial, tal processo desencadeou o êxodo rural (mudança do campo para a cidade) e conceitos como o inchaço urbano, favelização, e conurbação começaram a se fazer presentes na vida da sociedade brasileira. Dessa visão negativa, a ineficácia do governo em promover ações públicas direcionadas ao controle das cidades e serviços básicos para a população em conjunto com a especulação imobiliária, agravam os desafios que a população das grandes cidades enfrentam.
Em primeira análise, sabendo que o Estado deve garantir e zelar pelos direitos públicos e bem estar da sociedade, nota-se, que se o Governo não cumprir com tais deveres o caminho que se segue é a desordem. A exemplo disso, têm-se a favelização, ocasionada pelo arrastamento da população mais pobre para a periferia das cidades que ficam desassistidas pelo Estado e vivem em péssimas condições. Essa problemática é retratada na minissérie “Cidade dos Homens”, que se passa numa comunidade brasileira e em cada episódio expõe o ambiente hostil e as dificuldades enfrentadas por moradores dessas regiões, que vão desde a falta de policiamento e violência constante a dificuldade dos correios de entregar correspondências devido a falta de controle que se têm nessas áreas.
Ademais, outro fator que corrobora na ampliação desses problemas é a especulação imobiliária, que tem como base a compra de imóveis ou terrenos que posteriormente irão ter seu preço elevado pela localização próxima de centros comerciais, indústrias ou hospitais. Esse conceito atua como agente da segregação urbana e concentração das indústrias nos centros, aumentando o movimento pendular dos trabalhadores e afetando a mobilidade do trânsito da urbe. Esse aumento no movimento pendular dos brasileiros dificulta o ir e vir até o trabalho e a exagerada queima de combústiveis fósseis pelos automóveis gera problemas sérios para a população como as ilhas de calor e poluição do ar.
Visto isso, urge que o Governo tome providências a fim de mitigar os desafios enfrentados pela população nas grandes cidades, devendo fazer isso através de políticas públicas. Para oferecer integração e diminuição do movimento pendular tem de incentivar que empresas se instalem perto das favelas, e para isso deve oferecer atrativos fiscais e criar leis e ações para conter a violência e melhorar a infraestrutura desses locais, também por meio de campanhas deve estimular o uso de transporte público para que a poluição e o trânsito diminuam. Com isso a qualidade de vida dos moradores das grandes cidades aumentará.
Marya@37
Oie, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
Introdução: Bom parágrafo. Gostei bastante da citação sobre a Revolução Industrial é bem pertinente ao tema. Porém, achei a introdução um pouco confusa, assim como a tese. Esse parágrafo poderia ser reescrito de uma forma mais produtiva.
Desenvolvimento: D1- adorei esse parágrafo, mas poderia também ser reescrito, já que tem um período muito grande quando você cita “Cidade dos homens”. Possui tópico frasal e citação (ao meu ver, sobre oquê eu aprendi, o seu D1 apresenta muito mais exemplificações do quê seus argumentos, não quer dizer que não esteja certo, mais na minha interpretação o parágrafo esta incompleto!), faltando assim, a explicação do tópico frasal (o porquê de tal questão) e a frase conclusiva do desenvolvimento. D2- ótimo parágrafo. Apresenta: tópico frasal+ ampliação desse tópico+ exemplos causados por esse problema. Só senti falta da frase conclusiva de intensificação.
Conclusão: sua conclusão possui: agente+ ação+ meio, faltando assim, efeito e detalhamento.
-Obs: não colocarei nota, porque não tenho segurança para pontuar!
Comp. 1- Gramática: não apresenta muitos desvios, mas deve ficar atenta, já que esse erros prejudicam a nota final.
Comp. 2- Repertório: apresenta ótimas citações, porém alguns não são usados de forma produtiva.
Comp. 3- Projeto de texto: com a minha interpretação percebi que tem algumas parte que ficaram um pouco confusas. Principalmente o D1 e o D2 com relação a sequência de argumentos.
Comp. 4- Coerência: apresenta alguns conectivos entre os desenvolvimentos, mas poderia ter mais dentro dos parágrafos interligando as informações.
Comp. 5- Proposta de intervenção: a sua proposta ficou boa. Nela apresenta os elementos necessários para construir a proposta, faltando apenas o efeito e o detalhamento.
Peço desculpas se tiver interpretado alguma parte errada, e se não tiver entendido alguma parte que escrevi, pode me mandar mensagem por aqui: [email protected] , não sou profissional, mas ficarei feliz em ajudar!
Espero ter ajudado e bons estudos!
juscenilda
Olá Letícia, vou fazer minhas observações dentro dos meus limites de saber, que são bem restritos.
1° Seu texto quando escrito manualmente tem 30 linhas? porque parece que tem mais e o ENEM preconiza 30 linhas, mais que isso desconta ponto;
2° (mudança do campo para a cidade) me pareceu ambígua… quem se mudou para cidade? mudança do homem para a cidade;
3° conceitos como o inchaço urbano, favelização, e conurbação começaram a se fazer (FAZEREM) presentes na vida da sociedade brasileira.
4°Esse aumento no movimento pendular dos brasileiros dificulta o ir e vir até o trabalho e a exagerada queima de combústiveis (COMBUSTÍVEIS acento agudo no 1° i ) fósseis pelos automóveis gera problemas sérios para a população como as ilhas de calor e poluição do ar.
5° Senti falta de alguns conectivos no terceiro parágrafo ;
6° Não identifiquei o detalhamento;
Bons estudos, lembre que, todo dia é dia de aprender