Torna-se conhecimento que, no ART. 25 constatado pela declaração dos direitos humanos, que qualquer pessoa tem o direito a um padrão de vida capaz de assegurar saúde e bem-estar de si mesmo e da sua família. No entanto, observa-se em meio a sociedade principalmente nas cidades grandes, desafios para a obtenção do bem-estar dos cidadãos em causa do mal descarte de lixo. Por analogia, não se pode ignorar a gradual quantidade de resíduos descartados nos grandes municípios.
Por esta ótica, é nítido o acervo de entulho deixado nas ruas e vielas nas cidades urbanas, no qual, o acumulo de tais materiais, a longo prazo, pode produzir um líquido denominado chorume este, possui uma cor escura com cheiro desagradável. Uma das maiores preocupações a isto é o contato de animais que transmitem doenças a essa substância como, baratas, ratos e diversos insetos; podendo eventualmente afetar diretamente a saúde humana como por exemplo, a propagação da leptospirose. Ademais, os danos ambientais aos resíduos como, a contaminação de solos e rios. Assim tomando ciência dos riscos apresentados ao bem-estar unitário da população.
A priori, não se vê conscientização da separação e despojo do lixo por parte do corpo social. A falta de conhecimento e preocupação com a atual situação em causa do mal descarte de produtos, se mostra presente na problemática em que as pessoas então socialmente inseridas. De acordo com o estudo divulgado pelo IBGE ( Instituto Brasileiro Geográfico Estatístico), mostra que na maior capital do Estado, 75% das pessoas entrevistadas admitem que jogam lixo na rua sem mostrar nenhuma aversão conforme a sua ação cometida. Um dos principais riscos a esses acontecimentos são as enchentes urbanas, em que os lixos mal despojados entopem os esgotos atrapalhando o escoamento das chuvas, assim facilitando por meio dos alagamentos o contato do chorume às ruas da cidade.
Em suma, ao entender uma parcial de toda a adversidade envolvida, não só com os ministérios das cidades mas, também, com grande parte da comunidade populacional. Deve-se findar uma solução útil e eficaz que conscientize a coletividade dos habitantes em seus municípios em causa do despejo de lixo. Dessa forma, é preciso que tanto o governo executivo estadual como também o municipal, tome providencias para reverter esta questão, viabilizando palestras, projetos e campanhas publicitárias tendo como finalidade a inclusão e propagação do conhecimento necessário e honesto pelas mídias sociais, advertindo as consequências em causa da não preservação da cidade com os lixos nas ruas e o mal estar do cidadão. Assim, obtendo o contentamento e satisfação em coletividade urbana.
Golias
(Minhas observações estão entre parênteses)
Desafios Atuais das Grandes Cidades Brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas
• 1
•
Torna-se conhecimento que, no ART. 25 (bom)constatado pela declaração dos direitos humanos, que qualquer pessoa tem o direito a um padrão de vida capaz de assegurar saúde e bem-estar de si mesmo e da sua família. (A conexão com o período anterior não está boa, talvez seja o conectivo)No entanto, observa-se em meio a sociedade (vírgula)principalmente nas cidades grandes, (os)desafios para a obtenção do bem-estar dos cidadãos em causa do mal descarte de lixo. (Esse conectivo não ligou bem)Por analogia, não se pode ignorar a gradual quantidade de resíduos descartados nos grandes municípios.
(na introdução deveria ter as suas teses que seria desenvolvidas no seu caso você focou apenas na questão do lixo, acho arriscado pois no tema diz “mudanças” no plural e você está focado em apenas uma. Isso poderia dar certo, mas seria mais fácil ter outras “mudanças” ). Ok?
Por esta ótica(Pensa assim, este começo de parágrafo faz parte do texto e precisa estar ligado a ele, o termo “Por esta ótica” não parece conectado a introdução), é nítido o acervo de entulho deixado nas ruas e vielas nas cidades urbanas, no qual, o acumulo de tais materiais, a longo prazo, pode produzir um líquido denominado chorume(aqui é a vírula) este, possui uma cor escura com cheiro desagradável. Uma das maiores preocupações a isto é o contato de animais que transmitem doenças a essa substância como, baratas, ratos e diversos insetos; podendo eventualmente afetar diretamente a saúde humana como por exemplo, a propagação da leptospirose. Ademais, os danos ambientais aos resíduos como, a contaminação de solos e rios. Assim tomando ciência dos riscos apresentados ao bem-estar unitário da população.
A priori, não se vê conscientização da separação e despojo do lixo por parte do corpo social. A falta de conhecimento e preocupação com a atual situação em causa do mal descarte de produtos, se mostra presente na problemática em que as pessoas então socialmente inseridas. De acordo com o estudo divulgado pelo IBGE ( Instituto Brasileiro Geográfico Estatístico), mostra que na maior capital do Estado, 75% das pessoas entrevistadas admitem que jogam lixo na rua sem mostrar nenhuma aversão conforme a sua ação cometida. Um dos principais riscos a esses acontecimentos são as enchentes urbanas, em que os lixos mal despojados entopem os esgotos atrapalhando o escoamento das chuvas, assim facilitando por meio dos alagamentos o contato do chorume às ruas da cidade.
(Bom, você já tem uma boa noção sobre a conclusão da redação)Em suma, ao entender uma parcial de toda a adversidade envolvida, não só com os ministérios das cidades mas, também, com grande parte da comunidade populacional. Deve-se findar uma solução útil e eficaz que conscientize a coletividade dos habitantes em seus municípios em causa do despejo de lixo. Dessa forma, é preciso que tanto o governo executivo estadual como também o municipal, tome providencias para reverter esta questão, viabilizando palestras, projetos e campanhas publicitárias tendo como finalidade a inclusão e propagação do conhecimento necessário e honesto pelas mídias sociais, advertindo as consequências em causa da não preservação da cidade com os lixos nas ruas e o mal estar do cidadão. Assim, obtendo o contentamento e satisfação em coletividade urbana.
(Como disse lá em cima, você precisa atender ao que se pede no tema pois quando se diz “mudanças são necessárias” está se pedindo mais de uma e você focou apenas em uma. Mas tenho certeza que você está no caminho certo… )
Marya@37
Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos lá:
Introdução: gostei, está bem escrita e apresenta uma citação coerente ao tema. Porém, achei um pouco curta, você poderia ter colocado mais algum argumento para ficar mais completa (entre a parte do artigo e a sua tese: “…mesmo e da sua família. No entanto, observa-se”).
D1 e D2: D1- possui bons argumentos, mas está um pouco confuso, poderia reorganizar a suas ideias, além disso, não fez o uso de muitos conectivos que contribuem para a ligação entre as frases. D2- ótimo parágrafo, boa citação e apresenta um raciocínio de acordo com o tema. Você deve se atentar aos erros de português e novamente aos conectores, já que eles contribuem para dar uma maior coesão ao texto.
Conclusão: gostei da conclusão. Contém os elementos necessários para construir a proposta de intervenção, mas está faltando efeito e detalhamento. Assim como, poderia ter retomado a citação que foi colocada no parágrafo de introdução, uma vez que contribui na nota final do texto.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Mandy556
Oi!
Percebe-se que você sabe o que precisa em uma redação, você sabe que precisa de citações dos conectivos de tese enfim você tem essa noção, porém ainda não sabe muito bem onde colocar, e existe alguns erros de pontuação que se deve atentar.
Conectivos no caso do primeiro parágrafo de desenvolvimento, você precisa usar um que remeta ao que você citou na sua tese lembrando sempre que sua redação precisa estar coerente e de fácil entendimento, você precisa explicar através do seu texto algo para alguém que é leigo no assunto.
Aplique as correções na sua próxima redação e você mesmo verá a mudança e o potencial que você tem, espero ter ajudado.