O processo de urbanização brasileiro teve inicio no século XX, como consequência do processo de industrialização. Quando comparado ao de outros países, foi um processo tardio e e desordenado, gerando problemas estruturais e sociais que até hoje desafiam a gestão das grandes cidades do país. Neste prisma, dois problemas se destacam: o aumento de favelas e a poluição nos grandes centros urbanos.
Em primeira análise, evidencia-se que o número de favelas no Brasil dobrou nos últimos dez anos, segundo o IBGE. Sob essa ótica, é possível observar que os avanços econômicos e tecnológicos aconteceram de forma desigual entre as regiões brasileiras, o que contribui para o processo de segregação urbana e para a desigualdade social dentro das grandes cidades.
Além disso, é notório o impacto ambiental das grandes metrópoles. A poluição do ar, do solo e da água, têm impacto direto na saúde e qualidade de vida da população. O filosofo inglês Francis Bacon, afirma que “Só se pode vencer a natureza, obedecendo-lhe”. Consoante a isso, é inegável que, para que o desenvolvimento urbano ocorra de forma segura, deve-se levar em conta o seu impacto ambiental.
Desprende-se portanto, a adoção de medidas que busquem a ampliação do acesso a moradia e amenizar a poluição nos grandes centros urbanos brasileiros. Dessa maneira, cabe a secretaria nacional da habitação a criação de mais programas nacionais de moradia formal e ao ministério do meio ambiente o investimento em pesquisas na área de urbanização e desenvolvimento sustentável. Somente assim será possível garantir que estes problemas sejam amenizados para que, no futuro, os desafios decorrentes do inicio do processo de urbanização sejam superados.
brehluca
O processo de urbanização brasileiro teve inicio no século XX, como consequência do processo de industrialização. Quando comparado ao de outros países, foi um processo tardio e e(*** duplicação de “e”***) desordenado, gerando problemas estruturais e sociais que até hoje desafiam a gestão das grandes cidades do país. Neste prisma, dois problemas se destacam: o aumento de favelas e a poluição nos grandes centros urbanos. (Introdução muito bacana, iniciada por um tópico frasal consistente e delimitação do tema a duas perspectivas que fazem sentido.)
Em primeira análise, evidencia-se que o número de favelas no Brasil dobrou nos últimos dez anos, segundo o IBGE. Sob essa ótica, é possível observar que os avanços econômicos e tecnológicos aconteceram de forma desigual entre as regiões brasileiras, o que contribui para o processo de segregação urbana e para a desigualdade social dentro das grandes cidades. (Desenvolvimento inicialmente bem, pois demonstrou claramente através do tópico frasal que tratava-se da questão das favelas e, além disso, utilizou-se de argumento de autoridade, entretanto, peca um pouco em confundir regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), pois não é o fato de haver desigualdade entre essas que ocasiona diretamente o processo de segregação urbana e para a desigualdade social dentro das grandes cidade.)
Além disso, é notório o impacto ambiental das grandes metrópoles. A poluição do ar, do solo e da água, têm impacto direto na saúde e qualidade de vida da população. O filosofo inglês Francis Bacon, afirma que “Só se pode vencer a natureza, obedecendo-lhe”. Consoante a isso, é inegável que, para que o desenvolvimento urbano ocorra de forma segura, deve-se levar em conta o seu impacto ambiental.
(Desenvolvimento ok, pois demonstrou claramente através do tópico frasal que tratava-se da poluição nos grandes centros urbanos e, além disso, utilizou-se de argumento de autoridade.)
(*** “Desprende-se”, acredito que sua intenção era utilizar “Depreende-se”***) Desprende-se (*** “portanto”, conjunção conclusiva deslocada deve vir entre virgulas!***) portanto, a adoção de medidas que busquem a ampliação do acesso a moradia e amenizar a poluição nos grandes centros urbanos brasileiros. Dessa maneira, cabe (*** Era pra ter uma crase aqui!***)a secretaria nacional da habitação a criação de mais programas nacionais de moradia formal e ao ministério do meio ambiente o investimento em pesquisas na área de urbanização e (***para manter o paralelismo deveria ter “no* desenvolvimento” ***)desenvolvimento sustentável. Somente assim será possível garantir que estes problemas sejam amenizados para que, no futuro, os desafios (***”decorrentes do início do processo de urbanização”, oração explicativa vem isolada por virgulas obrigatoriamente!***)decorrentes do (***”início”***)inicio do processo de urbanização sejam superados.