No livro “Globalização e as consequências humanas”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o escritor aponta os problemas que o crescimento populacional pode causar. Muitos males decorrem desse aumento e as grandes cidades são as primeiras a sofrer, como menciona Zygmunt. Portanto, medidas devem ser tomadas de tal forma qual a sociedade e o meio ambiente sejam poupados.
É evidente que, diversas consequências sociais perpetuam estas metrópoles tal como a fome e a violência. No livro “O cidadão de papel”, do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, o autor aponta que os direitos dos cidadãos estão restritos apenas no papel, concluindo que a não resolução do mesmo tornará a cidade em um lugar sem lei, dessa forma, a mobilização sociopolítica torna-se primordial para a solução parcial destes desafios.
Ademais, o aumento populacional resulta em maior exploração ambiental e maior produção de poluentes na atmosfera terrestre. Com a alta demanda de espaço, recursos e alto índice de aumento de veículos, todo ecossistema sofrerá um colapso. O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 diz que todos tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e a boa qualidade de vida, impondo o Poder Público a preservação deste meio para um todo, nesse sentido, a sociedade sofrerá devido uma má administração e a falta de ações em prol do ambiente.
Portanto, cabe ao Governo associado ao prefeito da cidade e com ajuda do Ministério do Meio Ambiente, a criação de um modelo sustentável e compacto, por meio da criação de projetos e a reformulação sociopolítica, como a estimulação de transporte público e a promoção de atividades menos poluentes de maneira flexível a população e ao ecossistema, com intuito de evitar maiores danos a cidade, dessa forma beneficiaria os moradores e a todo meio envolvido.
railton
No livro “Globalização e as consequências humanas”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o escritor aponta os problemas que o crescimento populacional pode causar. Muitos males decorrem desse aumento e as grandes cidades são as primeiras a sofrer, como menciona Zygmunt*. Portanto, medidas devem ser tomadas de tal forma qual (1) a sociedade e o meio ambiente sejam poupados.
* Se o tema retrata a realidade brasileira, seria ideal encaixar no repertório essa delimitação ao problematizar. Por exemplo:
À vista disso, no Brasil, de maneira similar, muitos males decorrem desse aumento e as grandes cidades são as primeiras a sofrer, como menciona Zygmunt*.
(1) de tal forma que*
É evidente que, diversas consequências sociais perpetuam estas metrópoles tal como a fome e a violência. No livro “O cidadão de papel”, do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, o autor aponta que os direitos dos cidadãos estão restritos apenas no papel, concluindo que a não resolução do mesmo tornará a cidade em um lugar sem lei, (2) dessa forma, a mobilização sociopolítica torna-se primordial para a solução parcial destes desafios.
(2) o ideal seria o ponto. Pois o período ficou muito longo.
A D1 não foi bem estruturada, faltou organização e isso dificulta a sequência do raciocínio ao longo da leitura. Poderia ter trabalhado como causa a negligência estatal, embasado com “o cidadão de papel”, pontuando melhor os seus efeitos no final.
Ademais, o aumento populacional resulta em maior exploração ambiental e maior produção de poluentes na atmosfera terrestre. Com a alta demanda de espaço, recursos e alto índice de aumento de veículos, todo ecossistema sofrerá um colapso. O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 diz que todos tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e a (3) boa qualidade de vida, impondo o (4) Poder Público a preservação deste meio para um todo, (5) nesse sentido, a sociedade sofrerá (6) devido uma má administração e a (7) falta de ações em prol do ambiente.
(3) uma*
(4) ao
(5) Aqui deveria ser um ponto, e usar o período como desfecho.
(6) sofre
(7) uma
Portanto, cabe ao Governo associado ao prefeito da cidade e com ajuda do Ministério do Meio Ambiente, a criação(8)de um modelo sustentável e compacto (de que?), por meio da criação(8) de projetos e (9) reformulação sociopolítica, como a estimulação de transporte público e a promoção de atividades menos poluentes, de maneira flexível a (10) população e ao ecossistema, com intuito de evitar maiores danos a cidade, dessa forma beneficiaria os moradores e a todo meio envolvido.
(8) repetição
(9) da
(10) à
Tu fez tudo em um período ficou cansativo ler. Também faltou retomar o tema. Poderia ser:
Portanto, medidas são exequíveis para resolver esses desafios encontrados nas grandes metrópoles brasileiras. Para tanto, cabe ao Governo – associado ao Prefeito de cada município – com ajuda do Ministério do Meio Ambiente, criar um modelo de cidade sustentável e compacto, por meio de novos projetos e da reformulação sociopolítica, como a estimulação de transporte público e a promoção de atividades menos poluentes, de maneira flexível à população e ao ecossistema. Tudo isso, com intuito de evitar maiores danos a cidade e, dessa forma, beneficiar os moradores e a todo meio envolvido.
C1: 120 C2: 120 C3: 120 C4:120 C5:120
brend@
É evidente que, diversas consequências sociais perpetuam estas(1) metrópoles tal como a fome e a violência. No livro “O cidadão de papel”, do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, o autor aponta que os direitos dos cidadãos estão restritos apenas no papel, concluindo que a não resolução do mesmo tornará a cidade em um lugar sem lei, dessa forma, a mobilização sociopolítica torna-se primordial para a solução parcial destes desafios.
1: Não seria “Nestas”?
Obs: A maior parte de seu argumento é composta pelo repertório, faltou você desenvolver melhor seu argumento dizendo como ocorre o problema e o que ele gera.
Ademais, o aumento populacional resulta em maior exploração ambiental e maior produção de poluentes na atmosfera terrestre. Com a alta demanda de espaço, recursos e alto índice de aumento de veículos, todo ecossistema sofrerá um colapso. O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 diz que todos tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e a boa qualidade de vida, impondo o Poder Público a preservação deste meio para um todo, nesse sentido, a sociedade sofrerá devido uma má administração e a falta de ações em prol do ambiente.
Obs: Faltou você falar como o problema ocorre e o que ele gera.
C1: 180
C2: 140
C3: 140
C4:180
C5: 200
Total: 840
HelenaMS
INTRODUÇÃO:
Sua tese não ficou muito clara, na verdade nesse trecho “Muitos males decorrem desse aumento e as grandes cidades são as primeiras a sofrer, como menciona Zygmunt. “onde você deveria colocar sua tese, ou seja, problematizar o tema, você apenas apontou a opinião do sociólogo. Lembre-se: a tese é a problematização do tema com o seu ponto de vista.
– “qual”. O correto seria “QUE”.
– Faltou também mencionar quais seriam os dois argumentos a serem defendidos nos parágrafos seguintes, ou seja, as causas do problema.
D1:
– O que prejudicou a sua argumentação foi justamente não ter limitado seus dois argumentos lá na introdução. Você tem que pensar no que causa o problema e desenvolver esses argumentos. A violência urbana? O crescimento desenfreado da população? A desigualdade social? Se eu escolher falar que a desigualdade social + a violência urbana, por exemplo, são os principais desafios das grandes cidades brasileiras, eu tenho que explorar esses argumentos nos meus parágrafos de desenvolvimento. No primeiro parágrafo eu falo da desigualdade social e no segundo da violência urbana. Sua argumentação ficou muito vaga, genérica e ampla por conta dessa falha de estrutura e organização.
– Faltou o uso de conectivos para interligar os períodos.
D2:
– As mesmas observações do D1 valem para o D2 também.
CONCLUSÃO:
– “cabe ao Governo associado ao prefeito da cidade” De qual cidade? O correto seria aos prefeitos das cidades. E esse associado não soou muito bem tente trocar por em conjunto ou juntamente.
– “, dessa forma beneficiaria os moradores e a todo meio envolvido.” Aqui seria um ponto final e não uma vírgula.
– Note que você fez toda a conclusão em um único período, isso te tira pontos. Tente usar conectivos. Vou te dar um exemplo com a sua própria proposta:
Portanto, cabe ao Governo em conjunto com os prefeitos municipais e o Ministério do Meio Ambiente, promover a sustentabilidade nas cidades. Isso pode ser feito por meio da criação de projetos e da reformulação sociopolítica, como a estimulação de transportes públicos ecológicos e a promoção de atividades menos poluentes, de maneira flexível a população e ao ecossistema, com intuito de evitar maiores danos a sociedade e a natureza. Desse forma, essas medidas beneficiariam tanto os cidadãos, quanto a fauna e a flora.
Bem, tentei corrigir sua redação com base nos conhecimentos que tenho, mas sou apenas uma estudante como você. Acredito que na sua redação faltou um pouco mais de organização da estrutura, uso de conectivos e utilização dos repertórios de forma mais produtiva. Além disso, cuidado com os períodos muito grandes e a repetição de palavras. Com a prática voce certamente melhorará esses pontos. Boa sorte e sucesso!