De acordo com os dados do Portal Resíduos Sólidos de 2018, o panorama dos resíduos sólidos no Brasil, em 2016, mostram quase 5.565 dos municípios brasileiros destinam seus lixos urbanos para locais impróprios. Isso equivale aproximadamente 60% dos municípios. Nesse contexto, percebe-se que há desafios nos descarte adequados dos resíduos sólidos urbanos. Dessa forma, em razão da lenta mudança na mentalidade social e da lacuna educacional existente, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar a lenta mudança na mentalidade social é um fator determinante para a persistência do problema. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar, umas vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social sem as devidas informações sobre como descartar seus próprios lixos, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna ainda mais complexo.
Em segundo plano, há outra causa para a configuração da questão: a negligência escolar. Nessa perspectiva, Kant defende que o homem é resultado da educação que teve. Assim, se há um problema social, há a irresponsabilidade nas escolas, onde falta a abordagem dos riscos que o lixo urbano descartados de forma errada traz para a saúde – e, por consequência, para a sua própria vida. Desde modo, a isenção educacional de responsabilidade sobre o tema é um desafio.
Portanto, uma intervenção é necessária. Para isso, é preciso que as escolas criem uma semana de rodas de conversa para debater o descarte dos resíduos sólidos, por meio de palestras com pessoas especializadas para explicar detalhadamente quais são as maneiras corretas de se descartar um lixo, devem também usar materiais impressos para o aluno levar para casa. Tal ação deve ser aberta à comunidade, para que a escola cumpra seu papel social. A parti disso, poderá se consolidar uma geração ciente das suas responsabilidades.
Desafio no descarte adequado de resíduos sólidos urbanos no Brasil
Compartilhar
NicolleBocca
Olá, Boa Tarde!
Não sou profissional, mas espero poder ajudar na melhoria da sua redação;
O texto foi muito bem discorrido;
Houve alguns erros gramaticais;
E procure estruturar o desenvolvimento de forma mais clara;
Já a sua conclusão ficou bem interessante.
Continue treinado, você vai longe.
TaináRinconVianês
-o texto n geral tem uma boa quantidade de linhas
-há algumas falhas gramaticais
-sua introdução foi boa
– fez uso de bons argumentos (infelizmente não conversaram tão bem com o tema)
– o desenvolvimento poderia ter uma estrutura um pouco mais nítida
– a proposta de intervenção não era o que eu esperava, ficaria melhor se tivesse falado algo sobre o governo ou empresas intervirem
-a conclusão foi interessante
-a linguagem com que abordou a texto foi muito boa
Eu particularmente não especificaria o tempo de “uma semana” e colocaria profissional especializados em vez de “pessoas especializadas”.
Sua redação foi boa!
Competência 1
– Há desvios gramaticais e sintáticos – 120
Competência 2
– Não apresentou clareza no ponto de vista e argumentos acerca do tema e fez uso de repertório não pertinente. – 120
Competência 3
– utilizou de boa estrutura na construção do texto – 160
Competência 4
– Demonstrou correta utilização e mecanismos para desenvolvimento do texto – 160
Competência 5
– Não demonstrou um ideia de intervenção que solucionasse o problema apresentado . – 160
Nota: 720