Desafio no descarte adequado de resíduos sólidos urbanos no Brasil

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De acordo com os dados do Portal Resíduos Sólidos de 2018, o panorama dos resíduos sólidos no Brasil, em 2016, mostram quase 5.565 dos municípios brasileiros destinam seus lixos urbanos para locais impróprios. Isso equivale aproximadamente 60% dos municípios. Nesse contexto, percebe-se que há desafios nos descarte adequados dos resíduos sólidos urbanos. Dessa forma, em razão da lenta mudança na mentalidade social e da lacuna educacional existente, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar a lenta mudança na mentalidade social é um fator determinante para a persistência do problema. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar, umas vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social sem as devidas informações sobre como descartar seus próprios lixos, a tendência é adotar  esse comportamento também, o que torna ainda mais complexo.
Em segundo plano, há outra causa para a configuração da questão: a negligência escolar. Nessa perspectiva, Kant defende que o homem é resultado da educação que teve. Assim, se há um problema social, há a irresponsabilidade nas escolas, onde falta a abordagem dos riscos que o lixo urbano descartados de forma errada traz para a saúde – e, por consequência, para a sua própria vida. Desde modo, a isenção educacional de responsabilidade sobre o tema é um desafio.
Portanto, uma intervenção é necessária. Para isso, é preciso que as escolas criem uma semana de rodas de conversa para debater o descarte dos resíduos sólidos, por meio de palestras com pessoas especializadas para explicar detalhadamente quais são as maneiras corretas de se descartar um lixo, devem também usar materiais impressos para o aluno levar para casa. Tal ação deve ser aberta à comunidade, para que a escola cumpra seu papel social. A parti disso, poderá se consolidar uma geração ciente das suas responsabilidades.

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3 Correções

  1. Olá, Boa Tarde!
    Não sou profissional, mas espero poder ajudar na melhoria da sua redação;
    O texto foi muito bem discorrido;
    Houve alguns erros gramaticais;
    E procure estruturar o desenvolvimento de forma mais clara;
    Já a sua conclusão ficou bem interessante.

    Continue treinado, você vai longe.

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  2. -o texto n geral tem uma boa quantidade de linhas
    -há algumas falhas gramaticais
    -sua introdução foi boa
    – fez uso de bons argumentos (infelizmente não conversaram tão bem com o tema)
    – o desenvolvimento poderia ter uma estrutura um pouco mais nítida
    – a proposta de intervenção não era o que eu esperava, ficaria melhor se tivesse falado algo sobre o governo ou empresas intervirem
    -a conclusão foi interessante
    -a linguagem com que abordou a texto foi muito boa

    Eu particularmente não especificaria o tempo de “uma semana” e colocaria profissional especializados em vez de “pessoas especializadas”.

    Sua redação foi boa!

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  3. Competência 1
    – Há desvios gramaticais e sintáticos – 120

    Competência 2
    – Não apresentou clareza no ponto de vista e argumentos acerca do tema e fez uso de repertório não pertinente. – 120

    Competência 3
    – utilizou de boa estrutura na construção do texto – 160

    Competência 4
    – Demonstrou correta utilização e mecanismos para desenvolvimento do texto – 160

    Competência 5
    – Não demonstrou um ideia de intervenção que solucionasse o problema apresentado . – 160

    Nota: 720

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