Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a vida para todos, vê-se que há muito tempo a doação de órgãos é vista como um problema. Isso acontece não só pela falta de informação, mas também o tempo de espera.
Sob esse viés, a falta de conhecimento da população sobre o assunto, faz com que muitas pessoas se neguem a doar os órgãos do familiar morto. A forma ou o momento qur muitas vezes os médicos abordam os parentes reforça essa recursa por parte da população. De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todosos seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém, no Brasil o problema da doação de órgãos não encontra respaldo político e social para ser solucionado.
Ademais, o longo período de espera faz com que alguns indivíduos acabem recorrendo para o tráfico de órgãos visando uma chance de viver, já que muitos brasileiros acabam morrendo esperando receber a doação. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, no país possue 45 mil pessoas na fila de espera.
Portanto, cabe ao Governo Federal criar paletras e o Ministério da Educação produzir debates nas escolas, para criar empatia e informar a população sobre a importância do tema, em conjunto o Ministério da Saúde deve criar novas leis para que o longo prazo de espera seja diminuído.
Desafio da doação de órgãos no Brasil
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DeboraC
Competência 1: 100 pontos domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
Erros gramaticais: “direito à vida”, “mas também pelo tempo de espera” “a falta de conhecimento da população sobre o assunto faz com que” (não se separa por vírgula sujeito e verbo –> aconselho estudar concordância, crase e ortografia.
Competência 2: 200 pontos Compreensão da proposta de redação–> tudo ok
Competência 3: 120 pontos Seleção e organização das informações –> faltou separar o Desenv. 1 da Introdução
Competência 4: 200 Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
argumentos válidos
Competência 5: 100 pontos proposta de intervenção
faltou mencionar o tema na conclusão, e mais propostas pra intervenção
total 720 pontos
ViníciusGarcia77
Desenvolvimento 1:
Ficou boa. Não muito o que acrescentar, a não ser alguns erros ortográficos, mas talvez foi erro durante a escrita.
Desenvolvimento 2:
Ficou muito rasa, você poderia ter criado um período introduzindo o que você fosse falar. E também um período concluindo o parágrafo. Do jeito que você deixou foi muito direto ao ponto, então não teve uma articulação ligado uma idéia com outra.
Conclusão:
Poderia ter criado um período fazendo o fechamento da conclusão ligando ao seu repertório da introdução. Então tipo:
“Só assim será possível que a constituição federal exerça o papel do direito a vida na parte prática e não mais teórica.”
Além disso, assim como o segundo desenvolvimento, as suas ideias não foram muito bem articuladas. Fora que período ficou muito extenso.
Nota:
Competência 1: 160 pontos (Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita).
Competência 2: 200 pontos (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo).
Competência 3: 120 pontos (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados,
em defesa de um ponto de vista).
Competência 4: 120 pontos (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados,
em defesa de um ponto de vista).
Competência 5: 120 pontos (Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto).
Total: 720 pontos