Tema: O avanço e o combate à depressão. O texto proposto deve conter, informações a respeito das causas do avanço da depressão e apresentar propostas de políticas públicas para seu combate.
O que é depressão? Doença relacionada a mente, causando confusões e transtornos mentais. Que as vezes pode está associada a fatores emocionais, na maioria dos casos. Podendo ser diagnosticada por um profissional da área da saúde. Como psicólogos ou psiquiatras.
Ainda no Brasil, não é dada à devida importância aos cuidados necessários com a doença. Devido ser um tema pouco abordado, e incentivado pelos governos e escolas.
Segundo a Organização Mundial da saúde OMS, o Brasil é um dos países com maiores índices de depressão, da América Latina. Isso é um alerta! Não somente para os brasileiros, mais mundialmente.
E dentro desses índices, estão incluídos adultos e crianças. Se tornou cada vez mais comum a depressão na vida de muitos, vivemos em meio a muitas mudanças e alterações climáticas e no mundo, por esse motivo a depressão pode atingir qualquer indivíduo.
É lamentável! Saber que vidas, tiram suas próprias vidas. Por falta de apoio familiar, e medidas preventivas para a essa situação. Existe até mesmo, um projeto referente ao assunto, “Setembro Amarelo” iniciativa contra o suicídio, e a favor da vida.
Diferente do que muitos pensam, e falam sobre depressão. Não é frescura, ou estado de escolha. Mais sim uma doença, quando não tratada, pode levar a morte.
Por isso, é necessário a criação de novas ideias e projetos por parte do governo, com ênfase no combate deste mal que atinge muitas pessoas na sociedade, independente da idade, raça, nível socioeconômico e cultura. Aliados com os meios de comunicação, na divulgação de cada projeto e um suporte psicológico a cada indivíduo, deprimido da fase leve a mais grave.
Renannn
Particularmente, o seu texto está ótimo, no quesito da argumentação. Você expôs o seu ponto de vista e deu sugestões do que pode ser feito para reduzir os índices de depressão, não fugindo do tema. Porém, você pode melhorar a sua gramática, como pontuação e concordância. Vai uma dica: sempre que você usar palavras que não fazem parte da norma-culta, coloque-as entre aspas. Exemplo disso foi a palavra a qual você citou no texto: “frescura”. Além disso, organize o seu texto como, no máximo, cinco parágrafos. Realizar uma redação com quatro parágrafos também é ideal. Bons estudos.
Maria Eduarda Alves
A redação tem muitos parágrafos, tenta fazer com no máximo 5 que tenham de 4 até no máximo 8 linhas, na parte ” alterações climáticas e no mundo” ficou meio sem nexo a parte de ” vidas tiram suas próprias vidas” ficou muito repetido tenta usar um sinônimo, fico meio difícil saber quais são os teus parágrafos de argumentação também porém a introdução e o final ficaram bons
loh
Olá! Maria Eduarda Alves, obrigada pela dica. Também concordo com desordenação dos parágrafos. Na parte que você não compreendeu, eu quis dizer que vivemos em meio a mudanças mundiais e sociais na sociedade, e acredito que isso pode alterar o humor e os sentimentos de um indivíduo. Podendo gerar uma depressão. Não exemplifiquei bem mesmo, na parte que diz: vidas tiram suas próprias vidas. Poderia ter escrevido pessoas.
Natally
Oi loh, tudo bom?
Inicialmente, sua redação contém muitos parágrafos, tá bem confusa e com partes desconexas.
Sua introdução está expositiva, não é legal trazer perguntas na redação e não encontrei suas teses.
Desenvolvimentos:
“Devido ser um tema pouco abordado, e incentivado pelos governos e escolas.”- não entendi o que você quis dizer com isso.
“vivemos em meio a muitas mudanças e alterações climáticas e no mundo, por esse motivo a depressão pode atingir qualquer indivíduo.”- qual a conexão entre alterações climáticas e depressão???
Seus desenvolvimentos estão extremamente desconexos, com frases simplesmente adicionadas sem explicação ou contexto.
Sua conclusão está vaga, use os termos “quem? O que? Como? E para que?” Irá te ajudar a desenvolver esse parágrafo
Por fim, há muitos erros, estruturais e gramaticais.
Lembre-se de que o texto dissertativo argumentativo deve ser escrito em 3° pessoa. Ademais, procure usar conectivos, observei poucos.
Estude mais e continue praticando!
Boa sorte
loh
Oii Natally, tudo sim! E Com você? Primeiramente obrigada pelas as dicas. Concordo que ficou meio confusa pela quantidade de parágrafos, desordenadamente. Devido eu ter feito pelo celular por falta de costume, acebei me perdendo na noção de parágrafos. Em relação a perguntas, na redação é excelente. Segundo a professora de redação, Fernanda Bérgamo. Pode até ter ficado confuso ao seu ver, eu entendo. Mas a pergunta não foi um equívoco, porque corresponde exatamente o que foi falado no texto. E Agora, no que diz respeito a sua dúvida: Devido ser um tema pouco abordado, e incentivado pelos governos e escolas. Nessa parte, quis apresentar a falta de abordagem existenciais dessas duas esferas sociais, que através do governo em apoio com as escolas, podem gerar medidas preventivas relacionadas a depressão para minimizá-lá. Não coloquei minha opinião particular no texto, por isso acredito que escrevi na 3° pessoa, e se você percebeu minha opinião em alguma parte me descreve, por favor! Obrigada pela atenção.
Natally
Oii, desculpa a demora por retorno. Com relação a perguntas, assim como a sua, minha professora do cursinho falou delas, e nesse caso, indicou q n usássemos. Porém, eu não sou nenhuma professora e estou aqui para auxiliar com meus conhecimentos e já q sua professora falou q é bom usar, então siga isso.
Ademais, uma das partes mais importantes q me foi falada em todos os cursinhos que fiz é que “o texto deve ser entendido por qualquer leitor”, por isso, ao questionar a parte que eu não entendi, eu vi um erro, pois você tem q explicitar ao leitor o q vc quer passar, n espere que ele vá adivinhar o que você quis dizer, sacou?
Sobre o 3° pessoa, você usou o termo “vivemos” 1° pessoa
Bom, espero q vc tenha entendido o q eu quis dizer. Desculpe qualquer incoveniente!! 😘