Regente

Depressão e Isolamento social.

  • 0

O isolamento social, é um ato de separar um indivíduo ou,  um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento tende a ser voluntário ou não; quando há uma força maior ou seja,  o Governo, o isolamento  é feito de maneira forçada. Contudo quando o próprio indivíduo se isola da sociedade , por questões de saúde mental , caracteriza-se como um isolamento social voluntário. O que nos tempos atuais,  tem sido um grande desafio para a Saúde Pública no Brasil .

A pandemia do COVID-19 , com o cenário de confinamento , de quebra da rotina e muitas incertezas envolvendo o futuro -empregos, mercado de trabalho, adaptação a uma nova realidade, tem surgido como efeito, o alto nível de causas depressivas, a alta elevação da ansiedade, trazendo sem dúvida graves consequência no  estado mental de que é submetido .

Na sequência, muitos indivíduos podem apresentar uma certa incapacitação profissional e estudantil , em consequência do estado depressivo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) , visto como um quadro que afeta as atividades cotidianas, a depressão ou outras doenças causadas pelo isolamento social , desenvolvidas pela ansiedade generalizada, podem levar ao suicídio, ou seja, resultada em um confinamento maior, o isolamento social, pode levar cerca de 30 % das pessoas  a morte, apenas por motivos, provocados pelo sofrimento psicológico alterado.

Portanto, há medidas que precisam ser tomadas para que se evite tal agravamento mental. Logo, é dever do MS (Ministério da Saúde)  ampliar a divulgação e a execução de projetos, que visem tratar pessoas e/ou pacientes depressivos. Nesse contexto, a divulgação dos projetos ocorreria por meio das redes sociais, contando com o apoio e a presença de psicólogos e psiquiatras no desenvolvimento, de palestras e projetos gratuitos, a todos da sociedade. Dessa forma, tal ação traria como efeito, uma maior e mais positiva qualidade de vida dos indivíduos .

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem??
    Bom, algumas observações…
    Em questão de gramatica, sem muitos erros,
    Sua Introdução ficou um pouco confusa pra mim, procure trazer um ponto de partida mais solido, uma alusão histórica, literária, filosófica… Isso deixara seu texto mais rico, e servira para dar base a “discussão”. Essa parte ficou muito informativa, nesse tipo de texto a ideia e trazer o tema para argumentar, não apenas informar sobre.
    O segundo paragrafo ficou um pouco vago, o conteúdo é bom, mas deveria trazer dados (pesquisas, frases, …) a respeito para realmente comprovar o que disse.
    A respeito da intervenção… Ótima, bem detalhada e com todos os elementos necessários.
    Obs: a redação não é ruim, e a ideia é ótima, procure aprimora-la para deixar mais rica.
    Espero ter ajudado :)

    • 1
  2. Sinto que você fugiu um pouco das propostas apresentadas em sua tese, que seriam a depressão como consequência do isolamento social forçado (provocado pelo governo) e como isolamento social voluntário (quando o individuo admite fraqueza). No primeiro caso, poderia-se terem sido abordados problemas sociais como o desemprego e outros. No segundo caso, poderiam ter sido citados problemas de auto-estima em relação a, pro exemplo, grupos sociais (como a turma do bairro, a turma da igreja etc). Você se perdeu um pouco citando assuntos como a pandemia, etc… Não ficou muito claro a relação dela com a depressão.
    A proposta de intervenção foi a melhor parte do seu texto. recomendo manter o mesmo nível de coerência nos parágrafos dos argumentos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.