A ansiedade foi de grande relevância na evolução, pois ela deixa o ser em estado de alerta, dessa forma tornando suas reações mais rápidas a estímulos de perigo. Hodiernamente, tal habilidade não é tão útil, pois o enfrentamento do estresses abstratos, é mais comum, nos quais tem difíceis resoluções, que causa um estado prolongado de asnidade, onde pode evoluir para depressão. Dessa forma, não há a busca de tratamento, por ela exigência extrema de sucesso em todas as áreas e não reconhecimento da depressão como doença.
A priore, é importante salientar que o sucesso em uma área na qual o indivíduo contato é reflexo da experiência com o que está em questão, porém as redes social demonstram esses resultados sem mostrar as experiências anteriores, enfatizando a cobrança e agravando a ansiedade. “O Mal-Estar da Civilização” um livro de Sigmond Froid, que aborda esse tema, desenvolvendo o conceito “Cultura do Sucesso” no qual o indivíduo é pressionado a ter exito em toda coisa que se propor a fazer, e essa imposição é capaz de subjugar ao mal estar moderno. Essa busca frustrada, no atual Brasil, se mostra frequente e a sua principal consequência é a ansiedade que com frequência evolui para a depressão.
Em segunda estância, deve-se mudar o pensamento, criado pelo movimento ultrarromântico do século XIX, que divulgava uma ideia errônea, onde a depressão era um sentimento e não uma doença. Conceito esse que foi refutado por inúmeros estudos que apontam os perigos do transtorno depressivo, que são responsáveis por mais de 800 mil casos de suicídio a cada ano, segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Portanto é inegável, que deve haver uma mobilização urgente para a mudança dessa mentalidade, perigosa, onde a depressão não é uma doença a ser combatida.
Dessa forma, é importante que o indivíduo e instituições públicas cooperem para combater o Transtorno Depressivo. Para isso, os indivíduos manifestando o seu senso crítico, devem combater a visão romântica da depressão, por intermédio de conteúdos das redes sociais. Por sua vez, o ministério da saúde precisa disseminar o valor da saúde mental, por meio de aulas interdisciplinares, que mostram como o bem estar mental é importante e deve ser zelado. Com isso esperasse que o índice de transtornos mentais, em geral, diminua, pois haverá o maior cuidado com o mesmo.
Sabrina Nogueira
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 80
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:180
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:180
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:200
engfbrunocorreia
De um modo geral achei boa sua redação.
Distribuiu bem os paragrafos;
As ideias estão bem conexas;
Na minha opinião, poderia ter explorado melhor o tem;
Pude observar erros de ortografia; principalmente no que diz respeito a concordância e palavras incorretas.
Sua conclusão ficou muito boa.
Espero ter ajudado.
Não atribui pontuação pois não sei como funcionam os critérios do Enem.
Yago42409
Oi, tudo bem? De início eu preciso te recomendar que utilize repertórios para contextualizar o tema, claro que se não tiver você pode também transcrever o tema, espreme-lo, eu notei erros de vírgula na sua redação, pratique as regras da vírgula, seus repertórios dos desenvolvimentos são muito bons, meus parabéns. Na sua 1° proposta faltou a finalidade, não respondeu pra quê será feito, sua 2° proposta está boa, lhe recomendo acompanhar as lives que aconteceram do dia 30/08 a 06/09 na pagina “redaçaotaticamil” no insta, boa sorte e bons estudos
Olá!
COMPETÊNCIA 1: Encontrei diversos erros gramaticais. “Sigmond Froid” não é assim o nome dele; “estância” instância; “asnidade” aqui acho que foi errod de digitação, mas mostra que você não releu seu texto, “Portanto é inegável,” conectivos sempre são separados por vírgula; “ministério da saúde” tinha que ser com letra maiúscula.
NOTA:100
COMPETÊNCIA 2: compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema (repertório sociocultural), dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. ( NÃO FUGIU DO TEMA, mas falou pouco sobre ansiedade)
NOTA:180
COMPETÊNCIA 3: Consegui identificar seu ponto de vista, e utilizou argumentos sólidos para afirmar sua Perspectiva de observação e entendimento. (utilizou repertório sociocultural)
NOTA:200
COMPETÊNCIA 4: Texto um pouco confuso, pode melhorar o uso dos conectivos, “Dessa forma, não há a busca de tratamento, por ela exigência extrema de sucesso em todas as áreas e não reconhecimento da depressão como doença.” achei isso meio confuso.
NOTA:160
COMPETÊNCIA 5: Apresentou uma excelente conclusão, com agente, modo, meio e resultado esperado, com detalhamento de um destes.
NOTA:200
NOTA FINAL: 840