Depressão e Ansiedade no Brasil: medidas para mitigar o problema
A depressão e o transtorno de ansiedade são doenças que atingem milhares de pessoas no mundo todo, no Brasil a depressão é mais comum em idosos de 60 a 64 anos enquanto a ansiedade abrange mais as mulheres na faixa etária entre 45 e 49 anos. Falta de assistência medica, descaso das famílias e pouco dialogo sobre esses problemas são alguns dos responsáveis pelo surgimento dessas doenças.
Cerca 5,8% da população sofre de alguns desses problemas, que afeta o total de 11,5 milhões de brasileiros segundo dados da organização mundial da saúde (OMS). Doenças mentais são dificilmente um assunto que se aborda em casa, na escola ou na mídia, as pessoas tem uma espécie de tabu quando se trata de doenças psíquicas e ele piora quando se fala em suicídio, sem contar com diversos indivíduos que não acreditam que transtornos mentais seja uma doença e por muitas vezes acabam agravando o caso de pessoas próximas a eles.
Esse mal psiquiátrico existe e não pode ser deixado de lado, é necessário falar sobre depressão, transtornos e suicídio pois falando sobre fica mais fácil e com isso pode se evitar que uma pessoa retire a própria vida. Começar a falar a respeito de distúrbios mentais sem preconceitos pode levar cidadãos que estejam se sentido deprimidos a começarem a se abrir e se sentirem seguros para falar sem medo de serem julgados.
Portanto falar sobre doenças mentais com a população é de extrema importância, logo algumas medidas podem ser tomadas como a criação de um projeto com a participação do Serviço Nacional de Doenças Mentais (ARCA) juntamente com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Ministério da Educação que abordara sobre doenças mentais nas escolas estimulando os estudantes a falarem sobre assunto tanto na escola como em casa com seus familiares, além de fornecer projetos com psicólogos para que jovens se sintam confortáveis a expressar o que sentem, pois quando você começa a falar fica mais fácil.
ANGELMUSIC
HELLO, saramirandass .
Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
>Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa. Porém percebi alguns desvios gramaticais.
> consegui identifica de maneira direta a sua tese. Isso é o primeiro ponto que o leitor de vê observar em sua redação.
> Usou conectivos , ligando os parágrafos em si, e no seu contexto.
> Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
>Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS. EXPOR DADOS AJUDA MUITO TAMBÉM.
> CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa, PORÉM ACHEI UM POUCA VAGA, EXEMPLIFIQUE UM POUCO MAIS … ( MEDIANA). Pois não encontrei a presença de todos os agentes que é cobrado na mesma. AGENTE, AÇÃO , MEIO E RESULTADO.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
> Competência I : 180
> Competência II : 200
> Competência III: 180
>Competência IV: 180
> Competência V: 160
NOTA FINAL: 900
BONS ESTUDOS. ^_^
Anaamoreira
Competência 1: Apresenta bom domínio da norma culta formal, porém fique atento ao uso da pontuação.
160
Competência 2: Melhore um pouco mais a organização das suas ideias.Poderia ter usado citações, e dados estatísticos para enriquecer sua redação.
140
Competência 3: Apresenta uma boa argumentação.
160
Competência 4: Bom uso de conectivos.
160
Competência 5: Proposta de intervenção completa de acordo com os critérios do Enem.
200
Total:820
H.Mayara
Sua redação está incrível, claro que com a prática vc irá melhorar muito. Cuidado pra não escrever muito, e acabar deixando ideias vagas, lembre-se, expresse suas ideias com clareza, sem muita enrolação.
Vc tem um repertório incrível, usa bem os conectivos, sua conclusão tá muito boa, a proposta de intervenção, sem palavras!!! Continue assim.
Maria Carolina Gomes
Oii Sara, gostei da sua redação, bem estruturada e de acordo com o tema proposto.
No entanto, queria destacar alguns pontos:
– Introdução: bom contexto histórico, mas está um pouco extenso. Sugestão: poderia ter sido usado uma alusão histórica ou literária e usar os dados no desenvolvimento. Também o tema poderia ser mais explicitado na introdução.
– Des. I: ótimo dado, mas poderia ser colocado mais centralizado no desenvolvimento, para consolidar seu argumento.
– Des. II: senti falta de argumentos que comprovem a tese, como citações e dados.
– Conclusão: proposta de intervenção válida, com a presença dos 5 elementos. Poderia também ter usado o modelo de texto ciclo, relacionando com a introdução.
OBS: durante o texto, percebi a carência de conectivos, o que compromete a competência II, recomendo estudar uma tabela para usar de interligação dos parágrafos.
Nota:
I- 160
II- 120
III- 160
IV- 160
V- 200
Total: 800
Espero que tenha gostado, beijos ^_^
modestogalante
sua redação esta muito bom, só me dei falta de um alguns conectivos que poderiam ter usado para direcionar o caminho cronológico das ideias, mas de resto…..
daria nota 880
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa