Iniciante

Depressão: A doença do século

  • 1

A  série “Os treze porquês” retrata a história de Hanna, uma estudante depressiva que infelizmente tira sua própria vida. Analogamente a esta situação, o Brasil vêm sofrendo com a doença do século: a depressão. Neste contexto, essa problemática se deve não somente pela ausência de conversas familiares, como também pelo isolamento social causado pela pandemia.

Em primeiro plano, é lícito destacar que a falta de comunicação dentro de casa colabora para o aumento da depressão. A série “Ginny e Georgia”, disponível na Netflix, representa bem a relação conturbada de mãe e filha quando as duas evitam conversar, causando assim o início desta doença em Ginny. Desta forma, evidencia-se a necessidade do diálogo familiar para que este quadro não continue a perdurar.

Ademais, sabe-se que a pandemia do Covid 19 trouxe consigo diversas entraves, dentre elas o isolamento social. Conforme diz o filósofo Aristóteles “o homem é um animal político”, deste modo, a própria natureza humana exige vida em sociedade. Semelhantemente, quando a população é privada de conviver junta, surge um desencadeamento de pensamentos negativos, solidão e angústia que podem levar o ser humano à depressão. Logo, fica claro que a pandemia agravou ainda mais os casos desta doença no Brasil.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Sendo assim, urge que o Ministério da Saúde juntamente com o apoio familiar atue diretamente em campanhas que serão postadas nas redes sociais. Tais campanhas devem promover a importância da vida e incentivar os pais ou responsáveis a terem conversas frequentes com seus filhos. Espera-se com estas medidas que casos como o de Hanna sejam evitados.

Compartilhar

5 Correções

  1. Lulu, achei sua introdução boa utilizou bons argumentos. os seus desenvolvimentos ficou bom mas acho que devia aumentar a quantidade de linhas para argumentar melhor no mais muito boa sua redação. Boa sua conclusão mas devia fazer essas perguntas Quem? O que? Como? Por meio de? e qual a finalidade e finaliza com o repertorio da introdução. Nota 860

    • 0
  2. Redação bem elaborada, respaldada pela série para adentrar no que queria ser exposto. Observei que o autor teve o cuidado necessário de introduzir pontes para que o tema fosse melhor compreendido. Achei interessante a menção da situação atua do Covid-19, fato esse que sem sombra de duvidas contribuiu e vem contribuindo para o aumento desse mal gigantesco. O desenvolvimento do texto é claro e a conclusão nos direciona soluções plausíveis e possíveis dentro da realidade e do contexto.

    • 0
  3. Olá, segue a correção de um leigo :)

    [Citação/Contextualização – A série “Os treze porquês” retrata a história de Hanna, uma estudante depressiva que infelizmente tira sua própria vida]. [Tese – Analogamente a esta situação, o Brasil vêm sofrendo com a doença do século: a depressão]. [Proposta argumentativa – Neste contexto, essa problemática se deve não somente pela ausência de conversas familiares, como também pelo isolamento social causado pela pandemia.]

    Cumpriu-se a demanda de introdução (Contextualização, Tese e introdução argumentativa)

    Boa citação;

    Boa tese, senão, eu particularmente optaria por, ao invés de usar a palavra “situação” (situação: remete-se comumente a um fato da realidade), usaria algo do tipo “Analogamente a série/Analogamente ao exposto/Analogamente ao contexto”.
    Por conseguinte na mesma frase, eu não utilizaria o Brasil como sujeito vítima da doença do século (…o Brasil vêm sofrendo com a doença do século). Aparenta-se o Brasil, ao você o colocar nesse contexto, ser um indivíduo dotado de capacidades cognitivas. Sugiro você começar a usar sinônimos como: realidade brasileira, população/sociedade brasileira… E quando for algo relacionado ao país Brasil, você o usaria. Por exemplo, “A obra literária X, do autor Y, destaca a importância da normatização da Constituição Cidadã de 1998, tratando de pontos históricos como a validação dos fundamentais direitos sociais. Entretanto, analogamente ao exposto, não se vê *no* Brasil o cumprimento social prático de tais garantias fulcrais, atualmente.” Eu substituiria a sua frase por algo como, “Desse modo, analogamente ao exposto, a sociedade brasileira >atualmentefilósofo gregocasos de depressão que ocasionalmente levam ao suiçdio. Vejo que você colocou somente um ponto de intervenção, que está relacionado ao argumento 1, ficaria mais completo se você relacionasse também uma solução para o argumento 2, que fala sobre o isolamento social.

    Espero ter ajudado. Que a prática constante a/o leve ao pódio.

    • 1
  4. olá, tudo bem?

    Sua redação está muito bem escrita. A alusão a série no primeiro paragrafo não só facilita o entendimento do tema, mas também introduz as duas problemáticas que vc propôs de forma clara e objetiva. Estruturalmente seu texto está ótimo, mas acredito que o tema permitia um desenvolvimento mais profundo, e senti falta disso no primeiro parágrafo. Sua proposta de intervenção foi muito criativa e bem apresentada (informou quem será o responsável, como deve ser feito e porquê), e a forma como você trouxe de volta a alusão feita no primeiro paragrafo também foi muito inteligente e não deixou pontas soltas no seu texto.

    • 1
  5. oii, tudo bem?
    sua redação ficou muito boa!

    na introdução, vc apresentou uma série como recurso e conseguiu comparar com a realidade e apresentou corretamente a tese.
    no primeiro parágrafo de desenvolvimento, vc colocou outra série como recurso, não é obrigatório, mas eu indico tentar diversificar um pouco o repertório para não ficar colocando apenas séries. vc seguiu o que propôs na tese, porém achei a explicação um pouco vaga. acho que vc poderia ter explicitado melhor essa situação na série e ter detalhado mais.
    no segundo parágrafo de desenvolvimento, vc usou uma citação e relacionou muito bem com a questão do isolamento! gostei bastante desse parágrafo!
    na conclusão, tudo está bem explicado! apenas tome cuidado com repetição do “que” e de “campanhas”

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.