Aprendiz

Democratização do acesso ao saneamento básico no Brasil (MODELO ENEM)

  • 1

Na canção “Tempos Modernos” do cantor Lulu Santos, é idealizada uma sociedade justa e sem hipocrisia. Entretanto, no que tange à situação do saneamento básico no Brasil, a mensagem da música não se encaixa na conjuntura exposta, já que visa uma deplorável rede de esgoto e escassez de água. Nessa perspectiva, a negligência governamental e o silenciamento populacional a não exigir os seus direitos, são uma problemática. 

 

Primeiramente, é imprescindível destacar a insuficiência do governo na democratização do acesso ao saneamento básico. Segundo a Constituição Federal de 1988, a saúde pública é um direito de todos. Contudo, a falta de investimento nas regiões precárias, agrava a desigualdade socioeconômica no que diz respeito ao direito de higienização básica para toda a população brasileira. Consequentemente, tal lacuna ocasiona diversas doenças aos cidadãos,  que sem os cuidados necessários, podem levar até mesmo à morte. 

 

Ademais, é importante pontuar o impacto que o silenciamento populacional interfere no acesso dos meios principais de saneamento. Sob esse viés, a Lei da Inércia criada por Isaac Newton relata que o corpo não sofre deslocamento sem uma variação de velocidade. Logo, sem o movimento populacional na busca dos seus direitos básicos de higienização que é imposto por lei, nada mudará e a força nula será mantida.  

 

Portanto, medidas devem ser tomadas para combater este cenário alarmante. Desse modo, cabe ao Governo em parceria com o Ministério da Saúde implantar diretrizes eficazes que investem,  por meio da fiscalização, semanalmente e proporcionem saneamento básico para as regiões marginalizadas. A fim de, conceder a diminuição de doenças e o  acesso igualitário a todos os indivíduos, gerando uma sociedade justa no que se refere a música “Tempos Modernos” de Lulu Santos. 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiie =)
    Ótima redação!
    Só toma cuidado com a vírgula após o conectivo “contudo” e fique bem atenta aos 5 elementos da conclusão que são, sem exceção, exigidos pelo Enem.
    Agente: ok
    Ação: ok, só cuidado com a finalização dele, a palavra “investem” ficou muito “jogada”.
    Modo/meio: ok
    Detalhamento: faltou (e fique atenta às modificações na correção)
    Finalidade: ok
    Nota:
    C1: 180
    C2: 200
    C3:160
    C4:200
    C5:160
    = 900

    • 1
  2. A redação está muito boa.
    As competências de argumentação daria nota máxima, já que usou bom repertório sócio cultural como a lei da inércia e a Constituição e autoria nos argumentos.
    Na proposta de intervenção devemos sempre utilizar de 5 métodos, agente (usado), ação (acho q faltou, como você iria implantar essas diretrizes? Projeto de lei, propagandas?), modo/meio (usado), detalhamento (usado) e finalidade (usado)
    Por fim, para mim sua nota ficaria entre 920 e 960, por conta da PI e consequentemente alguns erros de escrita
    Até mais…

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.