Iniciante

Democratização do acesso ao livro no Brasil

  • 0

Dados da pesquisa retratos da leitura no Brasil mostram que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores. Nesse sentido,esses números demonstram piora, o problema da democratização do acesso ao livro continua presente,visto que essa barreira é bem atual. Dessa forma, em razão do silenciamente e da lacuna educacional, emerge um problema complexo, que precisa se revertido.

Primeiramente, é preciso salientar, que o sileciamento é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna,muitos discurso são silenciados para estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre a democratização do acesso ao livro, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua resolução dificultada.

Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. De acordo com o filósofo Kant, o ser humana é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange à democratização do acesso ao livro, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para sala de aula.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com o ministério da educação, promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores, especialista no assunto e escritores. Além disso, esses eventos devem ser abertos a comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância da democratização do acesso ao livro e se tornem cidadãos atuante na busca de resoluções.

Compartilhar

4 Correções

  1. Primeiro parabéns pelo seu texto, gostei que ele foi direto ao assunto de uma forma bem clara o que é ótimo. Seu parágrafo introdutório está bom, só se esqueceu de deixar claro entre aspas sobre o responsável da pesquisa. Cuidado com erros ortográficos e com a concordância. De resto é um texto muito bom!

    • 1
  2. Olá, ficou ótima sua redação argumentou muito bem a ponto de convencer o leitor. Só tenho algumas dicas p melhorar.

    INTRODUÇÃO: quando for colocar alguma pesquisa, lembre-se de colocar o nome da mesma entre aspas
    Para enfatizar que o problema é atual você poderia ter utilizado uma forma mais culta doq “bem atual”, poderia trocar por acertadamente atual, ou devidamente atual.
    O restante ficou ótimo explicitando os argumentos

    D1: para que* estruturas de poder sejam mantidas. De resto, argumentou bem utilizou os argumentos de forma pertinente

    D2: Ser humano*
    Utilizou verifica-se novamente, vc poderia trocar por fica evidente que…
    De resto ficou ótimo sua abordagem sobre a problemática e utilizou corretamente as conjunções.

    Intervenção: lembre-se de quando for citar algum ministério a primeira letra precisa estar em letra maiúscula “Ministério da Educação”, concordância “cuidadões atuantes*”. No mais gostei bastante da sua proposta e contém os requisitos

    É isso, espero ter ajudado, foi uma ótima redação de se ler, vc tem bastante senso crítico é isso é essencial!

    Nota: 760

    • 1
  3. OLÁ, BOM DIA.
    dá pra ver que vc tem o conhecimento sobre o texto argumentativo, só precisa melhorar a introdução e jamais colocar dados sem a fonte.
    Acho que com essa redação você tiraria 700.
    Gostei muito da conclusão
    Continue treinando, você está no caminho certo.

    (CORRIJA A MINHA TAMBÉM, POR FAVOR)

    • 1
  4. Olá, tudo bem?
    Depois de ler sua redação, vou fazer uns apontamentos para avaliarmos seu texto, ok?!

    INTRODUÇÃO
    – se você vai citar uma pesquisa, nome de site, algo assim, deve deixar evidente, ou seja, entre aspas, para que o leitor entenda.
    – cuidado com a gramática das palavras, “silenciamente”, onde deveria ser “silenciamento”, isso pode prejudicar seu texto.

    D2
    – concordância, em: “Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna,muitos discurso são silenciados para estruturas de poder sejam mantidas.”. Talvez, ficaria melhor sendo: “Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos discursos são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas.”

    D3
    – bem explicativo, trouxe repertório, justificou.

    INTERVENÇÃO
    – mas as escolas não recebem auxílio do Ministério da Educação? Não fazem parte?
    – uma sugestão, é que as ações poderiam acontecer de forma extraclasse também.

    Seu texto ficou bem direto, explicativo, justificado, e você trouxe a intervenção nas causas do problema, o que é excelente.

    No mais, parabéns pelo seu trabalho. Espero ter lhe ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.