Na Idade Média, os feudos eram cercados por grandes muros que separavam a população, dando apenas à nobreza o acesso a diversos bens e serviços. Fora da alusão, o Brasil contemporâneo apresenta as mesmas condições no que tange à questão da democratização do acesso ao ensino de língua estrangeira. Nesse âmbito, urge a adoção de medidas para a reversão da situação.
Mormente, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução a segregação socioespacial. Segundo Zuenir Ventura, a mesma promove uma “cidade partida”, onde as ferramentas que permitem a prática da cidadania estão disponíveis apenas nos locais de maior renda. Infelizmente, o cenário descrito pelo jornalista é comum no país, uma vez que a maior parte dos cursos de idiomas se localizam no centro dos municípios, nem sempre acessíveis para os moradores de regiões periféricas.
Em segundo plano, é importante salientar que a falta de investimento é uma causa latente do problema. Arthur Lewis defende que a educação sempre foi um investimento com retorno garantido. Todavia, em contraposição às ideias do economista, o ensino da língua estrangeira não possui a devida aplicação governamental no território nacional, sendo raras as oportunidades de estudar grauitamente linguagens forasteiras. Devido aos altos preços cobrados pelos cursos de línguas, pessoas sem condições de bancá-los acabam não tendo acesso a esse recurso.
Portanto, é indispensável a adoção de medidas para a solução do panorama. Assim, o MEC, em união a cursos particulares de idiomas, deve realizar cursos gratuitos de línguas estrangeiras por meio de professores especializados no objetivo de garantir o aprendizado de outras línguas por todos os estudantes, abrindo a eles maiores oportunidades futuras de ingressar em uma universidade, conseguir um emprego ou passar em um concurso. Desse modo, talvez possa ser criado um cenário mais distante da realidade feudal.
Isaas15
Olá, boa noite! Você escreve bem, mas possui uns erros de português. Como não sou professora não posso falar o que é certo e errado com precisão :/. Vou te dar 180 nessa competência, tá bom?
Você argumenta bem 180. Apresentou os conectivos 200, entendeu o tema 200.
Na proposta de intervenção:
“Portanto, é indispensável a adoção de medidas para a solução do panorama.” –> Sim, isso o corretor sabe. Mas não ficaria melhor já ir direto pro que deve ser feito ou para o agente? Porque pode parecer uma outra intervenção. De qualquer forma, se a outra estiver completinha não tem problema.
Assim, o MEC, (quem) em união a cursos particulares de idiomas, deve realizar cursos gratuitos de línguas estrangeiras (o quê) por meio de professores especializados (como) no objetivo de garantir o aprendizado de outras línguas por todos os estudantes, abrindo a eles maiores oportunidades futuras de ingressar em uma universidade, conseguir um emprego ou passar em um concurso.(para quê) Desse modo, talvez possa ser criado um cenário mais distante da realidade feudal.
Esse talvez aí não caiu bem… Competência 5: 120
Felipe35a
Olá, Rita, a sua redação tá muito bem escrita e com dados bem colocados mas contém alguns erros. Na sua introdução, coloque os dois pontos que você irá desenvolver, mas no geral, sua introdução está boa. Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento tá bem feito e com uma fonte bem colocada, porém. faltou apenas finalizar a ideia do parágrafo, coloque algum conectivo de conclusão. No seu segundo parágrafo de desenvolvimento falta a mesma coisa do primeiro: finalizar a ideia. Sua conclusão estaria ótima e sem erro se não fosse a palavra ”talvez”, evite colocar palavras que gerem dúvidas.
Você escreve muito bem e seus erros foram poucos, gostei muito da sua redação.
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita
Nota: 200
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 160
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 160
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 200
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 160
Sua nota é: 880
EversonP1
Gostei da estrutura da sua redação e percebi que você teve um certo domínio do assunto, percebi também que já na conclusão você usou a palavra “talvez” deixando a entender que o seu domínio do assunto é meio de qualidade duvidosa, entende oque eu quis fala?! Tome cuidado apenas nas concordâncias dos termos e mostre domínio sobre o assunto, não use termos de possibilidade, afirme oque deve ser feito assim seu texto terá mais credibilidade.