No início do século XX houve a criação do primeiro filme que retratava a ida do homem à lua, este, deu deu início a classe de filmes “científico-futurista”. Na atualidade o cinema é uma das principais formas de entreterimento brasileiro, mas, em regiões longes de centros econômicos essa realidade ainda não chegou, pois, a difícil locomoção de pessoas a “shoppings” e falta de políticas públicas de inserção da população de baixa renda dificultam sua realização.
Em primeiro lugar, a restrição se “shoppings” a centros econômicos dificulta a ida de pessoas de periferias e interiores aos mesmos, logo, essa realidade cria um pensamento de que o cinema é apenas para ser visitado por pessoas ricas, criando assim, um preconceito por parte da população de alta renda sobre os de baixa.
Ademais, a falta de políticas públicas acerca do tema restringe ainda mais o acesso à pessoas estáveis economicamente. Não há no Brasil, atualmente, um programa eficaz para iniciação de pessoas pobres a esse tipo de entreterimento, gerando assim, um descaso das partes políticas brasileiras em relação aos mais carentes.
Tendo em vista o exposto, o governo, não figura do ministério da cidadania, deve inserir pessoas de baixa renda à prática do cinema por meio da criação de salas de exibição gratuita em regiões periféricas e interiores, conciliando assim a população e as formas de lazer. Já dizia Hegel: o estado é o pai da população, e por isso deve cuidar de seus filhos. Sendo assim há a necessidade da execução desses atos para maior satisfação das partes mais carentes do Brasil.
Filipe NunesIniciante
Corrijo de volta. Democratização do acesso ao cinema
Compartilhar
janicleiarodrigues
Preste maior atenção no uso da vírgula após os conectivos. A utilização da palavra refuter em seu texto causou sentido aposto ao que você pretendia passar, pois refutar o assuntos nas escolas significa negar a existência do mesmo. Procure organizar melhor seu texto também, aparentemente sua conclusão está bem maior que os parágrafos de desenvolvimento.
Danilo112233
redação:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
100
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
120
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
100
5. Respeito aos direitos humanos
200
Nota 640
Frizzo00
muito boa redação!
Bom dia, Boa tarde, Boa noite!
Então, achei sua redação muito boa e completa. Utilizou muitos argumentos que defendem o seu ponto de vista. Sua introdução está bem completa, apresentando a sua tese; o desenvolvimento também, onde você utilizou seus argumentos; e a conclusão está boa, onde você consegue trazer uma solução concreta para o problema.
Eu não sei corrigir com nota de ENEM, desculpa.
Parabéns pela redação!
Alicekice
ção não é plural e também a palavra população é do genero feminino e não do masculino . Sendo assim o correto seria ” parte da população de alta renda sobre a (população) de baixa”
4º ” acesso à pessoas estáveis economicamente” – A regra do uso da crase é a junção da preposição ”a” com o artigo ”a” ; a forma nominal ”acesso” rege a preposição ”a” , contudo ” pessoas’ é uma palavra no plural , aceitando artigo no plural e não no singular
5º ” Não há no Brasil, atualmente, um programa eficaz para iniciação de pessoas pobres a esse tipo de entreterimento” – Textualmente ficaria mais inteligível da substituição da palavra ”iniciação” por ”inserção”
6° Entendi o que você quis dizer
Leandro Alexandre
A sua redação esta boa,
mais tente diminuir os espaços entre as palavras , o uso de virgulas peste mais atenção.
Tente abranger apenas um tema em sua redação pois o mesmo ficou muito amplo.
Os erros ortográficos procure rever e melhorar…
E por fim: Tente estruturar o máximo possível os parágrafos não deixando grande nem pequeno…. Deixando em um tamanha razoável…
joaopx15
Eu estou fazendo apenas um teste, porque eu não sei se realmente o meu perfil de correções está funcionando no exato momento. Então, ressalto novamente: Isso é um teste de funcionamento. Mas a princípio, eu achei o seu texto muito bom, com boas direções argumentativas e coerente. ***********************
Marcos7
Oi, tudo bem? É importante que vc fique atento com as regras gramaticais. O texto apresenta muitos locais sem vírgulas. No primeiro parágrafo de desenvolvimento, por exemplo, vc não usou a vírgula nenhuma vez. (na frase: com os jovens mais conectados, tem-se o aumento da solução) nessa frase, assim como em outros pontos, vc deixou passar a vírgulas. Creio que relendo com calma, você encontra esses erros. Além disso, vc pode usar mais conectivos e usar alusões históricas ou citações também,pq isso enriquece mais a redação. Tente defender mais a sua tese nos parágrafos de desenvolvimento, ficou um pouco vago. Espero que de alguma forma te ajude!
Leeitee
1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
2- desenvolveu bem o tema proposto.
3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.
João Victor
Erros :
1º ” … homem à lua, este, deu deu início a classe de filmes científico-futurista ” – O pronome ”este” está na função substantiva sendo um sujeito do verbo ”deu” , sendo assim não pode haver separação dos termos por vírgula.
2º ” … essa realidade ainda não chegou, pois, a difícil locomoção de pessoas a “shoppings” … ” – O ”pois” com a ideia explicativa que vc quis dar à frase , não dever ser inserida a vírgula posterior , visto que este uso se trata à ideia conclusiva da conjunção ”pois” ; o ”pois” explicativo somente aceita a vírgula anterior
3° ” um preconceito por parte da população de alta renda sobre os de baixa” – Atenção ao paralelismo sintático ; ao utilizar a expressão ”população de alta renda ” você deveria ter utilizado em sequencia um artigo no singular , pois a palavra população não é plural e também a palavra população é do genero feminino e não do masculino . Sendo assim o correto seria ” parte da população de alta renda sobre a (população) de baixa”
4º ” acesso à pessoas estáveis economicamente” – A regra do uso da crase é a junção da preposição ”a” com o artigo ”a” ; a forma nominal ”acesso” rege a preposição ”a” , contudo ” pessoas’ é uma palavra no plural , aceitando artigo no plural e não no singular
5º ” Não há no Brasil, atualmente, um programa eficaz para iniciação de pessoas pobres a esse tipo de entreterimento” – Textualmente ficaria mais inteligível da substituição da palavra ”iniciação” por ”inserção”
6° Entendi o que você quis dizer com ” centros econômicos” , mas em uma dissertação seja direto , objetivo , conciso assim um ótimo antônimo para periferias e interiores é a capital
7º No mais , as ideias do texto são boas; tente articular mais as ideias ; retomar as ideias no parágrafo de conclusão com mais enfase e clareza quando for citar o as possiveis soluções ou não , em relação a citação de Hegel , é legal …. mas tenha cuidado pra não ficar meio fora de contexto , pense que tudo no texto é uma engrenagem que se completam para dar sentido ao todo .
EM RELAÇÃO A SITAÇÃO DE FILOSOFOS , FICA A DICA : https://www.stoodi.com.br/blog/2016/05/12/citacoes-na-dissertacao/
Filipe Nunes
Boa tarde.
Obrigado por corrigir.
Mas, em relação à nota, quanto você daria? Gostei de sua correção.
João Victor
Faz muito tempo que não realizo provas do Enem . Não entendo mais como funciona a divisão das notas na redação , sendo assim me restringirei aos comentários .
Bons Estudos .
Bom Dia !
Alyson_Roberto
Alguns erros de gramática e concordância, porém o tema foi bem desenvolvido. Nota 920.
C1=160
C2=200
C3=200
C4=200
C5=160