Em uma das cenas do filme “Up:altas aventuras”, o protagonista Carl Friedricksen, quando jovem, vai ao cinema assistir um longa-metragem sobre um aventureiro que, o inspira a se tornar como tal, ao atingir a maioridade. Fora da ficção,é fato que a ida às salas cinematográficas no Brasil contemporâneo ainda não é democratizada de maneira digna, visto que, a dificuldade de assegurar esse direito se faz presente em todo o país. Com efeito, para que esse cenário se ausente da realidade dos brasileiros, deve haver mudança de pensamento do corpo social e maior atenção estatal.
Em primeira análise, é fulcral ressaltar a importância das obras cinematográficas na construção de uma sociedade que aprecie a “sétima arte”. Consoante o filósofo Geog Hegel,a arte é capaz de cultivar o humano no homem e despertar sentimentos adormecidos.Indo ao encontro dessa visão,os filmes e documentários têm como função principal intensificar o processo de conhecimento de diversas culturas e entreter o público,fato que é dificilmente alcançado no país,uma vez que a sociedade não almeja a aquisição de novos conhecimentos e opta por assistir filmes que apresentem uma maior função humorística em detrimento de obras que possam aumentar sua capacidade intelectual e cultural. Além disso, a desvalorização dos filmes nacionais também intensifica o problema,pois a aquisição de conteúdos cinematográficos estrangeiros distancia o brasileiro de sua própria cultura,além de desvalorizar a arte “verde-amarela”.Em vista disso,enquanto os indivíduos optarem por usufruir majoritariamente de longas-metragens que os entretenham, a atenuação do impasse vigente será exceção.
Outrossim,há de se destacar a participação do governo no que tange à perpetuação da problemática.De acordo com o artigo 227 da Constituição Federal,cabe ao Poder Público assegurar toda forma de manifestação cultural e sua difusão.Entretanto,tal princípio constitucional não é exercido de modo adequado hodiernamente, haja visto que a dificuldade de se deslocar aos cinemas é vivenciada com maior intensidade nas áreas periféricas do país,pois,nesses locais,há uma menor quantidade de salas cinematográficas,o que propicia um entrave para que todos os cidadãos possam ter acesso a esses direitos culturais.Ademais,o impasse se intensifica quando se observa que a maioria das salas se encontra nos “shopping centers”,fato que encarece o preço dos ingressos e facilita o acesso a pessoas de classes sociais mais favorecidas economicamente.Desse modo,não é razoável que o Estado mantenha uma postura de indiferença perante tal situação.
Interfere-se, portanto que a realidade vivenciada por Carl Friedricksen deve ser efetivada no Brasil hodierno. À sociedade cabe, por meio das redes sociais, influenciar os cidadãos a optarem por assistir filmes nacionais com o intuito de que a ANCINE(Agência Nacional de Cinema)seja capaz de produzir mais conteúdos para o público.É imprescindível,também,que o Ministério da Cidadania,por intermédio de verbas governamentais,aumente a quantidade de salas cinematográficas nas áreas periféricas do Brasil-especialmente nas regiões Norte e Nordeste,onde a problemática se intensifica-objetivando uma maior inclusão dessas pessoas no acesso ao cinema.Assim,realizada a efetiva ação entre as duas esferas,os brasileiros poderão assistir à verdadeira valorização da “sétima arte”.
Kaique Dos Santos Almeida
Bom dia, parabéns por escrever!
Vamos a redação!
A sua construção textual é muito bem elaborada, pois o fluxo e o encadeamento de orações, ideias e argumentos seguem uma linha de raciocínio muito firme e convincente. Nesse sentido, é importante ressaltar que as retomadas contextuais são de grande valor para sua redação – eu mesmo gostei muito do começo da conclusão e vou aderir às minhas redações- visto que a sua contextualização agrega muito valor no que é discutido. No entanto, as ações dos agentes apresentam escassez de detalhamento – mesmo que baixo ou não muito perceptível – na resolução das ações, pois por mais que a Ancine faça a produção de conteúdo a relação cidadão-sociedade acaba confundindo o entendimento do leitor em entender distinguir os indivíduos, sendo que os membros da sociedade são cidadãos. A adesão das regiões pobres como o norte e nordeste trouxe uma nova informação não exemplificada ou abordada, que é mal vista pelos corretores. Assim sendo, a reformada final ao contexto mencionado antes caracteriza seu texto como “texto circuito”, uma vez que o encadeamento de ideias é muito presente e o fluxo das informações não se perderam. Desse modo, sua produção textual tem grande potencial e suporte ao leitor, mesmo que apresente desvios em determinados momentos.
Bons estudos! Rumo ao 1000.
lucas101020
Competência I-140 teve vários erros ortográficos e frases com erro claro e evidente, e pelo repertório e o uso de palavras “difíceis” creo que os corretores não vão deixar passar.
Competência II-200 mostrou domínio dos repertórios.
Competência III-160 pois encontrei pequenos erros, na estrutural e um vaco entre alguns pensamentos.
Competência IV-200 não vi erro além do, pois ! Então fecharia a compeetenciu
Competência V-200 super rica e detalhado, respondendo todas as perguntas que se ver responder em uma introdução.
Nota:960
JuliaFagundes21
Oieee!
1.Cuida o uso das vírgulas
2.No segundo parágrafo deu uma fugida do tema
3.Boa introdução!
4.Bom terceiro parágrafo!
Competência 1 – 160
Competência 2 – 200
Competência 3 – 160
Competência 4 – 200
Competência 5 – 200
TOTAL: 920
Acho que você chega no mil hein? Orgulho da família!
Luvas
Competência I-140 teve vários erros ortográficos e frases com erro claro e evidente, e pelo repertório e o uso de palavras “difíceis” creo que os corretores não vão deixar passar.
Competência II-200 mostrou domínio dos repertórios.
Competência III-160 pois encontrei pequenos erros, na estrutural e um vaco entre alguns pensamentos.
Competência IV-200 não vi erro além do, pois ! Então fecharia a compeetenciu
Competência V-200 super rica e detalhado, respondendo todas as perguntas que se ver responder em uma introdução.
Nota:900
Matheusfaustino123321
Bom Dia!
Cpt.1 – 1 – não precisa da virgula em ” longa-metragem sobre um aventureiro que, o inspira a se tornar como tal, ao atingir a maioridade. ” já que na frente não é um aposto.
2- “opta por assistir filmes que apresentem uma maior função humorística em detrimento de obras que possam aumentar sua capacidade intelectual e cultural.” nessa parte,é necessário uma virgula para isolar o aposto; em detrimento de obras que possam aumentar sua capacidade intelectual e cultural.
3- “À sociedade cabe, por meio das redes sociais, influenciar os cidadãos a optarem por assistir filmes nacionais com o intuito de que a ANCINE”, falta virgula em; “optarem por assistir filmes nacionais, com o intuito de que…”.
4- “aumente a quantidade de salas cinematográficas nas áreas periféricas do Brasil” faltou virgula apos o BRasil, visto que depois vem um aposto.
5- “onde a problemática se intensifica” tambem deveria estar isolado
ANALISANDO O TEXTO
1. Eu gostei bastante, a introducao ta muito boa, só que o seu segundo paragrafo, acho que tangenciou um pouco, por vc n fala sobre a democratização e não se atenta o acesso, mas sim no desenvolvimento da população. O texto pede democratizacao, independente do tipo de filme.
2. o terceiro paragrafo eu gostei bastante, vc se atentou ao tema, sempre com um repertorio diversificado.
5. Resumindo, gostei muito do texto, não sou expert em acentuação nem crase, mas identifiquei muitos erros de virgula
notas
c1- 160
c2-200
c3- 160
c4- 200
c5-200
TOTAL ; 920
mayslle
Competência I-160 teve vários erros ortográficos,o pois foi colocado entre vírgulas e não pode pois é conectivo explicativo.
Competência II-200 mostrou domínio dos repertórios .
Competência III-160 pois encontrei pequenos erros no PT,apesar,de as ideias estarem bem desenvolvidas.
Competência IV-200 não vi erro nos conectivos somente no pois,mas,isso não impede de tirar 200 a não ser que tenha 2 erros de conectivos vc não fecha a competência.
Competência V-200
Nota:920
Lulugu
Olá, Failez. Encontrei no seu texto um erro que eu também tenho: escrever demais! kkkk
Então, seu texto tem uma ótima estrutura e boa argumentação, porem, apresenta algumas falhas. Na introdução, o verbo assistir é VTI, necessita do artigo “a”, logo após um erro na colocação de vírgulas. Mesmo assim, consegui entender o gancho que seu texto irá ter, pautado no corpo social e atenção estatal.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você pecou muito ao tratar o filme humorístico com uma obra que não traz benefícios (foi o que deu a entender) EVITE, pois isso pode comprometer sua nota pautado no ferimento dos direitos humanos (liberdade pessoal de opção). Outro erro foi a questão de que a não democratização ocorre por quê? Pela falta das pessoas assistirem aos filmes que aumentem seu intelecto? Um pouco sem sentido…
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você diz que o acesso é ligado a poucas salas, no entanto, mais tarde afirma que é uma questão financeira. Escolha um lado apenas, facilita a minha compreensão e eleva sua argumentação.
Na conclusão, você detalhou muito bem, parabens! Porém colocou um arranjo nela que deveria atribuir logo no segundo parágrafo: a questão da ANVISA. No mais, gostei demais da sua redação. Tente escrever menos, reformulando suas ideias centrais que darão credibilidade ao texto!
REVISE:
PONTUAÇÃO;
SINÔNIMOS;
REPETIÇÃO DE IDÉIAS;
Parabéns e Boa sorte!
Juhh
sua redação está boa, cuidado para não escrever demais e chegar na hora da prova não conseguir escrever tudo, já que só são disponíveis 30 linhas para você desenvolver sua redação. Tem que tomar cuidado para não fugir do tema e se atentar um pouco mais às regras de pontuação. Continue assim que você vai longe