Iniciante

Democratização do acesso ao cinema no Brasil – ENEM –

  • 2

A Globalização ocorreu pouco tempo depois da primeira exibição pública do cinema, em Paris. Esses acontecimentos foram revolucionários, trazendo muita tecnologia e informação para várias partes do mundo. Infelizmente, o compartilhamneto de conhecimentos não foi igual para todos. Assim sendo, percebe-se que o impasse em questão fere o artigo 5° da Constituição federal de 1988, o qual assegura à todos os cidadãos direitos iguais – quanto à lazer, educação entre outras – . Nesse cenário, vê-se a ausência da justica na sociedade brasileira.
Em primeiro plano, hodiernamente o cinema cresceu cerca de 50% entre os brasileiros. Isso mostra que a informacao veiculada por meio do cinema possui grande poder de persuasão no corpo social. Além disso, a desigualdade da distribuicao do cinema é provada com dados da ANCINE, em 2019, onde o Norte e o Nordeste do Brasil são totalmente excluídos do universo cinematográfico. Essa é a triste e inaceitável realidade do país, revelando a nao democratizaçao do cinema aos brasileiros
Por outro prisma, é preciso entender que o cienma não é apenas um promotor de lazer, mas também um difusor de conhecimento e dados informativos. Por essa razão, é necessário possibilitar o acesso ao cinema para todos os cidadãos no Brasil. Ainda, consoante a essa questão, o filósofo grego Aristóteles diz: ” A justiça é a base da sociedade”. Dessa forma, conclui-se que para um bom desenvolvimento social é mister a igualdade dos direitos assegurados pela Constituição, independendo de raça, crença ou classe social.
Portanto, para solucionat os problemas discorridos no que tange à democratização do cinema e a carência de justica no âmbito social é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC) crie pontos de cinemas para possibilitar o acesso às famílias menos favorecidas. Ademais, em parceria com as Universidades Públicas – disponibilizadoras do espaço para a transmissao do conteúdo cinemático – tudo isso deve ser feito por meio de verbas governamentais. Enfim, com o objetivo de levar o cinema para as pequenas cidades e reduzir a desiguladade social entre a população brasileira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Espero que sim.
    Bom… Seu texto está bom, contudo eu percebi certos erros de acentuação e nos usos de vírgulas.
    Há algumas repetições de palavras que poderiam ser substituídas por seus sinônimos.
    Sua tese não explícita muito o que você colocará nos seus argumentos.
    Em relação aos direitos citados na introdução acredito que você poeria ter colocado o direito à cultura.
    Sua argumentação boa, mas não muito sólida.
    Bom… Esses são alguns pontos.
    Tente estudar mais a estrutura de sua argumentação e gramática.
    Espero ter te ajudado.
    Se possível, corrija a minha também.

    • 1
  2. Olá, boa tarde.
    Tome cuidado com os erros ortográficos, foram diversos encontrados, tanto quanto a flata de acentuação quanto a escrita errada, você perde diversos pontos na competência 1.
    Nas competências 2 e 5 foram bem desenvolvidas e capacitadas, apresentaram o uso do repertório, entendimento nítido do tema e a proposta de intervenção.
    Tente explorar e encaixar melhor um parágrafo com o outro, conectando uns aos outros, sempre retomando de forma lógica e evitando a redundância, assim pode tirar uma ótima nota nas competências 3 e 4.
    Espero ter te ajudado!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.