“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” (Enem 2019)

  • 0

Ir ao cinema está se tornando uma atividade cada vez mais cara no Brasil. Não só pelo preço do ingresso, mas também pela concentração de empresas de distribuição cinematográfica no sul e sudeste do país. Sendo assim, regiões cuja população é mais carente — como Norte e Nordeste — acabam não tendo a oportunidade de incorporar-se neste meio cultural.

A obra cinematográfica “Parasita” — Vencedor do Oscar de melhor filme de 2019 — relata a discrepância entre as classes sociais. Entretanto, apenas pessoas de grupos mais elevados tiveram fácil acesso à narrativa. Chega a ser irônico um filme com tal temática ter sua difusão tão limitada.

Serviços de Streaming estão na moda, muito por conta de ser uma alternativa mais acessível a longas e curtas metragens. A Netflix — empresa de grande sucesso no ramo — divulga dados anualmente que evidenciam o Brasil como terceiro maior mercado da companhia. Porém, ainda não é algo que atinge toda a população, também em razão de seu custo.

É preciso que a cultura cinematográfica tenha maior alcance. A própria comunidade pode se atentar a isso promovendo eventos para a exibição de películas de cinema nos próprios ambientes comunitários. Isso traria as pessoas para este meio cultural contribuindo de maneira acertiva com o desenvolvimento intelectual de muitos. “A cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu todo o resto.”— Émile Henriot.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua redação está bem escrita, Parabéns
    Acho que você deveria colocar seu segundo parágrafo acima do primeiro parágrafo e explicar o problema abordado sobre as classes sociais no filme Parasita (história do filme, quais são as discrepâncias). Pelo menos é o padrão das redações nota 1000 no ENEM.
    Utilizar conectivos na sua redação com a finalidade de dar mais coesão entre parágrafos. ex: primeiramente, nesse sentido, Por outro Lado e etc.
    Desenvolva mais sua conclusão: A comunidade deveria exibir filmes no centros comunitários para as famílias de baixa renda, utilizando até mesmo televisão e buscando parcerias com prefeituras para desenvolvimento do evento, com a finalidade de aumentar o senso críticos da população.
    Acho que sua citação de Émile Henriot está sem sentido. Tente usar alguma conectivo. Dessa forma, assim como a citação de Émile, a sociedade informada informa poderá mudar o mundo e a sua forma de viver. Algo nesse sentido.

    • 1
  2. Inicialmente a argumentos e referencias boas, que podem ser aproveitadas de maneira melhor, busque por mais sinônimos para evitar repetições e ao criticar algum problema tente ao máximo ser imparcial mesmo deixando traços de sua identidade textual. Criticar ou tentar mudar uma “cultura” tá proposta de intervenção é um pouco problemático, então seria melhor citar um agente. A nota é de 740 a 880

    • 1
  3. Ficou bom, porém, acho que deveria ter colocado um Agente na proposta de intervenção, conhecendo os 7 Agentes
    Temos a Sociedade, que você acabou trocando por “Comunidade”, desculpa se eu esteja equivocada kkk, sou nova nisso. Ademais, seus argumentos são convincentes e segue a proposta do tema, sua nota seria em torno de 880 à 900.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.