Iniciante

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”, disse o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Nessa perspectiva, percebe-se que a democratização do acesso ao cinema não ocorre, o que evidencia uma série de problemas sociais.

A princípio, é válido ressaltar que o cinema é um tipo de arte e a arte agrega a cultura, dessa forma, a democratização do acesso ao cinema no Brasil traria aos cidadãos brasileiros não apenas uma nova forma de aproveitar os momentos de lazer como também a oportunidade de ampliar suas visões de mundo. Além disso, vale frisar que a burocratização a esse tipo de arte afeta principalmente a população mais pobre, o que evidencia o quão elitizado é esse espaço.

“Quando uma atividade agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada.”, disse a filósofa Hannah Arentd. Relacionando essa frase com a realidade vivida no Brasil com relação a banalização da elitização do acesso ao cinema, nota-se que a população que mais sofre com isso, geralmente, nem percebe e, como consequência, não cobra isso do governo.

Portanto, pode-se perceber que a democratização do acesso ao cinema no Brasil corrobora para a desigualdade social. Dessa forma, é necessário que o Estado torne o cinema mais acessível seja deixando os preços mais em conta ou proporcionando sessões grátis de cinema com filmes que sejam de interesse da população com o intuito de torna o acesso ao cinema uma realidade para todos.

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4 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    INTRODUÇÃO: O repertório não foi bem utilizado aqui. Você não conseguiu relacionar a citação de Mandela com o tema. Como que a educação que muda o mundo, poderia ser relacionada à democratização do acesso ao cinema? Tente fazer essa relação, se isso não for feito, o seu repertório não é válido. Você também não mencionou quais seriam as 2 teses utilizadas no D1 e D2. Exemplo de Introdução: CONTEXTUALIZAÇÃO ( no seu caso, a frase de Mandela) + O QUE ISSO TEM EM RELAÇÃO AO TEMA + MAIS ESPECIFICAMENTE, O QUE TEM EM RELAÇÃO AO TEMA NO BRASIL + 2 TESES.

    D1: Como a tese não foi mencionada na introdução e nem no tópico frasal do D1 ( lembre de colocar o tópico frasal no D1 e no D2) , ficou um pouco confuso. O seu desenvolvimento seria sobre como a arte amplia a visão de mundo ou sobre a elitização do espaço? Percebe que os dois pontos são contrários? Um é positivo sobre a arte e o outro é um ponto negativo em relação à elitização de tal espaço. Ficaria muito legal se você usasse a tese sobre visão de mundo no D1 e a tese sobre elitização no D2, fazendo um contraste entre um ponto positivo e uma das razões dessa positividade não ser ampliada a todos.

    D2: Usou o mesmo argumento do D1 ( a elitização). Como que as pessoas poderiam cobrar isso do Governo? Com protestos? E será mesmo que as pessoas precisam cobrar isso? Ou a democratização ao cinema não seria uma obrigatoriedade do Estado? Já que o meio cultural é direito de todos de acordo com a Constituição.

    CONCLUSÃO: Incompleta. Faltou o detalhamento.

    C1: 160 ( houve alguns erros de gramática e ortografia)
    C2: 120 ( os dois repertórios não foram bem relacionados, principalmente o da intro)
    C3: 80 ( Argumentos repetidos, argumentação não foi forte e consistente)
    C4: 160 (bom uso de conectivos, mas houve repetições de palavras. use sinônimos)
    C5: 160 ( faltou o detalhamento)

    Nota final: 680

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  2. oi, tudo bem? é…sou apenas um estudante de ensino médio, mas prometo corrigir tua redação de acordo com os meus conhecimentos tá?
    vamos lá!
    competência 1: 160 (sua redação tem entre 3 a 6 desvios gramaticais/ortográficos, o que viabiliza essa pontuação)
    competência 2: 120 (a sua argumentação tá superficial e previsivel, com uma tese muito implicita
    competencia 3: 120 ( argumentos relacionados com o tema, mas limitados e poucos consistentes com o ponto de vista)
    competencia 4: 120 (você só usa uns conectivos de vez em quando, pode usar e abusar desses elementos)
    competencia 5: 120 (incompleta)

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  3. Introdução você colocou repertório mas não relacionaou ele ao tema.
    D1;
    -ficou meio confuso
    -faltou tópico frasal, repertório, consequências
    D2
    – faltou tópico frasal
    – mais argumentação
    Intervenção:
    Faltou o agente responsável pela ação
    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(120)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (160)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(120)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)

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  4. A sua redação está muito bem escrita!
    Na introdução, você já deixou claro o seu ponto de vista e proporcionou com as referências uma ótima base para você dar início ao seu desenvolvimento.
    Você usou ótimos argumentos no desenvolvimento da sua tese, assim como a conclusão na sua conclusão, dando mais de uma alternativa para a resolução do problema.

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