Iniciante

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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Na idade Média, os grandes feudos eram cercados por muros e portões, separando os trabalhadores dos centros urbanos nos quais eram compartilhadas suas culturas. De forma análoga, no Brasil há impasses para que as famílias perifericas possam ter acesso ao cinema. Nesse sentido, é necessário que medidas sejam tomadas com o intuito de amenizar o problema, que é motivado pela falta de investimentos em infraestrutura urbana, como também, a baixa capitalização das empresas exibidoras.

Em primeiro plano, evidencia-se a falta de investimentos em infraestrutura urbana como fator determinante para persistência da problemática, tendo em vista que as pequenas cidades do interior brasileiro não possuem acesso ao cinema. Segundo o Filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem estar de toda população. No entanto, o pensamento pregado por Hobbes não é seguido, devido à carência de aplicação do dinheiro público nesse setor, que proporciona o aumento da desigualdade, excluindo grande parte dos brasileiros que moram nas periferias de poderem frequentar as salas de cinema.

Ademais, convém ressaltar que a baixa capitalização das empresas exibidoras está entre as principais consequências da questão, devido ao exorbitante valor dos ingressos delegados pelas agencias cinematográficas. Consoante à pesquisa realizada pelo Site Meio e Mensagem, menos de um sexto da população frequenta o cinema. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a democratização desse espetáculo é um processo lento e segregado, uma vez que um terço dos brasileiros corresponde as camadas sociais mais baixas, por não possuírem capital suficiente para frequentar esses espaços.

Em suma, empecilhos da democratização do acesso ao cinema no Brasil são propostos pela falta de investimento em infraestrutura urbana, como também a péssima capitalização das empresas. Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação e Cultura deve promover eventos cinematógrafos regularmente, isso deve ocorrer por meio de espaços públicos, como escolas e praças, não só para estudantes, mas também para toda população. Com a finalidade de suprir a carência de cinemas nas cidades e atenuar esse problema deletério. Desse modo, será possível reverter à privação da população brasileira ao alcance  ao mundo cinematográfico, e assim, seguir o modelo utópico proposto por Thomas Hobbes.

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5 Correções

  1. Gostei da introdução!!!
    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. 160
    Nota final: 800

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    160
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
    160
    nota: 800

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  3. Gostei da introdução. Houve uma boa relação da alusão histórica com a problemática. Tem tese e encaminhamento para a argumentação.

    O desenvolvimento está bem conectado e coeso. Os argumentos apresentados são válidos e você usa de citações para enriquecer o texto.

    Ótima conclusão. Teve a retomada da tese e proposta de intervenção bem detalhada.

    O único detalhe negativo foram pequenos erros de ortografia.

    Obs: não sou professora, apenas uma estudante, por isso desculpe não ser uma correção tão aprofundada.

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  4. Sua redação está incrível! Não sou especialista no assunto, porém, percebi a sua boa estrutura textual. Meu professor de redação nós dá esse tipo de esqueleto. Juro que se fosse professora te dava 920.
    1- Falar sobre o assunto com dois tópicos;
    2- Falar sobre o primeiro tópico com causa consequência e uma prova;
    3- A mesma coisa do primeiro mas, com o segundo tópico;
    4- Dá uma intervenção com agente, o que o agente irá fazer e como vai ser resolvido.
    Parabéns!

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  5. Primeiramente, não sou especialista, mas tenho que destacar, gostei bastante do teu texto, foi um texto direto, não foi cansativo ler, deixou claro os seus pontos na introdução e trabalhou eles no desenvolvimento de forma organizada. Sua conclusão foi detalhada e direta também, logoooo meus parabénssss

    Continue assim, você vai longeee. s2

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