O filme ‘’Cinema Paradiso’’ retrata a importância da arte cinematográfica nas vidas das pessoas e como são ferramentas imprescindíveis para fomentar o intelecto humano. No contexto atual, observa-se algo oposto quanto a questão democratização do acesso ao cinema no Brasil. Nessa circunstância, percebe-se a configuração em virtude do baixo investimento na área cultural e a crescente desigualdade no país.
Em primeira análise, é lícito postular o fraco capital inserido nesse setor. Nessa perspectiva, a partir dos dados da Ancine coletados em 2019, mesmo que o número de salas em atividades de exibição tenha duplicado, esse crescimento é insuficiente para atender toda a população brasileira. Visto que, devido a fatores da globalização, as comunidades mais desfavorecidas são descartadas do processo, porque habitam em locais onde existem dificuldades para a construção de novos polos artísticos.
Além disso, outro fator que contribui para a questão é a discrepância da alcançabilidade da cinema para toda a nação. Segundo a Carta Magna de 1988, o lazer é um direito de distração e uso do tempo de descanso como bem aprouver a todo indivíduo. No entanto, na realidade o acesso a sétima arte ocorre de forma desigual, uma vez que as pessoas carentes são excluídas de poderem desfrutar do universo do cinematográfico, privando essa esse privilégio civil apenas para elite, que irá desfrutar de informações que estimularam seu pensamento crítico e racional.
Portanto, é essencial o cinema para a construção de uma sociedade culta. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação e da Cultura promover um maior acesso ao conhecimento e ao entretenimento, por meio da instalação de cinemas públicos nas áreas urbanas mais periféricas que deverão possuir preços acessíveis a toda a população local, a fim de evitar a situação de alienação e insuficiência intelectual presente nos membros das classes mais baixas. Com essas medidas, assim como na época de Charlie Chaplin, a sociedade terá maior contato com as novas ideias e as informações do mundo contemporâneo.
por favor colocar nota no final, para eu melhorar :)
ErickaMelo
Amg sua redação está muito boa e a sua estrutura está ótima -introdução, argumentação e conclusão. Eu diria pra vc estudar concordancia verbal e nominal e outras questões de gramática pra ter uma melhor nota na C1- domínio da Língua Portuguesa na forma culta.
Na introdução, vc colocou configuração em virtude, mas é uma configuração de que ? Creio que tenha sido por desatenção. Outra coisa que indico é vc retomar as causas que vc trouxe na introdução e talvez pensar em abordar o tema por mais de um ponto de vista, ou trazer mais de uma causa ou consequencia, pq analisando bem, os seus dois parágrafos de desenvolvimento dizem a msm coisa- o acesso ao cinema deve ser garantido, mas não está sendo e a população mais pobre está sendo prejudicada.
C1- 120
C2-160
C3- 140
C4- 160
C5-200
NOTA- 780
Matheus Mello
Introdução: está muito boa! Apresentou a contextualização e explicação do tema. Além da tese definida por duas causas.
Desenvolvimento: os argumentos estão bons… entretanto, é preciso seguir a estrutura da introdução: tópico frasal (você apresentou corretamente), argumentos fundamentados por repertórios (apresentou), conclusão do desenvolvimento retomando a tese (não apresentou…).
Conclusão: apresentou a proposta de intervenção completa!
C1 – 160
C2 – 160
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 200
Nota: 840
Continue assim que logo você alcança o 900+
Espero ter te ajudado!
lojulia
amei o desenvolvimento, mas na parte em que vc destaca quais são os grupos que estão sendo afetados pela falta de acesso não foi tão claro, poderia colocar mais dados sobre Estados que sofrem com a falta de acesso ou destacar mais sobre eles. deixe mais explicito quem está sendo mais atingido e como a educação pode ser um meio de resolução. De resto sua redação está impecavel.