Desde 1895, ano em que o cinema foi criado, as imagens que se movimentam tornaram-se parte do cotidiano dos indivíduos. A arte cinematográfica é um veículo de grande agregação de conhecimento de cultura. Entretanto, o Brasil acabou tornando a sexta arte quase que de acesso exclusivo à elite. A fim de explicar a sociedade, Durkheim, em sua obra sobre o Organismo Social, afirma de cada ser, apesar de suas diferentes funções sociais, devem ser tratados de forma equalitária. Portanto, todos deveriam ter acesso ao cinema da mesma forma.
Primeiramente, é necessário mencionar que os cinemas acabam se concentrando apenas nos grandes centros urbanos. Portanto, a exclusão regional é um dos grandes fatores para que apenas a elite brasileira tenha acesso a cultura transmitida através do cinema. Para exemplificar, dados do IBGE mostram que mais de 85% dos cinemas brasileiros estão localizados nos centros das grandes cidades.
Além disso, os preços para entrar no cinema estão cada vez mais altos, fator que seleciona ainda mais uma pequena parcela da população que terá acesso a tal arte. Por conseguinte, poucos tem acesso ao conhecimento obtido por meio da cultura cinematográfica. Em suma, o acesso a cultura e ao cinema é uma das forma de saída da minoridade, nomeada pelo sociólogo Kant, para adentrar ao conhecimento genuíno.
Portanto, é necessário que o acesso ao cinema seja equalizado na sociedade brasileira. Por isso, a Secretaria da Cultura, como agente interventor, deve criar, por meio do investimento de verbas na arte cinematográfica, salas de cinema públicas em áreas afastadas dos grandes centros urbanos, para que, dessa forma, o acesso ao cinema seja democratizado de forma eficaz.
sarahvictoria015
Introdução bem trabalhada com repertório bem colocado, Argumentação relativamente bem desenvolvida, só deixou a desejar no repertório. Na conclusão faltou o meio/modo e o detalhamento (caso tenha dúvidas sobre isso, revisa as 5 competências), fora isso só alguns eventuais erros de gramática. No geral , o texto foi bem construído.
jheniffer0407
OLÁ! Estou aqui para ajudar, então qualquer coisa me desculpe.
(minhas conclusões)
– De primeira já gostei do tema q tu escolheu pois foi um dos temas do enem e com isso você já consegue se desenvolver bem.
-Achei sua intro muito diversificada e composta, porém achei dificuldade para entender a sua tese, tente ser mais objetivo. Apesar disso, gostei da maneira como você expõe seus conhecimentos, mostra que você já é experiente no assunto.
– primeira argumentação MUITO boa adorei, extremamente clara e objetiva.
– na segunda argumentação achei umas dificuldades em relação a verbos nominais, mas isso é facil de resolver, por contra ponto, está muito bem exposta. Meus parabéns!
– Na sua conclusão, você solucionou o problema do acesso, mas não o do valor. Porém você utilizou todos os tópicos necessários para uma boa conclusão. Além disso eu adorei a estrutura da sua redação, curta, clara e objetiva.
CRITÉRIOS COBRADOS E MINHAS AVALIAÇÕES:
Domínio da norma padrão: 200
Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 200
Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 200
Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 180
Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 180
TOTAL: 960