TÍTULO:Internet necessária para todos.
No filme “Divergente”, todo poder e tecnologia se consentram nas mãos da Erudição – facção da inteligência – , logo as outras facções não possuem acesso a nenhum tipo de tecnologia e nem de informação. A realidade se assemelha à trama , onde no Brasil só uma parte da população tem acesso a internet. Essa problemática se deve a desigualdade econômica e à falta de programas governamentais para inclusão de pessoas de baixa renda no meio digital .
Primeiramente, a desigualdade econômica interfere diretamente na adesão da internet, visto que em análise do IBGE 49% da população brasileira não possui internet por ser um serviço caro. Em consequência disso , essas pessoas demoram para saber de informações importantes que poderiam saber mais rápido através da internet,além disso, também acabam ficando de fora do processo de globalização gerado pelo uso da mesma.
Em segundo, à negligência do governo corrobora a inexistência de uma democratização, pois são poucos os projetos de internet aberta que existem em praças pelo Brasil. Ademais , pessoas vulneráveis socioêconomicamente não tem ajuda para adquirir a internet de forma gratuita. Motivos , que ocasionam dificuldades, principalmente diante da pandemia, em que os estudos devem ser feitos online.
Em vista dos fatos mencionados, é imprescindível que o “Ministério da ciência, tecnologia, inovação e comunicação” invista na democratização do acesso a internet, por meio do programa “INTERNET EM CASA”,onde pessoas de baixa renda possam aderir a rede de internet de graça em suas moradias , afim de que todos os brasileiros tenham direito e condições de acessar a internet. De tal maneira, possivelmente, haverá uma democratização de fato.
Obs: Desde já agradeço a todos que corrigirem.
maricarol
Oii Giovanna ,tudo bem? Achei seu texto muito bom,mas notei alguns erros de ortografia (a palavra que você escreveu “Consentram” na primeira linha da introdução, a grafia correta dessa palavra é CONCENTRAM)e alguns erros de pontuação.Não se preocupe ,pois com a prática na escrita você consegue melhora-los.
DICA: Cuidado com o pronome relativo “ONDE”,ele só é usado para indicar LUGAR(transmitindo ideia de movimento).Ele pode ser substituído por:em que,no qual,na qual,nos quais e nas quais.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Nota final: 920
Daniel Barbosa
INTRODUÇÃO:
Erros: *concentram
Excelente introdução, só ficou faltando você interligar os períodos com conectivos e deveria ter mais períodos.
D1:
Caro Colega, o parágrafo de desenvolvimento, deve ter 4 períodos. O primeiro é o Tópico frasal, o segundo o Repertório Sociocultural, o terceiro deve apresentar a Contextualização do repertório, ou seja, argumentos que relacionam o repertório ou problema que se discute, por fim o último período você deve fazer um Desfecho crítico. Está muito resumido seu desenvolvimento e sem um desfecho crítico a altura, tente concerta-lo.
D2:
Erros: * socioeconomicamente
Muito resumido o desenvolvimento e faltou seu mais crítico em seu desfecho final.
Sua Conclusão ficou boa, mas ficou faltando detalhar o agente e com que dinheiro o agente irá fazer isso?
Obs.: Evite escrever verbos gerúndio. Ex.: palavras terminadas em …ndo., tenta substituir por outras.
DICA: OLHE NO MEU PERFIL NO MEU CANAL YOUTUBE QUE VOCÊ VERÁ MODELOS DE REDAÇÕES COMPLETAS….
Você escreve bem, falta treinar mais um pouco pra chegar na perfeição. Sucesso e boa sorte!!!
C1 = 160
C2 = 180
C3 = 160
C4 = 160
C5 = 180 ==== 840 pontos!
Matheus_Aurélio
Bom, achei exagero dizer que apenas uma parte da população brasileira tem acesso à internet (tudo bem, “36%” da população é sim muita gente; deve sim haver uma democratização do acesso à essas e todas as pessoas, sim!). Dados da Agência Brasil mostram que três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas, ou seja, 74% dos brasileiros acessaram a internet pelo menos uma vez nos últimos três meses (as informações são da pesquisa TIC Domicílios 2019). Entrar no mérito da qualidade do acesso seria outro ponto, que aqui não convêm. Por fim, achei a redação bem estruturada e concisa no que defende: a efetiva democratização do acesso à internet. Creio que abaixo de 800/840 ela não ficaria. Gosto de dizer que não sou corretor de redações e simplesmente deixo aqui uma visão um pouco diferente da que certamente tens quanto a sua escrita e argumentação nessa redação. Abraços e boa sorte na caminhada. Coragem!