Diferenças socioeconômicas no alto patamar, pobreza, segregação social e espacial. Essas são as bases do Brasil individualista desde os primórdios. Nessa conjuntura, percebe-se no meio social diversos impasses e, ainda há quem diga que vivemos em plena democracia, então, em função dessa realidade preocupante, convém analisar duas causas principais da problemática.
A princípio, a negligência governamental é um fator que corrobora com a persistência do quadro preocupante. Nessa óptica, com o Brasil sendo considerado um dos países com alto índice de desigualdade social, no qual a elite tem os melhores acessos à saúde, educação, alimentação, entre outros, restando o mínimo para a população menos favorecida economicamente, o Poder Público nada faz para erradicar ou ao menos amenizar consideravelmente esse fato. Assim, o que era para ser, na prática, uma democracia ideal, é, na verdade, um jogo político sujo onde as minorias se beneficia e os pobres só saem perdendo.
Ademais, na atual situação que o país se encontra, parece que muitos brasileiros não estão se preocupando com a democracia no país. Por esse ângulo, consoante o conceituado filósofo Jürgen Habermans, a linguagem é uma verdadeira forma de mudança, dessa maneira, com a população usando a ação comunicativa, resulta modificaçoēs positivas nos mais diversos problemas sociais. Logo, constata que para reverter a situação, a sociedade de classe econômica vulnerável, tem que participar com mais vigor das questões sociopolíticos do país, como, por exemplo, cobrarem do governo seus direitos garantidos na constituição federal e escolherem sabiamente seus governantes.
Portanto, em vista do posicionamento assumido, o Estado deve promover políticas públicas de melhoramento nas áreas da saúde, educação e nas demais outras áreas, para à população que mais precisam de assistência, por meio de investimentos e participação de profissionais capacitados e cabe aos cidadãos participar mais das questões socias, essas ações são para o objetivo de diminuir ou acabar com a problemática escrita ao longo do texto. Dessa forma, gradualmente, a situação do impasse na democracia no Brasil pode ser mudada para melhor.
Tamara Táfila Santos Fialho
Olha, muito bom. Assunto que deve ser abordado e ressaltado mesmo, muito bom os pontos de vistas aos quais foram explícitos.
Introdução muito bacana, dando ênfase ao assunto e colocando em prática os assuntos posteriores.
Desenvolvimento ok, tudo de acordo ao que se pede.
Conclusão :muito bacana, abordando ao que se pede na proposta de intervenção, bem ok mesmo.
Parabéns, continue assim e chegará longe, espero de alguma maneira ter ajudado. Sucesso nos estudos!!!