DEMARCAÇÃO DE TERRAS E A SOBREVIVENCIA DA CULTURA INDIGENA

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Em meados de 1500, período conhecido pelo ‘’descobrimento do Brasil’’, começou a etapa de colonização e povoamento de territórios por portugueses, locais esses que já tinham dono: os indígenas. Por conseguinte, a demarcação de terras, ou seja, a delimitação legal das áreas indígenas é uma problemática persistente no cenário atual brasileiro. Diante disso, surge não só os conflitos, entre fazendeiros e índios, como também a luta por preservação da cultura nacional.

Primeiramente, têm-se os conflitos por posses de terras como principal pivô por exigência de demarcação desses locais indígenas. Embora, na Constituição Federal, de 1988, está descrito que é pertencente ao índio toda área habitada por eles, não é isso que acontece na prática, por visar lucro pelo solo fértil ou proximidade litorânea, os fazendeiros buscam se apropriar de terras e acabam entrando em conflito com quem já estar por direito. Logo, resultando em confrontos muito das vezes violentos e trágicos para ambos.

Como também, a persistência da luta por preservar a cultura. Existe aproximadamente, no cenário atual, 544 terras com índios, sendo boa parte localizada na Amazônia, e vivem uma constante preocupação , pois, os seus direitos existem mas não são cumpridos, e a partir do momento que possam perder seus territórios, vai ficar mais difícil se isolar da sociedade e conservar sua cultura e tradição entre os seus entes. A fim de controlar está situação, medidas devem ser tomadas, pois já basta o quanto essa parcela sofreu no processo de colonização brasileira.

Portanto, os responsáveis que possam mudar o rumo desta situação devem se manifestar. Urge que o governo, representado pelo poder executivo, some-se a FUNAI e atue com sansionamento de leis para aceleração do processo de demarcação de terras, por meio de penalidades que exijam soluções em determinados prazos com desarquivamento de casos esquecidos e ativação extrema e rápida dos já existentes. Para que essa parcela da população tenha seus direitos preservados, como também a sua cultura e agricultura de subsistência.

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6 Correções

  1. Oioi, como prometido, estou aqui corrigindo sua redação!!
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    Irei corrigir sua redação com base nos critérios de uma proposta dissertativa argumentativa, certo?
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    INTRODUÇÃO:
    —> Você completou todos os elementos para uma boa introdução (contextualização, tese e encaminhamento argumentativo). Sua introdução está magníficaa!
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    DICA: Por se tratar desse tema, acho necessário que você enfatize a “APROPRIAÇÃO que os indígenas sofreram não só culturalmente, mas nas suas terras”
    Assim sugiro escrever:
    “Em meados de 1500, período conhecido pelo ‘’descobrimento do Brasil’’, começou a etapa de apropriação cultural e territorialmente dos indígenas, gerada por europeus, em destaque, pela coroa portuguesa”.(não foram apenas portugueses, apesar da história focar muito neles)
    — Ademais, só tenho elogios pela sua introdução !! :)
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    DESENVOLVIMENTO:
    —-> Percebo que você tem conhecimento sobre a estrutura de uma texto dissertativo argumentativo, isso é ótimo!! Seu desenvolvimento está muuuuito bem escrito, parabéns!!
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    A primeira dica que tenho é sobre a ortografia: “pivô” (procure no Google) não tem o sentido que você deseja quando aplicou no texto, sugiro substituir por: “motivador”
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    A segunda dica: estude/revise sobre o uso da vírgula, existem alguns erros que fariam você perder consideravelmente seus pontos. Mas acho que você resolverá com facilidade esse impasse!
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    CONCLUSÃO:
    —> Você acertou em observar que: é na conclusão que propostas de resolução são inseridas, é um grande passo.
    São os 4 elementos:
    1. AGENTE (QUEM?)
    2. AÇÃO (O QUE?)
    3. MODO/DETALHAMENTO (COMO?)
    4. FINALIDADE (PARA QUÊ?)
    —-> use verbos no imperativo.
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    Obs: “Governo” deve ser escrito com letra inicial maiúscula.
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    SUGESTÃO DE REESCRITA DA CONCLUSÃO:
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    “Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática. Urge que o Governo, representado pelo Poder Executivo, em parceria com a FUNAI deve sansionar leis para aceleração do processo de demarcação de terras, levando em consideração a importância dessas para o meio social indígena, por meio de penalidades que exijam soluções em determinados prazos, dentre elas o desarquivamento de casos esquecidos e ativação extrema e rápida dos já existentes, com o objetivo de que essa parcela da população tenha seus direitos preservados. Desse modo, espera-se que cultura e terras dessa população sejam valorizadas corretamente.”
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    ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA SEU APRENDIZADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS!
    :)

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  2. Não sou expert, mas vou anotar aqui as observações que tive ao ler sua redação. Espero que possa ser útil.
    – Sua introdução está muito boa, com embasamento e já apresentação inicial dos argumentos que você vai apresentar.
    – Em seu segundo parágrafo o tópico frasal está muito bom, assim como seu desenvolvimento.
    – No terceiro parágrafo, no entanto, achei o tópico frasal insuficiente. Acredito que se você substituísse o “como também” por “há também a questão”, por exemplo, ficaria mais interessante.
    – Quando você fala que “vai ficar mais difícil se isolar da sociedade e conservar sua cultura” deu a entender, pelo menos na minha percepção, como se você dissesse que todos os povos indígenas estão isolados ou que só isolados é possível conservar sua cultura.
    – Gostei bastante da sua conclusão.
    – Em relação a gramática, você apresentou alguns problemas de pontuação em relação ao uso de vírgulas e pontos. Apesar disso, sua redação está muito boa!

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  3. Vamos lá!
    Percebe- se o bom uso dos conectivos na sua redação ,achei bem relevante mas ainda há o que possa ser melhorado.
    A estrutura está boa e fez ótimas referências!
    COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
    Portuguesa-> 200/200
    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
    conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativoargumentativo em prosa -> 160/200
    COMPETÊNCIA 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
    argumentos em defesa de um ponto de vista-> 200/200
    COMPETÊNCIA 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
    construção da argumentação-> 160/200
    COMPETÊNCIA 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
    direitos humanos-> 200/200
    CHEGANDO AO TOTAL : 920 pts
    Espero ter ajudado ;)

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  4. Os conectivos não devem utilizados como mecanismo insolúvel de início de períodos. Se você pegar os principais textos literários do mundo, os conectivos são privilegiados quando há uma acentuação na progressão textual, algo que não deve acontecer em todo período. Se você escrever “dessa forma”; no outro parágrafo, “assim”;o outro parágrafo, “então”, você terá um desgaste estético da escrita. Nem mesmo o mais erudito texto de Euclides da Cunha usa com exagero, e, nesse texto, percebo que há um problema estético. Um redator , que privilegia a forma da escrita – e muitos assim são -, poderia considerar alguns erros estruturas como:
    – “Em meados de 1500, período conhecido pelo ‘’descobrimento do Brasil’’, começou a etapa de colonização e povoamento de territórios por portugueses, locais esses que já tinham dono: os indígenas. Por conseguinte, a demarcação de terras, ou seja, a delimitação legal das áreas indígenas é uma problemática persistente no cenário atual brasileiro. ” Você percebe que o termo “por conseguinte” não satisfaz a ponte de ideias entre parágrafos? Embora seja de extrema formalidade, você apresenta que o problema do brasil colonial (primeiro argumento no primeiro período) é um problema no atual cenário; mas, diante de quê? Diante do contexto histórico? Se sim, o “por conseguinte” deveria substituído, para dar fluidez no texto.
    “Como também, a persistência da luta por preservar a cultura” além do erro de vírgula, esta paráfrase ainda deveria estar no primeiro parágrafo, já que ela é uma extensão da concordância do último período.
    “Embora, na Constituição Federal, de 1988, está descrito” Erro de regência verbal. O certo: “Embora a Constituição de 1988 descreva”, sem vírgulas.
    O terceiro parágrafo, de fato, está muito bom! :) Na conclusão, eu gostei da sua proposta, mas, fiquei com dúvida nessa parte: “Urge que o governo, representado pelo poder executivo, some-se a FUNAI”. Ora, a Funai não é um orgão público? Se sim, então ela é uma alternativa ordenada.
    E nessa: “Existe aproximadamente, no cenário atual, 544 terras com índios” Ausência de fonte e excesso do termo “cenário atual”
    Enfim, tirando esses detalhes, a ideia do texto é muito bem escrita e você consegue, com certa profundidade, abordar e extrair a essência do assunto em poucas linhas. Parabéns!

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  5. Gostei de sua redação, sou iniciante mas vou tentar te ajudar. Foi uma boa redação com citações históricas, usou bom conectivos e formulou a estrutura da redação do Enem pelo que percebi. na introdução usou um inicio ótimo que é a citação e mostrou sobre o que iria se tratar com explicação e dois problemas a serem discutidos. Os dois desenvolvimentos foram ótimos e em sua conclusão usou a estrutura certa, como agente, ação, finalidade e modo e meio .
    NOTA: 750

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  6. Olá Mylena !
    Eu gostei muito da sua redação , porque você uso vários conectivos , a escrita formal e apresentou uma proposta de intervenção bem detalhada.
    Mas , apesar da escrita formal , eu observei que você precisa melhorar a pontuação , principalmente a vírgula. E na introdução você usou uma linguagem voltada mais para o uso coloquial
    Nota : 860

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