Iniciante

Debate sobre a gordofobia no Brasil

  • 0

Os padrões estéticos de beleza são algo inerente à cultura humana. A idealização e desejo do corpo perfeito e socialmente aceito leva milhares de mulheres e homens a salas de cirurgia ou dietas absurdas e perigosas. A fim de que possam alcançar um modelo irreal de beleza. Nesse contexto, é notório um grupo que se destaca por serem as principais vítimas desses padrões estéticos de beleza perfeita e magra, eles são, os indivíduos acima do peso. Dessa forma, a gordofobia é fruto de uma cultura que supervaloriza o corpo magro e despreza o corpo gordo, aliada a falta de informação sobre o real significado de ter um corpo saudável.

Em primeiro lugar, é imprescindível elencar a importância das redes sociais em disseminar e até mesmo influenciar os indivíduos na busca pelo corpo helenístico. Um exemplo que ilustra esse fato, são os milhares de influenciadores digitais que vendem, em sua maioria, um corpo magro como sinônimo de felicidade e realização pessoal. A aversão à gordura, faz com que os indivíduos acima do peso se sintam, muitas vezes, com sentimento de culpa e pressionados a modificar seus corpos para atender o padrão vigente, com a esperança de conquistar o corpo perfeito e a satisfação pessoal.

Outrossim, é importante enfatizar que a sociedade deturpou e distorce o real significado de ser saudável. Parafraseando o poeta Fernando Pessoa, o homem perfeito não existe, e se existisse, seria a coisa mais anormal que existiria. Analisando a concepção do poeta e correlacionado com o contexto abordado, compreendeu-se que a busca incansável pelo corpo perfeito gera um mal para o indivíduo que busca algo impossível, que, consequentemente, irá acarretar depressão e desapontamento consigo próprio pelo fracasso. É válido citar também que o corpo magro não é ,necessariamente, sinônimo de saúde.

Infere-se, portanto, que a gordofobia é um grave problema social. Nessa lógica, é imperativo que os veículos midiáticos, junto com influenciadores digitais, criem e divulguem debates a despeito do corpo e do significado de “ser saudável”, com o claro objetivo de esclarecer e conscientizar sobre os perigos de busca incansável pelo corpo perfeito. Nesse sentido, será possível mitigar e até mesmo erradicar a gordofobia do contexto brasileiro.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Não sou experto, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM:

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
    Ótimo! Observar emprego das vírgulas.

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Ótimo!

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Ótimo. Uso das conjunções adversativas, conclusivas e aditivas razoável.

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Ótimo! Não precisa de palavras rebuscadas, seja direta e objetiva.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Ótimo!

    • 1
  2. Ola..
    Na introdução, vc utilizou marcadores textuais que podem aumentar sua nota, além de deixar o texto com coesão. Você apresentou tbm seus 2 argumentos.

    No desenvolvimento 1 eu gostei, mas acho que você deveria ter explorado mais seus argumentos. No desenvolvimento 2 tbm acho q deveria ter argumentando mais, ja que seu argumento se relacionava a saúde, mas você so falou da saúde emocional de cada pessoa.

    Na conclusão voce utilizou os 5 elementos que o enem pede e sem nenhuma enrolação, gostei bastantante

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.