*Cultura escrita*

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De acordo com os iluministas Diderot e D’Alembert, a democratização da educação é fundamental no combate à alienação dos cidadãos, garantindo aos mesmos seu efetiva liberdade. Dessa forma, no que tange a questão da cultura escrita, nota-se a configuração de um grave impasse, em virtude da omissão governamental e desigualdade social.

Primeiramente, é fulcral pontuar que o difícil acesso a escrita, deriva da baixa atuação governamental. Segundo, o pensador Thomas Hobber, o estado é responsável por garantir o bem estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, devido a negligência do Poder Público para com o melhoramento do sistema educacional de escrita. Refreando assim, o desenvolvimento intelectual, linguístico e social de milhões de indivíduos. Por conseguinte, a marginalização dessas pessoas é agravada, submetendo-os às sombras do sistema brasileiro.

Ademais, é imperativo ressaltar à assimetria social como promotor do problema. De acordo, com dados do “Mapa Analfabetismo”, as taxas de desconhecimento da modalidade escrita são vinte vezes maiores entre os pobres. Nesse contexto, observa-se a perpétuação do periférismo dos mais carentes, que por não saberem escrever, não dispõem das mesmas oportunidades de trabalho e lazer. Logo, esse contingente populacional não consegue ascender no meio social condenando seus descendentes as mesmas condições de contraposição.

Infere-se, portanto, a necessidade de combater essa problemática. Para tanto, cabe ao MEC( Ministério da Educação), mediante o redirecionamento de verbas e o aumento orçamentário, investir na criação de programas de escrita, com fito de, reverter o quadro vivenciado na contemporaneidade. Desse modo, o problema será gradativamente erradicado no país.

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2 Correções

  1. ◇ Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 180 Pontos
    Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal, desvios são aceitos como exceção e sem reincidência.
    ◇ Competência II – Compreensão do tema proposto : 180 Pontos
    Argumentação consistente, repertório sociocultural produtivo e bom domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangenciamento.
    ◇ Competência III – Coerência Textual: 160 Pontos
    Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma consistente e organizada, defendendo o ponto de vista.
    ◇ Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 140 Pontos
    Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação algumas inadequações entre as partes do texto.
    ◇ Competência V – Proposta de Intervenção: 140 Pontos
    Você elaborou bem a proposta de intervenção, pouco detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    Elementos interventores:
    Agente – Quem realizará a ação?
    Ação – o que será feito?
    Modo – como será realizada a ação?
    Efeito – qual o efeito esperado?
    Detalhamento – detalhe ao menos um dos elementos.

    Nota Final: 800

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  2. Não tenho muita experiência em correção de redações,porém vou tentar corrigir pelo que sei. Achei sua redação ótima,exceto por alguns erros gramaticais. Na introdução você escreveu “garantindo aos mesmos seu efetiva liberdade” trocando “sua” por “seu”, ao citar Thommas Hobbes no segundo parágrafo vc escreveu Thommas “Hobber”, no terceiro parágrafo vc escreveu “perpétuação” sendo q essa palavra n possui acento e “periférismo” que eu n achei nenhuma citação a palavra em dicionários.

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