Desde 1980, já existiam fortes movimentos culturais no Brasil. COmo exemplo, a Tropicália – uma expressao de resistência aos principios conservadores da época. Nesse sentido, as músicas e a arte se empenhavam em defender as várias liberdades expressivas. Atualmente, é visível que tais movimentos surgem pela defesa de uma cultura ou pela aversão à mesma. Em seguida, ocorre a mudança social.
Em primeira instância,é válido destacar que o filósofo chinês, Confúcio abordou à respeito da cultura na sociedade, como sendo poderosa à ponto de influenciar um a nação por décadas. Dessa forma, percebe-se o quanto as manifestações artísticas, econômicas e políticas – juntas representam a cultura de um povo – podem impelir na mudança e comportamento social. Ora, se os princípios da nação se sustentam na lealdade, justiça e ordem, acaso é possivel existir corrupção, parcialidade e desordem ? Em sua maioria, não.
Além disso, ainda no viés da influência cultural sobre o corpo social; o escritor inglês, WIlliam Ralph, disse: ” O melhor momento para influênciar um homem é cem anos antes dele ter nascido”. Isso porque a cultura não se constrói do dia para a noite, as gerações vão filtrando e transmitindo o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Hodiernamente, nota-se como a internet é poderosa sobre os jovens – na maneira de vestir, falar e outras – não obstante essa revolução começou há 20 anos, e até hoje nao foi completamente absorvida por todos os setores da sociedade.
Portanto, é míster que o MEC, Ministério de Educação e Cultura deve promover palestras semestrais com o objetivo de instruir os jovens numa cultura de lealdade à pátria, justiça pela Lei, e ordem por princípio. Essas palestras devem ser abertas ao público e finaciadas por intermédio de verbas governamentais. Logo, obter-se-á um corpo social que respeita as leis e ao próximo – graças à influência cultural positivamente inserida na sociedade em questão.
jullia cardoso FernandesIniciante
CULTURA E MUDANÇA SOCIAL – ENEM –
Compartilhar
Sabrina Carneiro
Oi! Sua redação está um pouco confusa, mas estudando cada estrutura da redação dissertativa- argumentativa você vai melhorar.
Comp.1- 120 – há alguns erros gramáticais de concordância e também de crase.
Comp.2- 160- você compreendeu a proposta, e inseriu os repertórios ao longo da estrutura, mas há algumas partes do desenvolvimento que faltou algo para confirmar suas idéias.
Comp.3- 120- como eu disse anteriormente, o seu texto está um pouco confuso, ele não tem progressão,os seus argumentos são muito próximos, então você coloca sua opinião em cima de um só fato é assim não consegue desenvolver muito bem. Tá faltando organização.
Comp.4- 160- cuidado com as conjunções, elas só necessárias, porém, quando certa conjunção é colocada no lugar errado, elas dão outro sentido ao texto.
comp.5- 200- sua proposta de intervenção está completa.
LucasGabrielAlmeidadaSilva
Olá, primeiro vou apontar coisas que creio não estarem corretas, depois vou sugerir as notas que você provavelmente obteria:
1- Você fragmentou sua tese (o trecho da introdução onde expõe seu pensamento) em dois períodos, isso viola a estrutura padrão da redação o que acarretaria problemas na competencia 4.
2- Aquela virgula que antecede o nome Confúcio é inadequada.
3- Você no errou o uso de algumas crases.
4- O trecho ” Ora, se os princípios da nação se sustentam na lealdade, justiça e ordem, acaso é possivel existir corrupção, parcialidade e desordem ? Em sua maioria, não. ” simplesmente não parece fazer sentido no parágrafo, você não teria sua nota prejudicada por escreve-lo, mas o corretor iria desconsiderá-lo.
5- O desenvolvimente do seu segunndo argumento, embora conte com uma boa citação, não está coerente. Isso ocorre porque você apenas a colocou no testo e no período seguinte já tratou de um outro repetório que é a influencia da internet na vida dos jovens, portanto não houve correlação entre as duas coisa. Uma coisa boa a ser feita é colocar a influencia da internet na vida dos jovens como um exemplo que comprove a aplicabilidade da citação na atualidade.
6- Faltou uma virgula depois de “Ministério da Educação e Cultura”.
Notas:
C1- 160
C2- 160
C3-120
C4-160
C5-200
Total:800