Estudante

Cultura e mudança social

  • 1

(Essa redação contém 30 linhas na sua versão manuscrita)

Segundo Glugiermo Ferrero, poeta e pensador, a cultura ajuda um povo a lutar com as palavras ao invés de fazer com as armas. Dessa maneira, ao entrar em contato com produções culturais, o homem amplia seu conhecimento de mundo fazendo com que fique menos sujeito a situações medíocres; entretanto, o acesso a produções culturais ainda não é amplo no Brasil, tendo um caráter elitista. Sendo assim, urge a análise e a resolução de tais conjunturas, a fim de que a cultura seja uma constituinte na promoção de mudanças sociais.

Em primeira análise, é fundamental compreender o motivo pelo qual os fatores culturais estão na lista de elementos que dão base para a mudança social. Tendo em vista que, a cultura é diversa e dialoga com o cotidiano e com o interesse das pessoas nela inserida, ao apresentar ao indivíduo diversos hábitos e costumes socioculturais, proporciona-se a formação de um pensamento indagador que permite reconhecer oportunidades de mudanças para aquele ambiente, que pode não ser muito benéfico para aqueles que ali vivem.  Desse modo, tal conjuntura é análoga ao movimento do gênero musical “funk”, que proveniente das favelas do Rio de Janeiro, trouxe a oportunidades a milhares de pessoas, e levou a todo o país um novo meio de se expressar artisticamente.

Todavia, ocorre, no Brasil, uma nítida elitização do acesso a produções culturais. De acordo com os dados do Panorama Setorial da Cultura Brasileira, 42% dos brasileiros não praticam atividades culturais com frequência. Dentre os inúmeros motivos que levam a tal circunstância, a vinculação do conhecimento ao capital, como ocorre em teatros, museus, cinemas, livrarias é um fator que corrobora a situação, afastando dos menos favorecidos financeiramente o acesso a uma ferramenta tão necessária para a sociedade como um todo.

Urge, pois, que  medidas  sejam  tomadas  com o intuito  de se coibir o problema  discorrido. Ao Ministério da Cultura, caberia tornar mais acessível o vale cultura, auxílio financeiro para incentivar o acesso à cultura no Brasil, que é destinado apenas a pessoas com carteira assinada, o que não é a realidade de grande parte da população. Aos governos estaduais, caberia a promoção de momentos/eventos culturais sem fins lucrativos proporcionando o acesso as diversas classes desprovidas de muito poder aquisitivo. Somente assim, a cultura se tornará mais presente favorecendo a ocorrência de mudanças sociais.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, vamos lá!
    Não vou te dar uma nota, Ok? Apenas te mostrar alguns erros e a maneira mais adequada para evitá-los.
    Introdução: é notório que você não apresentou o tema de forma clara, e no ENEM isso pode te fzr não sair dos 80 pontos na C2. A sua divisão de teses esta bem confusa, e deveria ser apresentada da forma mais clara possível (lembrando que devem ser duas teses e cada uma será desenvolvida em um parágrafo de Desenvolvimento :) )
    No seu D1 você não usou nenhum repertório, o que te leva ao senso comum, sendo assim seu texto perde o “valor”
    Você apresentou duas propostas de conclusão e aparentemente nenhuma delas esta completa. lembrando que a sua conclusão deve ter agente, ação, modo, finalidade e detalhamento.
    C5>>vc não pode em hipótese alguma trazer novos argumentos na sua conclusão! se atente a isso.
    Estou aqui somente para ajudar, apontei erros porque é assim que se aprende, e não com os acertos. dê uma revisada em tudo que eu disse e se fizer sentido pra você use e abuse das dicas.

    • 1
  2. Oii, tudo bem? Vamos lá. Evite muitos gerúndios (falando, fazendo) como você fez nos primeiros páragrafos, pois não é muito bem visto pelos corretores.
    1)Depois de começo de mundo tem vírgula.
    2) Não use ponto e vírgula quando você for iniciar ou contrapor um novo argumento.
    3) quando você escreveu ‘tendo um caráter elitista’ poderia ser ‘visto seu caráter elitista’. Novamente, evite gerúndios pois traz a sensação de informalidade.
    4) não tem vírgula depois de “Tendo em vista que”. Evite frases muito longas.
    5) sem vírgula depois de ocorre
    De resto, sua redação está ótima. Argumentos muito bons, repertório adequado e dados que confirmam a sua tese. A conclusão está detalhada e com todos os critérios necessário. Nota 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.