O documentário ”Cowspiracy” afirma que o consumo de carne e produtos gerados pela vaca aumentaram cada vez mais nos Estados Unidos, o que contribui indiretamente para os problemas ambientais no país. De maneira análoga, é possível afirmar que no Brasil o cenário se assemelha ao dos EUA onde, infelizmente, o uso expressivo de diversos produtos tem gerado impactos sociais e ambientais no local. Nesse viés, não só a cultura do consumo tem se expandido para os jovens, mas também a venda de produtos de baixa qualidade corrobora os problemas criados pela situação.
Em primeiro plano, as crianças e adolescentes aprendem a exagerar no consumo dos produtos cada vez mais novos de acordo com o incentivo dos pais. De acordo com a citação de Immanuel Kant, ” o homem é nada mais do que aquilo que lhe é ensinado”. Dessa forma, os pais oferecem produtos mais novos aos filhos a todo momento e essas crianças crescem com o pensamento de que o produto deve ser sempre do mais novo e original o possível, o que gera mais consumo no país e, consequentemente, a produção de mais lixo que agride o meio ambiente.
Ademais, o mercado tem feito produtos cada vez menos resistentes e de menor qualidade com a intenção de lucrar mais. Segundo o site ”SPC Brasil”, mais de 30% dos índices de compra no Brasil são resultados da compra de pessoas de baixa renda. Contudo, é inegável que isso ocorre devido a acessibilidade e ao baixo custo dos produtos adquiridos pela classe C e D. Em suma, os produtos de péssima qualidade apresentam defeitos mais rápido, gerando um ciclo de compra, consumo e produção em larga escala de materiais.
Com vista no que foi mencionado, é necessário que o Estado intervenha nos impactos causados pelo consumo exagerado. Portanto, o Ministério do Meio Ambiente deve promover campanhas de incentivo do consumo consciente em redes sociais, por exemplo, Facebook,, Instagram, Youtube, por meio de verbas governamentais. Assim, será possível atingir o publico jovem que, compõe grande parte dos usuários das redes sociais, e diminuir o consumo excessivo e posteriormente seus impactos. Além disso, promoverá uma lei de quantidade máxima na produção de acessórios e dessa maneira, não haverá mais exageros de consumo como é mostrado no documentário ”Cowspiracy”.
AyameAntunes
Olá, tudo bem?
Depois de ler sua redação, vou fazer uns apontamentos para avaliarmos seu texto, ok?!
Primeiramente, parabéns por ter citado o documentário ”Cowspiracy” na sua introdução, ele é muito interessante, e quando assisti, mudou muito minha visão sobre muitas questões voltadas ao consumo.
D1
Acredito que na sua primeira frase, faltou concordância, e confunde um pouco o leitor. Uma sugestão seria:
“Em primeiro plano, as crianças e adolescentes aprendem desde cedo a exagerar no consumo dos produtos, e isso, com o incentivo dos pais.”
Acredito que você deveria utilizar outra palavra sinônima de “mais novos”, isso confundiu um pouco sua intenção no texto. Talvez usar “produtos de lançamento”, seria uma boa opção.
D2
Muito legal que você trouxe dados estatísticos, isso mostra maior confiabilidade das informações que você está passando.
INTERVENÇÃO
Você trouxe o agente, a ação, os meios, a finalidade, ou seja, tudo que é desejado para o fechamento da sua redação, isso é muito bom.
No mais, parabéns pelo seu trabalho. Espero ter lhe ajudado.
ANGELMUSIC
Hello . ʕ·ᴥ·ʔ
• parabéns pela redação. Corrigirei sua redação MEDIANTE as minhas observações, em relação aos seus poucos erros. Espero te ajudar qualquer dúvida estou a disposição.
– introdução: utilizas-te este bem os argumento.
– parte introdutória de fácil entendimento
– tese explícita
– tópico frasal, muito bem colocado.
✓ Parabéns.
– parágrafos do desenvolvimento: cuidado para os seus parágrafos do desenvolvimento não ficarem muito expositivo, ou seja, nao conter seu repertório, ou conter em pouco nível. Todavia, ficaram estruturados. Utilizas-te argumentos que defendeu a sua introdução. Isso conta muitos pontos.
✓topico frasal presente.
✓ dados que confirmam a sua tese, explícito.
✓CUIDADO apenas com o excesso de vírgulas muito próximas, isso pode prejudicar um pouco a coerência de sua argumentação/ período. Após a letra E não é aconselhável que utilize virgula, pois a mesma é usada apenas para separar ideias ou pontos de vistas, a letra E é usada no seu sentido explícito para juntar ideias. Por exemplo, Maria E João eram amigos. (Frase somatória).
No mais está ok.
– conclusão:
*Estruturada
* Coesa.
*Agentes explícitos.
Obs —- Cuidado, ao ELABORAR a conclusão para a mesma resolver todos os problemas exposto na sua tese (introducao)..
______AGENTES DA CONCLUSÃO________
#AGENTE: órgão que irá executar a ação.
# AÇÃO: ATIVIDADE QUE SERÁ REALIZADA PELO AGENTE EM PROL DA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA.
#MEIO: onde é essa ação ou por meio de que essa ação será realizada. Ex: palestras, campanhas públicas….
#DETALHAMENTO.
#RESULTADO: pontos positivos que a ação trará para a sociedade.
_____ordem estrutural dos parágrafos_______
– introdução: fundamentação+problematiza
ção do tema+ tese
( apresentação dos dois porquês ou das duas afirmações).
– DESENVOLVIMENTOS: tópico frasal+ fundamentação+ causa+ consequência.
– conclusão:
Retomada da tese+ possíveis soluções com os AGENTES
( agente, ação, meio, detalhamento e resultado ).
# como nota eu daria 880.
Sucesso. (✿^‿^)