De acordo com a mestranda em ciências de comunicação Anna Vitoria Rocha o movimento se consolidou em 2017 através das mídias sociais com a ” #MeToo”, que tinha como objetivo expor assédios sexuais de esferas publicas. Assim, a pesquisadora afirma que a ideia de cancelamento surge, como um movimento de romper com uma estrutura de poder para fazer uma denúncia justa que de outra forma não seria ouvida. O problema se mostra quando a teoria é posta em pratica e acaba tomando uma proporção equivocada , onde as pessoas passam a confundir o que é você estar agindo por ignorância, ou estar reproduzindo um preconceito por ser parte de um grupo privilegiado. E muitas vezes na tentativa de repreender tal comentário, acabam se expressando de maneira agressiva e tornando a pratica do linchamento virtual cada vez mais frequente.
Em principio as mídias socais favorecem a disseminação de opiniões alheias, e o habito de exposição na internet contribui para esse ato, consequentemente nesse meio se destaca a pratica do cancelamento. Ademias o mundo se tornou um palco para julgamentos e as pessoas sentem necessidade de procurar falhas para apontar, sem ao menos perceber que as mesmas cometem tais erros, sendo a diferençar não ser gravado e postado nas redes.
Do mesmo modo, a forma como se posicionam os denominados “canceladores” vem desviando o foco do movimento, e ao invés de reeducarem e ensinarem, distribuem ódio e levantam como objetivo a punição, que não trará mudanças significativas para a sociedade, apenas tornara o ambiente das mídias sócias habitualmente mais tóxico.
Em suma, é preciso reverter o caminho tomado por esse movimento e rever as reais intenções do mesmo. Assim a educação é sempre uma solução positiva para problemas, introduzir esse assunto nas escolas, através de debates criados por professores com a intenção de conscientizar sobre a gravidade do linchamento virtual. E as poucos torna esse assunto cada vez mais falado nas próprias mídias, disponibilizando palestras de profissionais no assunto. E então recuperar o conceito inicial do movimento dito pela pesquisadora Anna Vitoria Rocha.
Rodrigo Olimpio
Olá, fazendo uma análise rápida em sua redação, percebe-se claramente que a introdução está muito grande e isso é péssimo para sua redação, evite fazer muitos repertórios, um já basta. Além de que é bom que siga um padrão, fazer uma fundamentação com as consequências e causas e terminar com uma problematização (a tese).
Outra coisa é usar vírgulas para não tornar sua redação cansativa para o leitor, pois ele/ela pode ter “maus olhos” e julgar negativamente no final. Tente fazer retomadas e usar bastantes conectivos para enriquecer sua redação. Seu texto contém MUUUITOS verbos no gerúndio e importante que você evite isso, pois eles são coloquiais e acaba afetando no foco principal que é ser algo culto.
E por fim, na sua redação, utilize os 5 elementos indispensáveis: ação, agente, modo, objetivo e detalhamento, com isso e utilização de elementos coesivos você terá grandes chances de obter nota máxima na competência 5.
C1: 120
C2: 160
C3: 160
C4: 120
C5: 160
Nota –> 720
Isad_ss
Sua introdução está muito longa e cheia de informações inconclusivas, e não possui as causas as consequências e nem o problema da temática.
Sua conclusão não apresenta os itens obrigatórios, como agente, meio, ação, efeito e detalhamento.
Tirando isso, você tem potencial de escrita, continue praticando.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir conforme meus conhecimentos, ok!?
Na Introdução quando você fala “o movimento se consolidou…”, poderia ter colocado: “a cultura do cancelamento se consolidou…”, assim você já apresentava o tema e especificava qual o movimento. Há uma vírgula depois de Anna Vitória Rocha, evite o gerúndio.
No desenvolvimento, há uma vírgula depois de “Em princípio”, não use “as mesmas” para se referir às pessoas, poderia ter argumentado melhor e usado repertório.
Utilize melhor os mecanismos de argumentação nos seus desenvolvimentos.
Na conclusão, retomou o tema e Anna Vitória Rocha, mas precisa detalhar o 5 elementos: agente, ação, modo, detalhamento e finalidade.
C1 – 140
C2 – 160
C3- 160
C4 – 100
C5 – 120
Nota: 680
ANGELMUSIC
HELLO ^_^ BOA NOITE.
-parabéns pela redação.
# Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).
Correção por Competência:
Nota 1 – 160– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 160– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 _140– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 180– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 160– elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Você escreve muito bem.
✓ PROCURE TAMBÉM USAR CONECTIVOS EM ABUNDÂNCIA, sem medo, ISSO TE AJUDARÁ MUITO,. procure também, outras áreas do conhecimento que possam se agregar ao tema de sua redação, isso deixar a sua redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota. Cuidado também, para seu texto não ficar muito expositivo.
> Em relação a estrutura, a mesma apresenta erros, como por exemplo, no seu parágrafo da introdução está muito extenso, isso de maneira nenhuma pode acontecer! Já os demais parágrafos estão curtos, sem muita argumentação….. O da conclusão, não apresenta de forma completa os 5 agentes de uma conclusão nota 200.
———ESQUELETO LINEAR———-
# INTRODUÇÃO: 5 A 6 LINHAS.
# PARÁGRAFOS DO DESENVOLVIMENTO: 7 A 8 LINHAS.
# CONCLUSÃO: 7 LINHAS.
——–AGENTES DA CONCLUSÃO——–
-Agente: QUEM VAI REALIZAR A AÇÃO? EX: Orgãos (ão) do Governo…..
– Meio: Onde será realizada a ação? EX: Escolas, redes sociais.
– Ação: Que atividade será realizada para que o problema seja resolvido? Ex: Programas Públicos, palestras…..
– Detalhamento.
– Resultado: Quais os pontos positivos que essa ação trará para a sociedade, ou país?
EX: A cultura do país se fortalecerá…..
> CUIDADO TAMBÉM, COM A FALTA DE VIRGULA (S) EM ALGUNS PERÍODOS, PARA NÃO TORNAR A LEITURA UM TANTO CANSATIVA… !!!
> Outra coisa, sempre depois de um conectivo, usa-se virgula…
EX: Ademais, porém, entretanto………
> CONTINUE PRATICANDO…
ESPERO TER TE AJUDADO.
sucesso. ʕっ•ᴥ•ʔっ