Iniciante

CRISE HÍDRICA

  • 0

No artigo 5º da Constituição Federal afirma que o direito à vida é uma garantia inviolável de todos os brasileiros. Contudo, a desigualdade é um grande obstáculo para a consolidação deste artigo. Para que a consolidação seja plena, é preciso que a crise hídrica seja um problema superado no cenário brasileiro.  

De acordo com o mapeamento feito pelo MapBiomas, constatou-se que nos últimos 30 anos o Brasil perdeu 15% da superfície de água. Milhares de brasileiros estão sofrendo as consequências do baixo nível de água nas bacias hidrográficas. A falta de políticas públicas estão diretamente ligadas a isto, tendo em vista que a distribuição de água não é igualitária em todo o território brasileiro.

Nesse viés, a desarmonia vivida por muitos é um grande desafio. Segundo o filósofo e matemático Pitágoras, “Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance. Análogo a isso, percebe-se que a má distribuição da água acarreta em muitos problemas sociais. 

Logo, torna-se evidente a necessidade do enfrentamento da crise hídrica no país. Diante do exposto, compete ao Ministério do Meio Ambiente que punições mais severas sejam tomadas a todos que descumpram as leis. Assim, o recurso de extrema importância para a vida seja mais valorizado e não seja necessário continuar a citação feita por Pitágoras.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Marcela!
    Tudo bem, princesa?
    Vamos analisar parágrafo por parágrafo.

    Introdução:
    “No artigo 5º da Constituição Federal afirma que o direito à vida é uma garantia inviolável de todos os brasileiros. Contudo, a desigualdade é um grande obstáculo para a consolidação deste artigo. Para que a consolidação seja plena, é preciso que a crise hídrica seja um problema superado no cenário brasileiro”.
    1- Em primeira instância, é válido salientar que você usou um repertório “master”, que é a Constituição (ótimo repertório). Entretanto, ao citá-la, o adequado seria você fazer um relação entre a Constituição e o problema aludido, entende? É nesse momento que entra um fator primordial para você obter uma excelente nota, a sua contextualização, que é a relação entre o repertório que você vai usar e o problema em questão, a fim de você solidificar a sua tese;
    2- Senti falta da sua “voz” (tese);
    3- Você não citou as duas problemáticas que você iria dissertar no D1 e D2.
    Lembre-se de que a sua introdução vai dar um “norte” para quem estiver lendo a sua redação, então, você deve apresentar:
    Repertório (ok)
    Contextualização (você não apresentou) – O que vai penalizar a sua nota na competência 3.
    Apresentação do tema (ok, mas ainda não foi totalmente clara)
    Tese (você não apresentou)
    Problemáticas (você apresentou uma só)
    No que diz respeito à ortografia/gramática, a sua introdução apresentou 1 erro, que é:
    1. “NO artigo 5º da Constituição Federal afirma que o direito…” – Nesse caso, o correto seria usar o artigo “O”.
    Dica: Evite usar uma mesma palavra em uma mesma linha. (Você usou “consolidação” 2 vezes).
    —————————————————————————————————————————————————————
    D1:
    “De acordo com o mapeamento feito pelo MapBiomas, constatou-se que nos últimos 30 anos o Brasil perdeu 15% da superfície de água. Milhares de brasileiros estão sofrendo as consequências do baixo nível de água nas bacias hidrográficas. A falta de políticas públicas estão diretamente ligadas a isto, tendo em vista que a distribuição de água não é igualitária em todo o território brasileiro”.

    1- Quando você iniciar um parágrafo, busque usar conectivos, como:
    Em primeira instância, ademais, nesse contexto… —- Competência 4
    Não só quando você iniciar, é aconselhável que você use sempre que você for introduzir um novo período, pois isso vai, de uma certa forma, colaborar para a conexão e coesão entre eles.
    2- Você não retomou o tema.
    Lembre-se de manter a conexão entre o tema, o repertório e a sua tese.
    —————————————————————————————————————————————————————————-
    D2:
    “Nesse viés, a desarmonia vivida por muitos é um grande desafio. Segundo o filósofo e matemático Pitágoras, “Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance”. Análogo a isso, percebe-se que a má distribuição da água acarreta em muitos problemas sociais”.
    O que eu percebi é que você não incluiu esse “desarmonia social”, como um problema, na sua introdução, o que não pode acontecer.
    1. Você não retomou o tema;
    2. Não retomou a sua tese;
    3. Não apresentou uma relação com o tema, justamente por não ter feito a retomada;
    4. Apresentou uma argumentação superficial, entende? Como se você só tivesse colocado esse parágrafo, só por colocar.
    Pontos positivos: Nele você já fez o uso de conectivos, o que é bom. <3
    —————————————————————————————————————————————————————————-
    Conclusão:
    "Logo, torna-se evidente a necessidade do enfrentamento da crise hídrica no país. Diante do exposto, compete ao Ministério do Meio Ambiente que punições mais severas sejam tomadas a todos que descumpram as leis. Assim, o recurso de extrema importância para a vida seja mais valorizado e não seja necessário continuar a citação feita por Pitágoras".
    Agente (ok)
    Ação (ok) – Mas foi superficial.
    Modo/meio (não) – "Por meio de quê, essa ação poderia ser feita?"
    Detalhamento (não) – Você poderia abrir uma explicação relacionada ao seu agente, por exemplo:
    "Ministério do Meio Ambiente – órgão responsável pela administração do setor associado ao meio ambiente -…"
    Finalidade (não)
    Houve uma incoerência, no último período.

    Você escreve muito bem, Marcela, basta fazer alguns ajustes para alcançar uns 900+. Com a prática, você consegue muuuito!
    <3

    C1: 200
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 80

    Nota: 680

    Espero ter ajudado! <3

    • 1
  2. Olá, Marcela! Tudo bem? Vamos lá.

    Na competência 1 (domínio da norma padrão da língua escrita), houve um erro de concordância.
    No trecho: “No artigo 5º da Constituição Federal afirma que…”, o pronome pessoal “No” não é compatível com o verbo “Afirmar” nesse contexto.
    O correto seria: “O artigo 5º da Constituição Federal afirma que…”
    ou
    ” No artigo 5º da Constituição Federal é afirmado que…”

    Além disso, precisa ter mais elementos sobre o tema. A introdução é justamente para isso, para você apresentar o tema com uma certa riqueza de informações.

    No desenvolvimento, seria interessante você acrescentar a sua opinião em relação à citação. Assim o texto ficaria mais encorpado e você apresentaria o seu ponto de vista, o que daria vida a sua redação.

    Já a proposta de intervenção é preciso de mais um incremento. Respeitando os 5 elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.

    Mas gostei das escolhas dos conectivos! :) Parabéns!

    • 2
  3. Oi, Marcela. Tudo bom?
    -Bom, pra começar, acho que ficaria melhor “O” em vez de “No” ou então você poderia mudar algumas coisas dessa primeira frase para que encaixe melhor. Ex: “No artigo 5º da Constituição Federal, é declarado que…”
    -Você esqueceu de colocar sua tese na introdução.
    -Já no D1 e D2, você deveria colocar um tópico frasal apresentando uma síntese do argumento que irá apresentar nele, seguindo com um conectivo e desenvolvimento dele; coloque o repertório como a segunda parte.
    Conclusão: agente: OK; ação:(promova?) não ficou muito claro; meio/modo: ?; detalhamento: faltou um pouco; finalidade:?

    Você escreve bem e tem um bom vocabulário. Se melhorar esses pontos, certamente vai conseguir uma boa nota.
    Espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.