CRISE DA MOBILIDADE URBANA BRASILEIRA

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Funcionado com a primeira lei de Newton, a lei da inércia, onde intitula que um corpo só permanece parado até uma força agir sobre ele, mudando seu estado. Contudo, a crescente crise da mobilidade urbana brasileira, priva a população desse direito tão básico, atualmente, essa crise vem alavancando e tornando esse cenário brasileiro caótico, devido a falta de infraestrutura e de políticas que priorizem a melhoria dessa situação. Pode se afirmar que, a mobilidade urbana, é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas.

Além disso, essa questão de deslocamento com os automóveis, contribui negativamente com a saúde dos brasileiros, devido à constante emissão de gases poluentes. Tendo em conta que, ao crescente número dos veículos que se deslocam no dia a dia, quando chega um certo horário, que é mais conhecido como “horários de pico” o fluxo e a espera no trânsito, é maior e assim atinge milhares de pessoas todos os dias. Sendo assim, podendo optar por outros meios, o uso da bicicleta e dos transportes públicos. Entretanto, o perigo para o ciclista se tornou tamanho, que os dados do IBGE mostram que teve uma queda de 28%, entre o ano de 2014 e 2015, de pessoas favoráveis a ciclovia.

Convém lembrar que, o aumento da passagem de ônibus também fez com que esse se torne inviável para as pessoas, o que foi, inclusive o motivo do protesto em 2013, organizado pelo Movimento Passe Livre, contra o aumento de Vinte centavos na tarifa. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, no Brasil há mais carros do que pessoas. Logo, a ideia de evolução proposta pelo Governo JK, irá sofrer retrocesso enquanto o governo não instituir uma possível melhora no processo de ir e vim da população.

A  Lei nº 12.587, criada para assegurar os direitos de transportes para a população é falha. Hoje em dia, o  translado público é precário e caro, pois além de ser lotado o preço da passagem é significamente caro. Por fim, é necessário que o Estado paralelamente com o Ministério do transporte faça mais a expansão de vias públicas de locomoção para que possa ser um atalho nas horas de pico, como também aumentar a rota de ônibus com taxas de passagem inferiores e disponibilizem cartões de passagem, em alguns estados do Brasil, o governo do estado já Disponibiliza. Sendo assim, para que se organize e o Brasil passe a fluir.

 

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1 Correção

  1. Creio que a redação seria avaliada na faixa de 840-920 pontos.
    O domínio sobre a norma padrão é boa.
    O entendimento sobre o tema foi feito de modo correto.
    Já o modo que se relacionou os fatos e a argumentação foi feito também de modo bom.
    No conhecimento sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo foi feito do modo correto.
    A solução apresentada seria bem avaliada, já que apresenta diferentes alternativas.

    (Segunda redação que corrijo, somente escrevia e pesquisava sobre a sua avaliação).

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