Estudante

CRIMES DIGITAIS NO BRASIL

  • 1

De fato, sabe-se que o surgimento da Internet propiciou a mudança no modo de vida das pessoas, uma vez que se tornou essencial para a troca de informações e mudou a maneira que os indivíduos se relacionaram com o mundo. Entretanto, esse espaço virtual também permite que diversas pessoas obtenham proveito e benefícios às custas de outras, já que o número de fraudes, roubo de informações e usurpações de identidade crescem gradativamente. Nesse sentido, nota-se que há desafios no combate aos crimes cibernéticos devido a legislação ineficaz e os diversos meios de burlar e localização de origem desses delitos.

Em primeiro plano, cabe ressaltar que um dos desafios ao combate dessas infrações, diz respeito a legislação ineficaz aplicada aos casos dos crimes digitais. Exemplificativamente, a lei conhecida como, Lei Carolina Dieckmann, de 30 de novembro de 2012, foi de fato, um avanço, tornou crime a invasão de aparelhos eletrônicos para a obtenção de dados particulares, porém não solucionou os problemas, se tornando prescrita no papel, mas não cumprida, como foi dito por Gilberto Dimenstein, em seu livro “O Cidadão de Papel”. Além disso, tais crimes têm crescido cada vez mais, segundo o Relatório Norton Cyber Security (2017), o Brasil passou a ser o segundo maior país em números de casos cibernéticos, cerca de 62 milhões de pessoas.

Ademais, cabe salientar que mesmo sendo possível o rastreamento o endereço IP, determinando a localização do criminoso e, sua identificação, há diversos obstáculos, de forma a burla- lá, como a utilização de redes abertas e servidores proxies que possuem seus próprios endereços IP. Sob essa ótica, observa- se que tal fato na série “Control Z” – um hacker expõe segredos dos estudantes para a escola inteira, o que influencia em redes não seguras e solidifica dados confidenciais, sendo estes, facilitados.

Portanto, faz- se notório que o Poder Legislativo atrelado ao Poder do Estado – tendo a função legislativa, punir agentes criminosos mediante leis penais que possam amenizar delitos. Além disso, a Associação Brasileira da Internet deve criar parcerias de iniciativa privada, um painel digital que realize o cadastro de informação de usuários, a fim de controlar o acesso à rede. Desse modo, a legislação se torna efetiva, segura e não se manifesta apenas no papel.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Quero te ajudar nessa jornada de redação. SE GOSTAR DA CORREÇÃO, VOTA AÍ ;)

    De fato, sabe-se que o surgimento da Internet propiciou a mudança no modo de vida das pessoas, uma vez que se tornou essencial para a troca de informações e mudou a maneira que os indivíduos se relacionaram com o mundo. Entretanto, esse espaço virtual também permite que diversas pessoas obtenham proveito e benefícios às custas de outras, já que o número de fraudes, roubo de informações e usurpações de identidade crescem gradativamente. Nesse sentido, nota-se que há desafios no combate aos crimes cibernéticos devido a (à)🚩 legislação ineficaz e os (aos)🚩 diversos meios de burlar e localização de origem desses delitos.

    >>> sua introdução está completa, porém alguns trechos podem ser mais simplificados, exemplo: “diversos meios… delitos”,
    pode ser trocado por por sensação de impunidade.

    Em primeiro plano, cabe ressaltar que um dos desafios ao combate dessas infrações, diz respeito a legislação ineficaz aplicada aos casos dos crimes digitais. Exemplificativamente, a lei conhecida como,🚩(retire a vírgula) Lei Carolina Dieckmann, de 30 de novembro de 2012, foi de fato, um avanço,(trecho confuso)🚩 tornou crime a invasão de aparelhos eletrônicos para a obtenção de dados particulares, porém(,)🚩 não solucionou os problemas, se tornando prescrita no papel, mas não cumprida, como foi dito por Gilberto Dimenstein, em seu livro “O Cidadão de Papel”. Além disso, tais crimes têm crescido cada vez mais, segundo o Relatório Norton Cyber Security (2017), o Brasil passou a ser o segundo maior país em números de casos cibernéticos, cerca de 62 milhões de pessoas.

    >>> preste atenção no seguinte trecho: porém não solucionou os problemas: que problemas são esses? argumente mais sobre essa problemática e seja mais específico. cuidado com o excesso de repertórios, já que eles podem ocupar muito espaço fazendo com que você argumente pouco. C3

    Ademais, cabe salientar que mesmo sendo possível o rastreamento o endereço IP, determinando a localização do criminoso e, (retire a vírgula) 🚩sua identificação, há diversos obstáculos, de forma a burla- lá, como a utilização de redes abertas e servidores proxies que possuem seus próprios endereços IP. Sob essa ótica, observa- se que tal fato na série “Control Z” – um hacker expõe segredos dos estudantes para a escola inteira, o que influencia em redes não seguras e solidifica dados confidenciais, sendo estes, facilitados.

    >>> esse parágrafo ficou muito cheio de informações que estão totalmente desconexas umas com as outras e descontextualizadas, poderia ter colocado mais ideias e argumentado mais sobre a questão da falta de segurança na internet. sendo assim, queria destacar uma coisa muito importante: não é apenas colocar um repertório, precisa contextualizar e relacionar com a realidade cotidiana. C2 e C3

    Portanto, faz- se notório que o Poder Legislativo atrelado ao Poder do Estado – tendo a função legislativa,(retire a vírgula)🚩(-) punir agentes criminosos mediante leis penais que possam amenizar delitos. Além disso, a Associação Brasileira da Internet deve criar parcerias de iniciativa privada,🚩(trecho confuso) um painel digital que realize o cadastro de informação de usuários, a fim de controlar o acesso à rede. Desse modo, a legislação se torna efetiva, segura e não se manifesta apenas no papel.

    >>> como a nota da C5 se trata da contabilização da proposta mais completa, notei que a primeira proposta não apresenta a finalidade, apenas a segunda proposta.

    NOTA:800
    C1:160
    C2:160
    C3:120
    C4:200
    C5:160

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.