Crime permitido.

  • 1

O conceito de entrópia,da física,mensura o grau de desordem em um sistema termodinâmico.No entanto,fira das ciências da natureza,no que concerne ao crime organizado no Brasil,percebe-se a configuração de um problema entrópico,em virtude do caos presente na questão.Com efeito, observa-se a necessidade de tomar medidas cabíveis para combater esse distúrbio,que persiste na sociedade por causa da falha no processo de fiscalização, bem como, por conta da corrupção.
Em primeira análise,deve-se ressaltar a ausência de uma investigação mais concreta como um fato culminador desse problema na sociedade.Nesse sentido,apesar de existirem leis que condenam esse crime, o processo de fiscalização dos atos não é feito de maneira efetiva.Logo, isso permite que essas facções continuem a agir na sociedade. Tal conjuntura atraz, infelizmente, muito presente no país,contrária o Artigo 5 da Constituição Federal de 1988, já que ele prega que todo brasileiro tem o direito inviolável à segurança.
Ademais,é fundamental apontar a corrupção como algo impulsionador desse desse distúrbio no Brasil. Como pautou o sociólogo Zeugman Bauman, na obra Modernidade Líquida, as pessoas da era moderna tendem a deixar de agir em favor coletividade para agir em prol dos seus próprios interesses. Sobre esta ótica,muitos polícias,delegados e juízes, permitem que o crime organizado continue a assolar a sociedade em troca de desejos pessoais, como dinheiro. Consequente,torna-se impossível combater tal crime desumano quando quem tem esse dever,faz o contrário
Vê-se que é imprescindível a adoção de políticas públicas e sociais para reverter essa situação. É necessário,portanto,que o Estado, através do Congresso, crie um projeto chamado ” Combate ao crime organizado”, por meio do qual serão formuladas ações em conjunto com as delegacias dos municípios, para intensificar o processo de investigação, com objetivo de descobrir toda a conjutura das quadrilhas e,dessa forma, destrui-la com o uso da justiça. Pode-se, assim, fazer do Brasil um país sem a presença de problemas entrópicos e onde a sociedade possa viver em equilíbrio.

Obs:Por favor , se puderem, coloquem a nota.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá. Vou apontar alguns erros gramaticais e ortográficos que eu encontrei.

    O conceito de entrópia(1),da física,mensura o grau de desordem em um sistema termodinâmico.No entanto,fira(2) das ciências da natureza,no que concerne ao crime organizado no Brasil,percebe-se a configuração de um problema entrópico,em virtude do caos presente na questão.Com efeito, observa-se a necessidade de tomar medidas cabíveis para combater esse distúrbio,que persiste na sociedade por causa da falha no processo de fiscalização, bem como, por conta da corrupção.
    (1) Entropia não tem acento.
    (2) Fora.

    Em primeira análise,deve-se ressaltar a ausência de uma investigação mais concreta como um fato culminador(1) desse problema na sociedade.Nesse sentido,apesar de existirem leis que condenam esse crime, o processo de fiscalização dos atos não é feito de maneira efetiva.Logo, isso permite que essas facções(2) continuem a agir na sociedade. Tal conjuntura atraz(3), infelizmente, muito presente no país,contrária(4) o Artigo 5 da Constituição Federal de 1988, já que ele prega que todo brasileiro tem o direito inviolável à segurança.
    (1) Cuidado, esse culminador não existe. Aqui seria culminante, mas acredito que tenha palavras melhores.
    (2) Cuidado com a ambiguidade. Quais facções?
    (3) “Atraz” não existe. O correto seria “trás”, de trazer.
    (4) Uso indevido da palavra. Aqui seria contraria.

    Ademais,é fundamental apontar a corrupção como algo impulsionador desse desse distúrbio no Brasil. Como pautou o sociólogo Zeugman Bauman(1), na obra Modernidade Líquida, as pessoas da era moderna tendem a deixar de agir em favor coletividade para agir(2) em prol dos seus próprios interesses. Sobre esta ótica,muitos polícias(3),delegados e juízes, permitem que o crime organizado continue a assolar a sociedade em troca de desejos pessoais, como dinheiro. Consequente,torna-se impossível combater tal crime desumano quando quem tem esse dever,faz o contrário(4)
    (1) Sempre cite o nome correto do pensador ou obra. Aqui, seria “Zygmunt Bauman”.
    (2) Cuidado com a repetição. O ENEM é chato nisso.
    (3) Muitos policiais. Polícia é a instituição. quando você diz “muitos polícias” (concordância incorreta, o certo seria “muitas polícias”), está dizendo em relação as diversas instituições.
    (4) Falta do ponto final — pode parecer chatice, mas o ENEM cobraria isso.

    Vê-se que é imprescindível(1) a adoção de políticas públicas e sociais para reverter essa situação. É necessário,portanto,que o Estado, através do Congresso, crie um projeto chamado ” Combate ao crime organizado”, por meio do qual(2) serão formuladas ações em conjunto com as delegacias dos municípios, para intensificar o processo de investigação, com objetivo de descobrir toda a conjutura(3) das quadrilhas e,dessa forma, destrui-la com o uso da justiça. Pode-se, assim, fazer do Brasil um país sem a presença de problemas entrópicos e onde a sociedade possa viver em equilíbrio.
    (1) Aqui faltou um conectivo. Você colocou nos outros parágrafos, só faltou nesse.
    (2) Por meio do qual ficou estranho. Colocasse apenas “no qual serão formuladas…”
    (3) Conjuntura.

    Alguns errinhos bobos, e que com certeza você consegue largar esses erros estudando um pouquinho sobre concordância e lendo redações nota mil.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 0
  2. 1º Parágrafo – Acredito que a comparação do problema om um conceito físico ficou confusa, tendo em vista que a única semelhança posta no texto é a do “caos”, que não necessariamente é a definição literal de entropia.
    2º Parágrafo- você coloca “essas facções” sem anteriormente citá-las. Além disso, escrever “infelizmente” atribui caráter parcial na redação, algo que não acontece no gênero dissertativo argumentativo, que deve foca na razão entre os argumentos apresentados de maneira imparcial.
    3º Parágrafo – deveria ser “policiais”, não polícias (já que você trabalha no âmbito do indivíduo). Ademais, seria ideal apresentar provas que justifiquem o que você afirmou, ou seja, dados que demonstrem a corrupção entre as autoridades.
    4º Parágrafo – Volto a dizer que a comparação com entropia talvez não seja feliz, isso porque passa a ideia de que entropia é o contrário de equilíbrio.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.