Iniciante

Crime indefensável contra país laico

  • 1

A constituição de 1988 assegura todos os indivíduos nascidos ou estrangeiros a livre prática de culto religioso independente do crédulo, entretanto,  a intolerância religiosa permace presente na sociedade brasileira contrapondo as expectativas de livre expressão, demonstrando assim a constante impunidade a indivíduos que cometem ato criminoso, sendo acariciados pela pena branda que desvaloriza a vítima acometida.

Visto `a ocorrência de impunidade dos individuos é necessário adentrar primeiramente como se propaga essas ideias e qual o perfil dessas pessoas. Normalmente, adultos de 25 a 40 anos que possuem família ou não, registrados como trabalhadores formais ou informais, de classe média, ensino médio incompleto ou universidade incompleta, possuem grupos em comum de amigos que se comportam da mesma maneira onde compartilham e fortalecem ideias de hostilização de cunho religiosa, mas a raiz do problema está na criação parentesco desses individuos que afetou primariamente o comportamento e o desrespeito por outras crenças trazendo a tona um ser munido de ódio.

E pela constituição se faz presente o crime de intolerância, no entanto, observa-se o baixo nível de importância ao tratamento desses casos, sendo uma pena leviana na qual o infrator dificilmente cumpri em regimento fechado. Dessa forma, fica nítido o descaso compactuado pela jurisdição ocasionando a impunidade que a vítima senti ao ser exposta e abrindo brechas para que mais contravenções continuem a ocorrer de forma frequente.

Os meios para que intolerância religiosa seja erradicada, é imprescindível que haja um debate entre a OAB e os magistrado Jurídicos para a construção e aplicação de um projeto de Lei que modifique para maior rigor penal os atos inaceitáveis de intolerância religiosa. Somente assim, as vítimas terão segurança jurídica diante dos contraventores.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução:
    **”A constituição de 1988 assegura todos” – Houve a falta do “a” entre 1988 e assegura. “A constituição de 1988 assegura a todos”
    **”[…]indivíduos nascidos ou estrangeiros[…]” – Creio que faltou especificar o local de nascimento.
    **”[…]independente do crédulo, entretanto,[…]” – Nessa sentença o correto seria: “[…]independente do crédulo. Entretanto,[…]”
    **”[…]a intolerância religiosa permace[…] – O correto seria: permanece.
    **Ponto positivo: No final da introdução você colocou sua tese, no caso a impunidade da criminalidade, e mais adiante você a detalhou no Desenvolvimento 1, entretanto, você não colocou na sua tese introdutória o que você iria desenvolver no Desenvolvimento 2, o que pode acarretar perda de pontos.

    Desenvolvimento 1:
    ** “Visto a ocorrência de […]” – Uma recomendação que acredito que será positiva é que você pesquise uma lista de CONECTIVOS INTRAPARÁGRAFOS. Eles são o termo que inicia os seus parágrafos e os conecta com o anterior, se não me engano o ENEM exige que você use ao menos dois, então é importante se atentar a isso.
    ** Você usou um repertório, no caso sobre os adultos de 25 a 40 anos, no entanto, você não citou a fonte ou o estudo para comprovar o que você disse. Nessas situações, caso você não tenha a fonte, é interessante você usar um repertório sociocultural, como filmes, séries, livros, trechos filosóficos, entre outros. É importante também que você legitime a função do repertório. Por exemplo, você tem que mostrar pro corretor como ele se alia ao tema.

    Desenvolvimento 2:
    **Você iniciou o parágrafo com “E” . Isso não é muito agradável, é recomendado que você use outros conectivos, como os daquela lista que citei anteriormente. Exemplos: Outrossim, Nesse sentido (Ambos usados em redações nota 1000).

    Conclusão:
    O problema se repete. É muito importante usar conectivos no início dos parágrafos. Vale muitos pontos na competência 4.
    Agente – OAB e os magistrado Jurídicos [OK]
    Ação – haja um debate [OK]
    Modo – para a construção e aplicação de um projeto de Lei que modifique para maior rigor penal os atos inaceitáveis de intolerância religiosa [OK]
    Efeito/Finalidade – Somente assim, as vítimas terão segurança jurídica diante dos contraventores. [OK]

    Considerações finais:
    Não sou um corretor profissional, apenas um estudante, então avaliarei pelo que entendo.

    Competência 1 – 120 (Existe um número relevante de desvios em seu texto, é importante dar uma revisada em gramática. Também acho muito complicada essa competência)

    Competência 2 – 120 (Falta legitimar melhor os argumentos/repertórios)

    Competência 3 – 120 (O projeto de texto têm algumas falhas, por exemplo, a tese)

    Competência 4 – 120 (A perca de pontos foi devido a ausência de conectivos. Importante conhecê-los)

    Competência 5 – 160 (Não houve detalhamento)

    Nota final: 640 pontos.

    Dicas: **Revise gramática, em destaque para vírgulas, crases e o uso de conectivos, pois eles são muito requisitados na redação do ENEM.
    Pesquise sobre TEXTO CIRCUITO, é uma técnica muito usada por redações nota 1000. **Você usou a Constituição lá na introdução, certo? Seria muito bacana se você retomasse ela na conclusão, exemplo: “Somente assim, as vítimas terão segurança jurídica diante dos contraventores e a Constituição Federal será, de fato, exercida no Brasil”. É uma técnica que demonstra ao corretor que você planejou o texto.

    Ademais, boa redação e bons estudos!!

    • 1
  2. Introdução : Logo na segunda linha, a pontuação certa seria : “…independente do crédulo. Entretanto, a intolerância religiosa…”. Outro ponto importante a ressaltar é que na sua introdução há apenas 1 período. Seria bom você dividir em 3, usando, dessa forma, mais conectivos.

    Desenvolvimento 1 : Acerca da informação relacionada ao “perfil dessas pessoas”, é necessário que haja um fonte dessa notícia, seja um site, jornal, etc. Novamente há pouco conectivo, é sempre bom usá-los pois eles conectam as ideias do argumento.

    Desenvolvimento 2 : eu recomendo começar o parágrafo com um conectivo como (Ademais, além disso, outrossim…). As palavras “cumpri/senti” terminam com a letra e. Ademais, a palavra Constituição é maiúscula.

    Conclusão : A sua proposta de intervenção está um pouco nebulosa (baseado no modelo ENEM), seria necessário você organizar o agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.

    Enfim, você possui o conhecimento de como funciona um redação (Introdução, D1, D2 e conclusão), basta apenas ter mais atenção no uso de conectivos, pois eles são muito importantes.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.