Estudante

Crianças sem infância: o aumento da adultização infantil

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O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura o direito inerente de brincar e de divertir-se a todas as crianças e adolescentes. Esse princípio, no entanto, não é colocada em prática, uma vez que o aumento da adultização infantil persiste no país. Isso ocorre seja pela publicidade nesse âmbito, seja pela omissão dos pais. Sendo assim, torna-se crucial a análise e a resolução desses estorvos para combater a adultização na infância no Brasil.

Nessa perspectiva, é lícito destacar que as propagandas midiáticas potencializam a adultização precoce. Diante disso, o filme “Criança, a Alma do Negócio” mostra como os comerciais e a mídia influenciam as crianças na decisão de compra dentro de casa, além dos impactos negativos da exposição às propagandas, bem como a escolha de produtos que contribuem para adultizá-las. A par disso, é indubitável que a interferência dos veículos de comunicação afetam as crianças e o desenvolvimento de habilidades fundamentais ao ser humano na etapa da infância, tal como discute o filme. É perceptível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.

Além disso, vale postular que a displicência familiar corrobora com a adultização prematura das crianças. No filme “Pequena Miss Sunshine”, é apresentada a história de uma família de classe média que viaja com o objetivo de levar a filha caçula Olive para participar de um concurso de beleza infantil. Nesse contexto, as crianças do concurso, diferente de Olive, estão vestidas como “pequenas mulheres” e não como meninas. Por conta dessa situação posta pelos pais, as meninas ficam vulneráveis a erotização ainda na infância. Ademais, as crianças retratadas no filme são semelhantes a muitas outras no Brasil que acabam tendo a aceleração das fases da vida, sem dar espaço para que a criança viva o período da infância e, depois a adolescência, como deve ser. Dessa maneira, essa problemática urge ser solucionada para que o princípio constitucional seja validado, de fato.

Portanto, são necessárias medidas que atenuem a adultização precoce. Assim, cabe ao Governo Federal mediante a Carta Constitucional efetuar de maneira mais plena as leis já existentes a respeito da publicidade infantil. Outrossim, famílias e escolas por meio, respectivamente, de diálogos frequentes e palestras devem debater acerca dos danos causados pela aceleração das etapas de desenvolvimento das crianças, como fator essencial da valorização da infância, de modo a combater a adultização de crianças e a formar um paradigma comportamental de total respeito ao direito de brincar e de divertir-se da criança e do adolescente.

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5 Correções

  1. Hey! Tudo bom!? Achei sensacional a redação! Clara, objetiva, estruturada. Muito bem pensada. Parabéns!
    Bom, a ideia é buscar acrescentar algo. Eu não tenho a visão técnica, mas acredito que poderia ajudar desta forma:
    ————-
    Legenda
    |texto|: Sugestão de termo alternativo/substituição.
    |*texto*|: Erro que acredito existir, algo que falta ter.
    |- texto -|: Termo que acredito que deveria ser retirado.
    ————-

    Primeiro parágrafo:
    1. Esse princípio, no entanto, não é colocad|*o*| em prática, uma vez que o aumento da adultização infantil persiste no |Brasil|. Isso ocorre seja pela publicidade nesse âmbito, seja pela omissão dos pais. Sendo assim, torna-se crucial a análise e a resolução desses estorvos para |combatê-la|.

    Segundo parágrafo:
    1. Nessa perspectiva, é lícito destacar que as propagandas midiáticas potencializam a adultização precoce. |-Diante disso-|O filme “Criança, a Alma do Negócio” (tirei o “diante disso” pelo uso anterior de “nessa perspectiva”. Sinceramente não acredito ser necessário, mas é só uma preferência mesmo”.

    Terceiro parágrafo:
    1. Ademais, as crianças retratadas no filme são semelhantes a muitas outras no Brasil que acabam tendo a aceleração das fases da vida, sem dar espaço para que |vivam efetivamente como crianças| e, depois|,| a adolescência, como deve ser. Dessa maneira, essa problemática urge ser solucionada para que o princípio constitucional seja validado, de fato.

    Último parágrafo:
    1. […] como fator essencial |à|valorização da infância, […]
    2. […] e |*a*| formar um paradigma comportamental de total respeito ao direito de brincar e de divertir-se da criança e do adolescente.

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  2. Muito bom o texto, n sou expert e esta é minha 1a avaliação > N considere como avaliação técnica, apenas a minha impressão:

    Construção corretíssima e desenvolveu bem as ideias, porém senti por muitas vezes um travamento no fluxo destas ideias com muitos conectores (Por exemplo o “sendo assim” logo no parágrafo de introdução.)
    Penso q o ideal é tentar diminuir estas palavras de conexão dando melhor fluidez nos sentidos da abordagem no parágrafo.
    A linguagem está culta, como prosa corretamente, com referências/citações nos parágrafos de desenvolvimento…
    Ah, e tb essa parte aqui, confere cmgo:
    “Esse princípio, no entanto, não é colocada em prática,(…)” – Não seria: não é colocado??

    SUCESSO E seguimos firmes!

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  3. Gostei bastante do seu texto, pois ele possui uma boa estrutura, utiliza de forma correta os conectivos, faz bom uso de repertórios e apresenta domínio da língua portuguesa. No entanto, senti falta de uma melhor construção do detalhamento na conclusão.
    c1:200
    c2: 200
    c3: 200 ( só tome cuidado com os tamanhos dos parágrafos estarem desproporcionais )
    c4: 160 (no geral foi muito bom, mas tome cuidado com uso frequente do “QUE”, como o uso excessivo no terceiro parágrafo)
    c5: 160

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  4. Não sou profissional em correções, porém estou sobre a estruturas da redação, principalmente do Enem. Vim falar o que achei da sua redação.
    C1: No meu ponto de visto e nos meus conhecimentos não achei nenhum desvio gramatical em seu texto. Nota: 200.
    C2: Você compreendeu o tema perfeitamente, no qual mostrou isso através de repertórios socioeconômicos relacionando à sua tese e ao tema, argumentando de forma compreensível. Nota: 200.
    C3: Deu para perceber que você conseguiu selecionar, relacionar, organizar e interpretar repertórios com a realidade, mostrando assim que você soube estruturar suas ideias de maneira coesa. Nota: 200.
    C4: Demostrou formas diversas de conhecimento linguísticos em sua redação, não repetindo palavras e expressões, mantendo o sentindo e a coerência. Nota: 200.
    C5: Desenvolveu sua proposta de intervenção mediana, com todos os elementos obrigatórios, porém não articulou o detalhamento. Nota: 160.

    Nota total: 960.

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