Segundo contam os filmes dos ‘’Vingadores’’, o vilão Thanos viu sua terra natal quase entrar em colapso devido a falta de alimentos, que gerou grande conflitos na lua Titã, isso em razão da grande população existente. De maneira análoga a obra cinematográfica, o crescimento populacional e a urbanização acelerada traz consigo grandes consequências, visto que está relacionada a maior demanda por recursos, como água, comida e entre outros. Pode-se, portanto, analisar como efeitos de tal problemática o: aumento da desigualdade social e da poluição.
Em primeira análise, evidencia-se, que o marco para o aumento do número de habitantes na Terra foi a Revolução Industrial a partir do século XVIII em diante, que possibilitou o crescimento das cidades e uma acelerada urbanização. Sendo assim, é nítido que esse aumento se deu de uma forma desigual no Brasil, ocasionando uma desigualdade social urbana que se manifesta de diversas forma, por exemplo, a segregação socioespacial, onde os que têm maior poder aquisitivo ocupam as regiões mais centrais e com maior disponibilidade de serviços públicos, enquanto os mais pobres são empurrados para os bairros periféricos, muitas vezes para favelas. Em vista dos fatos apresentados, é preciso um esforço nacional para mudança desse quadro.
Em segunda análise, é imperativo pontuar que ao se pensar em saúde urbana, necessariamente se pensa em qualidade ambiental. E esse crescimento desordenado trouxe uma série de problemas sociais e ambientais, entre eles a poluição sonora, visual, dos rios e atmosférica, aumentando as emissões de gases de efeito estufa e acelerando as mudanças climáticas. Sendo assim, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50 mil pessoas morrem por ano em decorrência da poluição atmosférica. Doenças como câncer de pulmão, acidente vascular cerebral e pneumonia estão entre os responsáveis pelos óbitos. Nesse sentindo, observa-se o quão preocupante é a questão do crescimento demográfico e a urbanização acelerada, visto que além das consequências ambientas, pode trazer efeitos patológicos para sociedade.
Portanto, diante dos fatos apresentados, é inegável que medidas precisam serem tomadas para diminuir tamanha problemática. Posto isso, é necessário que as autoridades municipais garantam a acesso a moradias para todos, com liberação de espaços pelo Estado para a construção de casas em terrenos inutilizados, para que não haja agravamentos de áreas desmatadas, e assim reduzindo o número de pessoas em residências precárias. Cabe também ao Estado por meio do Ministério do Meio ambiente e o Ministério da Saúde alertar a população por meio de campanhas publicitarias sobre os riscos da poluição, além de uma melhor gestão da zona urbana e um crescente controle da exploração florestal, para que diminua os efeitos da questão citada. Para mais, as mídias de grande engajamento e escolas podem incentivar a educação sexual, proporcionando-lhes mais liberdade individual, acesso à informação e a métodos contraceptivos, afim de evitar o aumento descontrolado da população. Dessa maneira, o que é enfrentando nos filmes ‘’Vingadores’’, deixe de ser uma realidade também fora das telas.
letícia_
Olá, vou corrigir de acordo com a banca do ENEM, certo?
Antes de tudo, não entendi o que quis dizer “Segundo contam os filmes…”
– após “De maneira análoga” é obrigatório o uso da vírgula.
– após evidência-se não tem vírgula.
– apresenta frases muito longas, tente ser mais objetivo sem muitas de longas.
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 40 pontos: apresenta muuuitos erros de ortografia, principalmente na CONCLUSÃO, uso em excesso de vírgulas em alguns casos e ausência da mesma em outros.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 120 pontos: repertórios socioculturais bons, porém sinto que são muito vagos, poderia elabora-los melhor.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista –
180 pontos: estrutura bem elaborada, tese um pouco fraca, porém apresenta dois problemas ótimos! E ah, argumentação é ótima, porém com frases muito longas, isso é cansativo para o corretor e tem mais chances de fugir do tema, além disso, lembre-se que as linhas são limitadas!
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180 pontos: conectivos diversificados
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 120 pontos: conclusão bem detalhada, porém, percebe-se que está muuuito grande, seja mais específico!
Nota: 540
Maihny
Parabéns, você redigiu muito bem sua redação. Utilizou de forma correta as conjunções porém eu teria evitado colocar “Em vista dos fatos apresentados” ou “, diante dos fatos apresentados” porque deu a impressão de repetitividade. Em relação as analogias foram colocadas de forma exemplar, empregando na introdução um filme e logo no primeiro parágrafo argumentativo uma referência histórica além de trazer dados da OMS. Gostei muito da redação, está espetacular.
thiago1025
C1 =200, ótimo domínio da norma culta.
C2 =200, boas referências de conteúdos e muito bem articuladas com o ponto de vista
C3=180, é importante demarcar sua opinião com adjetivos e advérbios.
C4 =200, boa coesão e coerência no texto.
C5 =200, mas cuidado com o tamanho, pois a primeira proposta já está completa e não é necessário as outras duas.
NOTA = 960 até 1000 // ÓTIMA REDAÇÃO.