Iniciante

Crescimento da Violência contra idosos no Brasil

  • 1

Em consonância à Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Brasileira prevê à segurança e a saúde como direito de todos os cidadãos. Contudo, esses direitos são violados, visto que ocorreu uma crescente na violência contra idosos no Brasil. Desse
modo, observa-se que tanto a ausência de empatia dos cuidadores, quanto a extorsão financeira familiar impulsionam o impasse.
Em primeiro plano, vale ressaltar que a falta de paciência das pessoas que cuidam dos mais velhos levam à persistência de tais condutas. De acordo com o filósofo grego Aristóteles, “a velhice não deveria ser entendida como doença, pois não é algo contrário à natureza”. Seguindo esse pensamento, nota-se que os violadores faltam com empatia e não compreendem que a velhice é natural, geral e que debilitam as pessoas. Dessa forma, sem se por no lugar outro,
esses individuos cometem atos violentos e rompem com o pensamento Aristotélico.
Ademais, cabe pontuar que a extorsão por dinheiro dos membros das famílias é um impulsionador do problema. Segundo o estudo realizado pela pesquisadora emérita Cecília Minayo, mais de 50% dos idosos são responsáveis por metade da renda familiar brasileira. Dessa maneira, percebe-se que como “pilares” financeiros dos lares, os idosos muitas vezes são forçados a doarem dinheiro aos seus parentes, gerando além de tudo, transtornos como ansiedade e depressão.
Portanto, é evidente que devem ser tomadas medidas para diminuir esses casos de violência no Brasil. Sendo assim, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Saúde, deve criar um programa de ajuda aos cuidadores, na qual será mapeado todos os idosos com sérios problemas de saúde ou financeiro, sendo registrados seus devidos cuidadores e lhes ofertar um auxílio financeiro. Além disso, o governo deve utilizar a midia para divulgar os meios de ajuda as vitimas e as penas de tais crimes, a fim de garantir o direito constitucional do cidadão brasileiro, seguindo os ideais filosóficos de Aristóteles.

Compartilhar

5 Correções

  1. Bom dia!
    Competência 1 – 200
    Competência 2 – 180
    Competência 3 – 180
    Competência 4 – 200
    Competência 5 – 180

    Olá, parabéns pela sua redação.
    Achei ótima e consistente na apresentação dos fatos.
    na conclusão ficou um pouco confuso pela inclusão de vários ministérios, tente usar menos.
    Bom domínio da norma padrão.

    • 0
  2. Bom dia, Ralff! Como vai? Espero que bem!

    Sua redação ficou muito boa, muito boa mesmo.
    Você apresentou os fatos de maneira explicativa e coerente, argumentou muito bem, mas na conclusão do texto, quando você foi apresentar os meios de combate, acredito que eles tenham ficado um pouco confusos.
    Em minha opinião cabia uma explicação, um pouquinho, mais detalhada sobre como o governo poderia auxiliar no combate a violência contra os idosos.

    Não sei se você preferiu não colocar no texto, mas acredito que tenha faltado o exemplo das casas de repouso, que cometem atrocidades contra a parte mais sensível da população brasileira e acredito que como forma de combate poderia ter acrescentado a fiscalização, por parte do governo, nas casas de repouso, combatendo os maus tratos.

    No mais, eu gostei muito da sua redação e acredito que tenha atendido com maestria as cinco competências do ENEM.

    • 0
  3. Olá RALFF, SEU TEXTO FICOU IMPECÁVEL.
    somente na conclusao que ficou meio confuso, vou te dar uma dica, nao precisa coloar tantos ministerios, escolha dois ou no maximo tres para nao ficar complexo. o mais importante sao os cinco elementos, o meio seria as midias e nao as midias vao veicular os meios, foi so uma questao de organizacao estrutural da frase, mas que muda o sentido. no mais, parabens!
    I – 190
    ii- 200
    iii -190
    iv- 200
    v -200

    • 0
  4. Oi, boa noite, Ralff.
    Eu irei corrigir sua redação por competências.

    COMPETÊNCIA 1 – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2 – 160
    Desenvolve o tema por de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3 – 200
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4 – 160
    Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5 – 160
    Elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    • 0
  5. BONSOIR ( BOA NOITE) =)

    > PARABÉNS PELA REDAÇÃO.

    CORREÇÃO POR Competências:

    *COMPETÊNCIA 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    *COMPETÊNCIA 2 –200– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    *COMPETÊNCIA 3 – 200– A argumentação é consistente e revela bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    *COMPETÊNCIA 4 – 180– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    *COMPETÊNCIA 5 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. DETALHE SOMENTE UM POUCO MAIS.

    NO MAIS É ISSO, CONTINUE PRATICANDO COM OBJECTIVO DE MELHORAR CADA VEZ MAIS, E QUE DEUS TE AJUDE E TE DÊ MUITAS VITÓRIAS. BOA NOITE.

    SUCESSO *_*

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.