O Sistema de cotas raciais adotado pelo Brasil, visando aumentar a inclusão social dessa classe considerada marginalizada, tem ao mesmo tempo, um ar contraditório, reafirmando o racismo existente.
As cotas raciais constituem em separar vagas para pessoas negras, pardas ou indígenas , em universidades e concursos públicos , com o intuito de proporcionar a inclusão social. Porém essa atitude entra em desacordo com a própria Constituição Federal , que considera todos iguais sem distinção de sexo, cor ou etinia .
Essa distinção da cor como um critério de seleção reafirma o próprio racismo, pois coloca como uma incapacidade da pessoa negra a pensar como uma pessoa branca. Esse subjulgamento só faz com que na própria instituição ao qual o candidato negro foi aprovado, seja desmerecido, pois acredita-se que ele está ali não porque foi o melhor classificado mas por ter passado na frente por conta de sua cor.
Uma forma de fazer a inclusão social, sem precisar de cotas, seria implantando um ensino publico de qualidade e , além disso, a própria mudança da população sobre o tratamento igualitário para todos , negros, brancos, indígenas…
por fim, o sistema de cotas não ameniza a inclusão social, aumentando ainda mais o racismo. Devendo ser adotada políticas públicas de qualidade na educação e mudança no comportamento da sociedade, para que no futuro todos tenham uma inclusão igualitária.
letxciaa
texto bom, porém eu melhoraria a introdução contextualizando-a. Para isso, é importante fazer uma alusão histórica ou cultural justificando ou exemplificando o problema que será posteriormente apresentado. Na verdade, eu faria isso em todos os parágrafos para que assim, seus argumentos sejam válidos e fortes. beijossss
KALINE
obrigada!
Foi minha primeira redação depois de 14 anos !
Ainda estou perdida mas as dicas ajudaram bastante.
Irei rever o titulo;
Estudar os conectivos;
Expor melhor meus argumentos no desenvolvimento;
E ajeitar a conclusão !
Espero absorver o que me falaram da forma correta e tentar usar na próxima redação !
obrigada a todos.
sarahrafaela.g
O seu erro foi à má condução textual, devendo conter menos vírgulas, mais pontos finais e apresentação de tese. Faltou a construção de uma redação com base nos 4 parágrafos necessários para uma boa dissertação textual
Primeiro parágrafo – Apresentação do título
Segundo parágrafo – Defender a introdução
Terceiro parágrafo – Defender a introdução
Quarto parágrafo – Solução
Edilainedepaula
Bom texto, fácil entendimento sua introdução ficou um pouco longa mas aceitel o importante é práticar, respeitando as regrinhas básicas alguns erros mas nada grave,a conclusão poderia ser mais explorada quem sabe seria o caso de revisar alguma aulas sobre conclusao.você tem potencial basta desenvolver
GabrieleBatista
Boa apresentação de tese, introdução
Cuidado com a gramática, as reticências não foi uma boa.
Organize melhor o texto, seus dois ultimos paragrafos poderiam ser um só ,já que tratam de concluir o texto. A proposta de intervenção tem que ser uma real Sugestão de como deve ser resolvido o problema, por isso, a detalhe o máximo possível. Eu gostei muito do seu modo de escrever e do tema escolhido.
Mantenha a sua dedicação que chegará onde almeja.
Abraços!
Daiana Abrantes Pinheiro
Faltou aprofundar mais na conclusão, sendo ela o fechamento do seu texto é de fundamental importância ser mais elaborada. Quais políticas de qualidades?Que comportamentos na sociedades deveria ser mudados? Os Períodos deve ser mais culto. Recomendo você estudar mais sobre os conectivos e a gramática. Se essa redação for para o enem, o título não é obrigatório,porém ele tem que ser criativo, caso contrário perderá pontos.
Camillalordão
Em uma redação dissertativa argumentativa deve haver apenas um parágrafo de introdução, onde você irá expor sua tese, dois de desenvolvimento para explicar essa tese e uma conclusão onde você irá dar soluções para o problema da tese.
Não é muito aconselhável que se use ponto de reticências e tomar sempre cuidado na gramática.
Jasmine-Luzia
título: “cotas” deve concordar com reafirma já que é a palavra-chave. “cotas raciais REAFIRMAM o racismo”
Primeiro parágrafo com um período muito grande. Optar por menos vírgulas e mais pontos.
não esquecer os termos de ligação: primeiramente, em primeiro lugar, em segundo lugar(caso haja segundo argumento), em segunda ótica, finalmente, por fim, etc.
deve-se atentar a gramática: “etinia”-etnia.
melhor organização de argumentos com auxílio de termos de ligação para dar mais dinâmica ao texto.
parágrafo de conclusão: sempre lembrar dos agentes finais para uma boa conclusão, que deve apresentar a solução breve, quem irá promover essa solução, a explicação, em que espaço ela será aplicada e com qual finalidade.