Iniciante

Cotas nas Universidades

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No início da formação do Brasil, a educação era algo totalmente restrito à Nobreza e às pequenas elites. Eram raros os escravos, mulatos e pessoas da baixa camada social terem algum grau de alfabetização. Os escravos, grupo predominante naquela época, eram proibidos de estudar, e os pobres, outro grupo abundante, não possuíam oportunidades. Esses fatos citados refletem em discussões atuais sobre cotas estudantis e sua relação com um dívida histórica.

As cotas estudantis tem como objetivo dar oportunidades a pessoas negras ou indígenas, pobres ou que estudam em escola pública a terem um ensino de qualidade. A cota leva em conta a situação atual do indivíduo, mas também há fundamentos de resgates históricos, tendo em vista que esses grupos de indivíduos tiveram seus direitos negados nas primeiras épocas do Brasil em razão da sua condição econômica e/ou raça.

No processo de colonização de Portugal sobre o Brasil, a população brasileira foi privada de muitos direitos como, o acesso a educação e a liberdade de expressão, alguns desses direitos só foram legalizados com a chegada da família real em 1808; Contudo o início da formação predominou-se por pessoas analfabetos e pobres, um retrato das consequências da colonização e escravidão.

Conclui-se que, a História tem um valor significativo na contemporaniedade, com ela não repete-se erros do passado; É papel do Ministério da Educação e do Governo Federal tornar obrigatório que as Universidades tenham pelo menos quatro em cada dez vagas, sejam destinadas a cotistas, por meio da implementação de políticas na Secretaria de Educação de cada estado. Espera-se assim abrir novos caminhos para educação no Brasil.

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2 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    – Faltou o uso de repertório sociocultural para contextualizar a tese
    – Na minha opinião, não há presença clara de uma tese

    D1 e D2:
    – Não vi presença de argumentos muito fortes
    – O repertório que você usou para sustentar seus argumentos foi muito fraco. No D1, vc poderia ter falado sobre a questão história e no D2, algum dado estatístico para sustentar seu argumento

    Conclusão:
    – A ideia em si é boa, porém você não pode utilizar a secretária de educação de cada estado como meio.

    Enfim, sua redação está muito boa. Continue praticando, você está no caminho certo

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 180

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 140

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 140

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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