Nos últimos anos, a mídia trouxe inúmeras denúncias relacionadas a corrupção. Esse problema já está enraizado no nosso país desde décadas atrás. Em 1945, o Japão foi atingido por uma bomba atômica nas cidades de Hiroshima e Nagasaki e devastou tudo, 75 anos depois, eles já conseguiram se tornar, a segunda maior economia do mundo. Já o Brasil em mais de cem anos de república ainda é considerado, um país em desenvolvimento. A corrupção não atinge só o Brasil, ataca também os países subdesenvolvidos ( nações que estão na mesma situação do nosso país em questão de economia).
Não é só os políticos que cometem esses crimes, desde antes, O nosso país tem uma certa cultura em corrupção, a influência chamada ” jeitinho brasileiro”, cada vez, mais percebemos que os políticos honestos estão ficando escassos e a corrupção continua aumentando, se tornando assim, muito difícil, da nossa pátria ”andar” pra frente, pois o que poderia está sendo investido, está sendo gastos por eles
No entanto, a sociedade em geral está perdendo os seus deveres humanos, O Brasil, em 2006, alcançou sua pior marca em corrupção e com os políticos que faz esses erros, não acontece nada e eles acabam saindo inpunes da situação.
Logo, a fiscalização e a sociedade deve impor soluções para os corruptos que estão roubando nosso patrimônio público, assim deve-se está ciente dos nossos direitos e deveres como cidadães, pois a corrupção não atinge só uma parte da população e sim ela toda.
Parágrafo 1
Relacionadas à, é necessária uma crase.
No nosso país, evite usar primeira pessoa do plural, não está errado, todavia, não é
recomendado e pode pesar na nota, escreva “no país”.
“Hiroshima e Nagasaki e devastou tudo” reformule essa sentença. Poderia trocar por “na qual devastou… ao invés de repetir o “e”.
“, 75 anos depois” retire essa vírgula e não esqueça de pôr um conectivo. Entretanto, após 75 anos.
“eles já conseguiram se tornar, a segunda maior economia do mundo” fonte? Você precisa dizer de onde você tirou essa informação se não perde pontos na competência 2.
“Já o Brasil em mais de cem anos de república ainda é considerado, um país em desenvolvimento” reformule essa sentença.
Ademais, a corrupção… ligue os períodos com conectivos.
( nações que estão na mesma situação do nosso país em questão de economia), essa informação deve ficar entre travessões e não parêntese.
sem tese?
Parágrafo 2
Sem tópico frasal?
Cadê os pontos finais?
“pois o que poderia está sendo investido, está sendo gastos por eles” parece que você está criando um separamento entre cidadãos e políticos, mas políticos são cidadãos. Também, evite deixar os verbos no gerúndio em uma sequência assim, veja: pois o que poderia ser investido…
Parágrafo 3
Novamente sem tópico frasal.
Não comece o parágrafo com no entanto, use além disso.
“a sociedade em geral está perdendo os seus deveres humanos” reformule.
“, O Brasil,” retire a vírgula e ponha um ponto final antes desse artigo “o”.
“em 2006, alcançou sua pior marca em corrupção e com os políticos que faz esses erros” agir dessa forma parece que você está inventado dados, não esqueça de dizer de onde vem. Por exemplo, vamos supor que essa notícia seja do G1, você escreveria “De acordo com o jornal G1, o Brasil alcançou a pior marca…”
“eles acabam saindo” está muito informal.
Antes de B ou P, o som é de m, portanto, escreve-se impunes.
Parágrafo foi curto e teve um desenvolvimento muito baixo, além dos desvios de gramática.
Parágrafo 4
“estão roubando” essa é uma vontade que todos nós temos de falar em uma redação, mas não podemos. Você não pode falar desse jeito.
” está” esse verbo deve ficar no infinitivo “estar” com R e sem acento.
“cidadães” está errado, o plural é irregular cidadãos.
“sim ela toda” muito informal, reformule.
Proposta de solução está fraca.
O seu está com muitas repetições de palavras, procure sinônimos.
Você ainda tem muito tempo para melhorar os pontos analisados, se puder, procure ajuda no Youtube, há vários canais, em que ensinam como montar uma boa redação.
Torço por você.
Nafla.ferreira
Oi Murilo, tudo bem? Vamos começar pelo título. Aparentemente se trata de uma redação do ENEM, acredito que está ”muito simples”, como se fosse, na verdade, o tema. A sua introdução está legal, entretanto há muitas vírgulas colocadas em locais errados. Você colocou algumas informações que poderiam ser incluídas na tese. No desenvolvimento há vários erros, como: não é só os políticos (não são apenas os políticos); políticos que faz esses erros (políticos que fazem esses erros), inpunes (iMpunes)… O terceiro parágrafo poderia estar junto do segundo e sua conclusão está muito pequena, menor que a introdução, isso desagrada a banca. Acredito que você pode melhorar. Abraços.