Doutor

[CORRIJO OUTRA DE VOLTA] – ”Desafios do saneamento básico no Brasil”

  • 2

Assegurado pela constituição federal de 1988, é dever do Estado promover serviços de drenagem de esgoto, tratamento e oferta de água potável para toda a população. Apesar disso,  tendo em vista que uma parcela dos brasileiros não tem acesso aos serviços básicos de saneamento, percebe que tal objetivos não se concretiza efetivamente. Diante disso, deve-se analisar como o baixo investimento e propagação de doenças agravam a problemática.

Deve-se destacar, primeiramente, que a falta de investimentos necessários é um fomentador do imbróglio. Isso acontece porque os investimentos na área de saneamento não é alcançado em suas totalidades, precarizando o serviço garantido legalmente. Desse modo, segundo dados do Instituto Trata Brasil, a maioria das grandes cidade investem menos de 30% do impostos arrecadados e destinados ao saneamento básico.  Em decorrência disso, a população não usufrui do acesso a água potável e serviços de esgoto, embora paguem tantos impostos para obter um mínima qualidade de vida.

Além disso, a propagação de doenças e seus vetores é mediada pela escassez dos serviços de saneamento. Isso se deve ao fato de que um precário sistema de drenagens e tratamento de águas, associado ao consumo de água pouco tratada, se favorecem o surgimento da dengue, diarreia, leishmaniose e seus vetores. Por consequência disso, os cidadãos passam a estar mais doentes, sobrecarregando e fomentando em maiores gastos para o sistema de saúde pública.

Torna-se evidente, portanto, que a questão do saneamento básico no Brasil deve ser revisto. Em razão disso, o Governo Federal deve ser mais atuante na criação de mais projetos e sua realizações, os quais tragam serviços de saneamento para as cidades. Isso deve ser feito por meio da criação de um sistema digital e integrado, haja vista um país continental, que colete dados acerca da situação e investimentos necessários para cada localidade, os quais devem ser utilizados para a efetivação dos projetos e reformas. Com essa medida posta em prática, o saneamento básico garantido pela constituição será finalmente alcançada.

Compartilhar

8 Correções

  1. Primeiro parágrafo – em “não tem acesso” faltou o acento circunflexo por ser plural e “tal objetivos” não seria tais objetivos? ou tal objetivo?
    Terceiro parágrafo – “se favorecem” ficou meio estranho, você repetiu “seus vetores” e houve repetição da palavra “água” seguidamente
    Quarto parágrafo – repetição de “saneamento” 3 vezes
    Comp 1 – 160
    Comp 2 – 160
    Comp 3 – 180
    Comp 4 – 160
    Comp 5 – 180 ( vc poderia explicitar mais o meio e a ação, pois, nesse caso, os dois ficaram meio q misturados e isso pode causar uma confusão no corretor)
    Nota : 840

    • 0
  2. Olá. Você escreve bem, mas acredito que nesse tema a redação ficou um pouco genérica. Você usou poucos dados para embasar seu texto, poderia aprofundar mais dados ou falas de especialistas para termos noção real do problema. Quanto ao português acredito que foi feliz na escolha das palavras, somente tente deixa mais conciso. Para a leitura ficar mais atraente.

    • 0
  3. Seu texto e sua linha de raciocínio são ótimas.
    Contudo, houveram algumas repetições de palavras e erros gramaticais, e o MEIO bem como a AÇÃO da conclusão não ficaram muito explícitos.
    Em “não tem acesso” faltou o acento circunflexo por ser plural.
    Houve uma falta de concordância em “tal objetivos”. Poderia ser então “tal objetivo” ou “tais objetivos”
    você repetiu “seus vetores” e houve repetição da palavra “água” seguidamente
    Comp 1 – 160
    Comp 2 – 160
    Comp 3 – 180
    Comp 4 – 160
    Comp 5 – 180
    Nota: 840

    • 0
  4. Vamos por partes???
    #Introdução: Assegurado pela constituição federal de 1988, é dever do Estado promover serviços de drenagem de esgoto, tratamento e oferta de água potável para toda a população. Apesar disso, tendo em vista que uma parcela dos brasileiros não tem acesso aos serviços básicos de saneamento, percebe(-SE) que tal objetivos não se concretiza(M) efetivamente. Diante disso, deve-se analisar como o baixo investimento e (A) propagação de doenças agravam a problemática.
    MUITO BOA!!
    #Argumento 1 : Deve-se destacar, primeiramente, que a falta de investimentos necessários é um fomentador do imbróglio. Isso acontece porque os investimentos na área de saneamento não é alcançado em suas totalidades, precarizando o serviço garantido legalmente. Desse modo, segundo dados do Instituto Trata Brasil, a maioria das grandes cidade(S) investem menos de 30% do impostos arrecadados e destinados ao saneamento básico. Em decorrência disso, a população não usufrui do acesso a água potável e serviços de esgoto, embora paguem tantos impostos para obter um mínima qualidade de vida.
    BOM ARGUMENTO
    #Argumento 2 : Além disso, a propagação de doenças e seus vetores é mediada pela escassez dos serviços de saneamento. Isso se deve ao fato de que um precário sistema de drenagens e tratamento de águas, associado ao consumo de água pouco tratada, se favorecem o surgimento da dengue, diarreia, leishmaniose e seus vetores(REPETIÇAO DE PALAVRA). Por consequência disso, os cidadãos passam a estar mais doentes, sobrecarregando e fomentando em maiores gastos para o sistema de saúde pública.
    BOM!! ACHEI QUE FALTOU UM EMBASAMENTO MELHOR E + DETALHAMENTO .
    #Conclusão: Torna-se evidente, portanto, que a questão do saneamento básico no Brasil deve ser revisto. Em razão disso, o Governo Federal deve ser mais atuante na criação de mais projetos e sua realizações, os quais tragam serviços de saneamento para as cidades. Isso deve ser feito por meio da criação(REPETIÇÃO DE PALAVRA) de um sistema digital e integrado, haja vista um país continental, que colete dados acerca da situação e investimentos necessários para cada localidade, os quais devem ser utilizados para a efetivação dos projetos e reformas. Com essa medida posta em prática, o saneamento básico garantido pela constituição será finalmente alcançada.
    EXCELENTE
    BOM TEXTO !!! TENTE TRAZER MAIS CONHECIMENTOS E ALUSÕES AOS SEUS ARGUMENTO E PROCURE REDIGIR MAIS PERÍODOS COM MARCAS DE OPINIÃO. E SE ATENTE COM A REPETIÇAO DE PALAVRAS E COM ALGUNS ERROS GRAMATICAIS DESTACADOS. GRANDE ABÇ!!!!!!!!!

    • 2
  5. Boa noite. Você escreve bem, mas acredito que nesse tema a redação ficou um pouco genérica. Você usou poucos dados para embasar seu texto, poderia aprofundar mais dados ou falas de especialistas para termos noção real do problema. Quanto ao português acredito que foi feliz na escolha das palavras, somente tente deixa mais conciso. Para a leitura ficar mais atraente.

    • 1
  6. Oii sua redação está muito boa,você introduziu muito bem o que o tema pede ,suas linhas de raciocínio são ótimas, no entanto tem que ficar atento ao tamanho de seus parágrafos, para não perder pontos ,sua introdução está ligada aos outros parágrafos parabéns, continue praticando pra melhorar ainda mais. Se puder corrigir minha redação agradeço. Boa noite

    • 1
  7. Olá, seu texto está realmente muito bom,entretanto ,sugiro que você colocasse um conectivo menor no argumento1,está ocupando muito espaço ,e lembre-se,nos vestibulares,geralmente,você dispõe de apenas 30 linhas.
    Além disso,no 2 período do arg1 há um erro de concordância,suponho que de digitação
    Na 5 linha da p.i.,esse “havia vista o país continental”você poderia colocar entre travessões duplos.
    Em suma,seu texto está ótimo,Boa argumentação ,mas senti falta de repertórios, isso faz você perder na competência 2,você não usou nenhum conhecimento de outras áreas .
    Espero ter ajudado,você pode corrigir meu texto,por favor?

    • 1
  8. Primeiro parágrafo – em “não tem acesso” faltou o acento circunflexo por ser plural e “tal objetivos” não seria tais objetivos? ou tal objetivo?
    Terceiro parágrafo – “se favorecem” ficou meio estranho, você repetiu “seus vetores” e houve repetição da palavra “água” seguidamente
    Quarto parágrafo – repetição de “saneamento” 3 vezes
    Comp 1 – 160
    Comp 2 – 160
    Comp 3 – 180
    Comp 4 – 160
    Comp 5 – 180 ( vc poderia explicitar mais o meio e a ação, pois, nesse caso, os dois ficaram meio q misturados e isso pode causar uma confusão no corretor)
    Nota : 840
    Se puder corrigir a minha última redação eu agradeço kkk

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.